marketing no Facebook

Como fazer marketing no Facebook?

Neste texto, ensinaremos como fazer marketing no Facebook. O que vem à sua cabeça quando você pensa no Facebook? Apenas uma rede social para se relacionar com seus amigos ou parentes? Bem, se você ainda pensa assim, é hora de repensar, urgente. Principalmente se você é um empreendedor.

Há muito tempo o Facebook deixou de ser uma rede social apenas para relacionamento entre pessoas e se transformou em uma importante ferramenta de negócios.

Sim, de negócios. É possível fazer várias vendas pela ferramenta, com resultados muito positivos, graças as estratégias de marketing digital. Pela enorme quantidade de internautas que acessam a rede social todos os dias e mantém perfis ativos e interagindo com pessoas e marcas é fundamental saber como aproveitar essa exposição.

Por isso, preparamos um texto que vai lhe ajudar a aprender como fazer marketing no Facebook. Pronto? Então confira nossas dicas e se diferencie da concorrência. Lucrando mais, claro.

Defina o público-alvo

Antes de mais nada, quem quer fazer marketing no Facebook precisa entender o público-alvo que deseja atingir. Você sabe com quem quer falar? Tem ideia, por exemplo, de quem compra seus produtos ou serviços? Sabe se a maioria é composta de homens ou mulheres? Qual sua faixa etária? Eles moram perto de você? O que preferem? Piadas? Humor?

Parecem perguntas simples, até banais para alguns, mas são muito importantes para que você saiba exatamente com quem está falando. Aliás, conhecer seu público-alvo é fundamental para que você tenha sucesso em sua estratégia de marketing. Afinal de contas ninguém vai assistir um anúncio se não tiver interesse naquela propaganda, não é mesmo?

Defina como será sua comunicação com os clientes

Um erro muito comum de algumas empresas que usam o Facebook como ferramenta de negócios é achar que a rede social é apenas um canal de vendas, e isso faz com que elas afastem potenciais clientes, que se sentem incomodados com essa postura agressiva.

Então, para não cair nessa armadilha, é importante não enxergar o Facebook apenas como um canal de vendas. Ele deve ser visto com a função para a qual foi criado: relacionamento.

Ficou confuso? Pois não há motivo para isso. Pense o seguinte: uma pessoa está no Facebook não para comprar alguma coisa, mas para se relacionar com amigos ou mesmo com a marca que admira. Então é preciso investir nessa prática, construindo um bom relacionamento com seus potenciais clientes.

Você pode fazer isso de uma forma simples, como compartilhar assuntos descontraídos, diferenciados e comemorativos. Não poste apenas para fazer propagandas de seus produtos ou serviços. Variar o tom das publicações pode te ajudar a fazer um marketing mais assertivo.

Na hora de oferecer seus produtos, crie posts com imagens ou vídeos, em especial aqueles que trouxerem descontos ou promoções muito agressivas. Invista nas postagens criativas, assim você poderá divertir seus clientes, sem parecer alguém muito invasivo ou, pior, monotemático.

Além disso, use um contador de caracteres para não escrever legendas muito longas.

Invista em um bom atendimento

Um cuidado muito importante para quem quer fazer um bom marketing no Facebook é manter um bom atendimento em sua página na rede social. Como você pode fazer isso? Uma ação simples é colocar uma pessoa capacitada para responder às dúvidas dos clientes ou interessados que acessem a página.

Fique atento também ao tempo de atendimento. Busque atender a todos o mais rápido possível e sempre com muita qualidade. Além de ser um ponto positivo frente à concorrência, permitirá que você ganhe pontos também com seus atuais e futuros clientes.

Valorize o feedback recebido de seus clientes

Sua página no Facebook foi elogiada? Recebeu muitas sugestões? Alguns clientes fizeram críticas a seu atendimento ou postagens? Não fique triste e muito menos ignore nenhuma delas. Ao contrário.

Para garantir que você consiga fazer um bom marketing no Facebook é necessário analisar cada uma delas. Veja, por exemplo, do que os clientes estão reclamando. As queixas se referem a seus produtos e serviços, a seu estabelecimento ou aos posts que são postados em sua página?

Uma boa análise poderá mostrar o que você precisa melhorar ou o que fortalecer para ter melhores resultados no marketing via Facebook, permitindo também que você invista em conteúdos customizados, que falem com sua audiência.

Publique com frequência

Para fazer marketing no Facebook é preciso manter a frequência em suas publicações na rede. Mas, calma, isso não significa que você deve fazer uma postagem por minuto. Aqui é preciso cautela.

Mantenha a página de sua empresa sempre atualizada, investindo nas novidades da companhia. Afinal de contas, uma página com conteúdos antigos passa uma impressão ruim para os clientes, e pode prejudicar os seus negócios.

Agora, não se esqueça da cautela em postar. É importante manter uma boa frequência de publicações, mas sem exagerar. Afinal de contas o excesso de postagens pode afastar as pessoas de sua página, reduzindo seu alcance e interferindo em seus resultados.

Separe uma parte de seu orçamento para o Facebook Ads

Um erro muito comum entre quem começa a fazer marketing via Facebook é não dar a devida atenção ao Ads, os anúncios da rede. Alguns, aliás, chegam a achar que se trata de um dinheiro jogado fora, o que não poderia estar mais equivocado.

Isso porque o Facebook Ads tem um potencial enorme para segmentação. Aliás, é a ferramenta com o maior potencial nesse quesito dentre as que oferece a opção de fazer publicidade online.

E o Ads se tornou ainda mais importante depois da decisão do Facebook em limitar o alcance orgânico das publicações (aquelas feitas de forma espontânea), que agora chegam a pouco menos de 2% do público das páginas. Para quem usa a rede social para os negócios, isso é muito pouco.

Por isso, é essencial reservar uma parte de seu orçamento para que você possa investir no Facebook Ads. Afinal de contas, ao criar campanhas que serão veiculadas por ele resultará em mais interação e maior engajamento entre os internautas em geral, clientes ou, ainda, entre aqueles que não conhecem sua marca.

Antes de sair por aí publicando qualquer anúncio no Facebook Ads por achar que eles vão bombar, tome apenas um cuidado. Capriche na qualidade gráfica desse anúncio, para que ele chame a atenção dos usuários da rede social. Assim, você conseguirá fazer um ótimo marketing.

Agora que você sabe como fazer marketing no Facebook, conte isso para toda a sua rede de contatos.