Onboarding em empresas

Onboarding em empresas: o que você deve perguntar

O processo seletivo não termina com a escolha de colaboradores e assinatura de contratos e o onboarding é processo fundamental para a recepção de novas pessoas dentro da organização.

Não importa qual seja a experiência do colaborador em outros lugares, o primeiro dia de trabalho sempre será um dia de expectativas e incertezas e é necessário que as empresas causem ótimas experiências e saibam receber bem o seu novo talento.

O onboarding é crucial para as primeiras trocas entre funcionário e empresa e define muito sobre quais serão seus próximos passos na organização. Você sabe o que é essa estratégia e como ela é importante para o colaborador?

O que é o onboarding?

O onboarding é um processo de integração entre empresa e novos colaboradores. Essa integração vai além da apresentação de pessoas e ambiente de trabalho, mas diz também sobre o compartilhamento de regras, cultura organizacional, missão, visão, valores e aspectos importantes para o trabalho a ser realizado.

Esse processo se inicia logo após a contratação de novas pessoas e é uma etapa crucial para que o colaborador e empresa tenham um bom relacionamento.

Tal estratégia tem como objetivo a adaptação do novo colaborador, assim como visa que os novos talentos obtenham conhecimentos, habilidades e comportamentos necessários para se adequar ao novo ambiente.

O onboarding é responsabilidade do RH em conjunto com os gestores da área do novo contratado.

É importante lembrar que o onboarding é muito mais do que uma rápida apresentação do local e de pessoas, e ele deve ser um processo estruturado para que seja capaz de atingir todos os objetivos e oferecer benefícios para as organizações.

O que os colaboradores devem perguntar nesse momento?

O onboarding é uma estratégia muito importante para empresas e colaboradores e é preciso que os profissionais também olhem para ele de forma estratégica, fazendo as perguntas corretas para direcionar suas rotinas.

Reunimos algumas dicas para que você saiba para o que olhar e se atentar nesse importante momento.

Regras da empresa

O onboarding é o momento em que a empresa apresenta sua missão, visão, valores, regras e direcionamentos. É preciso que isso esteja claro para os profissionais e que não existam grandes dúvidas sobre o processo da organização.

Aproveite esse momento para conhecer as regras, questões administrativas, políticas e estrutura e procedimentos do negócio. É importante olhar para questões como:

  • Quais são os benefícios que posso receber?
  • Como funcionam os feriados na empresa?
  • Como devo solicitar as férias?
  • O que faço se eu ficar doente? Preciso apresentar atestado ou dispensa?
  • Quais equipamentos da empresa posso solicitar?
  • Como faço para me conectar à VPN?
  • Qual será o meu endereço de e-mail?
  • Onde posso encontrar os endereços de e-mail dos colegas?

Colegas de trabalho

Seja remoto ou presencial, é interessante saber quem são seus colegas de trabalho. É natural que existam apresentações e por isso, tente entender quem são as pessoas de cada time que atuarão com você e saiba a quem se reportar.

Os primeiros dias são cheios de dúvidas e é natural que a ajuda de colegas seja essencial, portanto, conheça alguns deles para que você saiba a quem recorrer.

Direcionamentos do trabalho

O onboarding tem a ver com conhecer a empresa, pessoas, mas também os direcionamentos, regras e metas do trabalho. É importante que o colaborador entenda qual será sua posição, sua importância no negócio, suas tarefas, indicadores e outros aspectos para seu dia a dia.

Questione gestores, tenha atenção ao que é repassado e busque o máximo de informação para que os primeiros meses sejam cheios de aprendizado e crescimento pessoal e profissional.

O onboarding é um processo fundamental para que os colaboradores se integrem rápido a sua rotina de trabalho e conheçam seus processos, colegas, indicadores, trabalho e objetivos.

Estar alinhado com uma empresa é crucial para performar melhor e para desenvolver-se em sua carreira. Quantos onboarding você já participou? Quais deles foram mais marcantes? Tire suas dúvidas nesse momento e se destaque!