alterações de comportamento de quem está usando drogas

5 alterações de comportamento de quem está usando drogas

Infelizmente, o uso de drogas tem aumentado cada vez mais no Brasil e no mundo e, isso pode ser notado por algumas alterações de comportamento de quem está usando drogas, já que o consumo dessas substâncias é altamente nocivo para o corpo humano e quem é viciado, não consegue controlar as mudanças decorrentes desse uso de entorpecentes.

Vários fatores podem levar ao consumo de drogas, sejam problemas na família, sejam más influências de outros usuários que relatam somente as boas sensações que as substâncias químicas causam, sem dizer, no entanto, que essas “boas sensações” são na verdade, efeitos colaterais em nosso sistema nervoso que é danificado pelo uso de drogas.

Então, abaixo, citamos 5 alterações de comportamento de quem está usando drogas para ajudar as pessoas que, infelizmente, convivem com algum viciado e querem ter certeza de que essa pessoa está nesse caminho para buscar ajuda.

Conheça as 5 alterações de comportamento de quem está usando drogas

A lista começa em hábitos e termina em quadros depressivos, por isso, é importante atentar-se bem a todas as alterações de comportamento de quem está usando drogas, pois, algumas podem parecer que são apenas sazonais.

Mudança repentina de hábitos

Imagine uma pessoa que sempre foi educada com todos os familiares e amigos, mas que, de repente, começou a ficar irritada com tudo, brigando por causas pequenas e sempre nervosas? Pois é, essas mudanças bruscas de hábitos é uma das alterações de comportamento de quem está usando drogas, pois, o consumo de uma substância chamada cocaína, por exemplo, pode causar abstinência e, como sabemos, a vontade incontrolável de consumir drogas leva à irritabilidade.

A mudança repentina de hábitos é um dos principais sinais de quem está consumindo drogas, pois, essas pessoas começam a se tornar mais antissociais e transparecem isso em seu cotidiano que, quem conhece há mais tempo percebe a diferença.

O contrário também acontece, quando uma pessoa que é muito extrovertida ou irritada começa a ficar muito calma a ponto de parecer que está sempre sonolenta e depressiva, pois, algumas drogas causam uma canseira enorme em quem faz o consumo dessas substâncias.

Perda de interesse

Outras alterações de comportamento de quem está usando drogas é a perda de interesse nas coisas que antes essa pessoa gostava de fazer, ou seja, alguém que sempre se divertiu com os amigos jogando futebol e que agora não pode nem ouvir falar de bola que já muda de feição, pode ser um sinal de depressão e, caso não haja nenhuma causa para essa sensação, é bom procurar saber se esse desinteresse está ligado ao consumo de drogas.

Para explicar: o usuário de drogas coloca essas substâncias como elementos essenciais para suas vidas e, por isso, é comum encontrar um usuário que perca o interesse em coisas saudáveis que antes lhe agradavam somente para ter mais tempo para consumir entorpecentes alucinógenos.

Alteração no apetite

Quem já ouviu falar dos sintomas da maconha, sabe que um deles é o aumento do apetite, mas, outras drogas diminuem ou alteram a vontade de comer nas pessoas.

Alguém que, antes de começar a consumir drogas, era sempre aberto para qualquer culinária, mas agora rejeita até mesmo alimentos que a maioria das pessoas gostam, pode ser que esteja consumindo drogas, de alguma forma.

Por isso, é importante notar como nossos filhos se alimentam desde pequenos para quando chegar a adolescência (fase que conhecem mais as drogas), entendermos quais seriam as mudanças de comportamento deles.

Dificuldade de concentração

Diversos testes feitos em ambientes de tratamento como a clínica de reabilitação Estrela de Davi, por exemplo, constataram que uma das alterações de comportamento de quem está usando drogas é a perda de concentração.

Os usuários de drogas divagam muito facilmente e, por isso, é comum que esqueçam o que estavam falando no meio de uma frase ou que não consigam realizar atividades comuns do dia a dia com facilidade.

Quem cresce com uma pessoa que nunca fez uso de drogas, consegue notar essa diferença quando ela começa a perder concentração, seja por causa do mal rendimento escolar, seja por situações cotidianas que deixam claro que esse indivíduo já não é o mesmo.

Sinais de ansiedade constante

O aumento da ansiedade é, com certeza, uma das alterações de comportamento de quem está usando drogas, pois, a carga emocional que os usuários recebem quando estão sob efeitos alucinógenos dessas substâncias, fazem com que eles sejam muito ansiosos em todas as questões da vida.

Como as substâncias químicas causam danos irreparáveis nos usuários de drogas, é comum que essas pessoas apresentem quadros de ansiedade e depressão constantemente.

Por isso, um familiar ou amigo que notar alguém muito ansioso, elétrico, sempre acordado como se estivesse sempre assustado com alguma coisa, deve entender que essa ansiedade é uma das principais alterações de comportamento de quem está usando drogas.