Ciclismo é um dos esportes mais seguros em época de pandemia

Ciclismo é um dos esportes mais seguros em época de pandemia

Você sabia que o ciclismo é um dos esportes mais seguros em época de pandemia? Isso porque, dentre muitos outros motivos, a prática do esporte é feita de maneira a praticamente neutralizar os riscos que a pandemia do novo coronavírus oferece para nós e, assim, permite que sigamos nos exercitando sem grandes problemas.

Na prática, o novo coronavírus oferece muitos riscos por ser disseminado pela via aérea. Ou seja, se ele está no ar, podemos captá-lo e sermos infectados. Muitos esportes oferecem riscos por causa disso e não são recomendados durante a pandemia, mas o ciclismo não é um deles, sendo uma opção mais segura para quem precisa emagrecer ou quer apenas se divertir.

Quer saber por que o ciclismo é um dos esportes mais seguros em épocas de pandemia? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Por que o ciclismo é um dos esportes mais seguros em época de pandemia?: 5 razões

1. Ar livre

O primeiro grande benefício do ciclismo em termos de segurança nessa pandemia é o fato de que o esporte é praticado ao ar livre. Sim, existe o ciclismo de pista (que é feito em um local fechado), mas ele é muito raro no Brasil por não existir a infraestrutura adequada por aqui.

Portanto, o padrão no nosso país é o ciclismo de estrada ou opções mais amadoras, todas ao ar livre. Isso significa que há muito fluxo de ar e baixíssimo risco de contaminação pelo novo coronavírus, mesmo que as pessoas estejam sem máscara (desde que devidamente vacinadas, claro).

Isso torna tudo muito mais seguro. Mesmo que você encontre outras pessoas durante a sua pedalada, não terá muitos riscos de contaminação.

2. Sem contato

Outra vantagem significativa do ciclismo em relação a outros esportes ao ar livre é o fato de que não há a necessidade de contato com outras pessoas. Na verdade, sequer é necessário ter qualquer outra pessoa para que você pedale tranquilamente por aí.

No futebol, por exemplo, há sempre o risco de contato entre várias pessoas, o que poderia resultar em uma contaminação. O mesmo vale para o basquete e outros esportes do tipo. Até mesmo esportes sem contato óbvio, como o vôlei ou o tênis de mesa, há risco de contaminação pelo espaço próximo entre os atletas.

No ciclismo, é você e a bicicleta, sem mais ninguém. Não é preciso ter contato com qualquer outra pessoa e o risco de contaminação é praticamente nulo.

3. Pode usar máscara

Muitas pessoas reclamam de correr com a máscara, por exemplo, porque ela dificulta a respiração. Isso atrapalharia esportes como a própria corrida, mas também o futebol e futsal, além de outros.

No entanto, é possível usar a máscara ao andar de bicicleta sem problemas. Mesmo modelos como a PFF2 são feitos de maneira a passar ar o suficiente para você respirar tranquilamente, sem ficar com falta de ar. Essa é uma vantagem muito importante para quem tentou se exercitar de máscara antes e não conseguiu.

4. Pode ser feito em lugares seguros

O ciclismo pode ser feito em locais que são muito seguros e com baixo nível de contaminação. Dependendo do seu tipo de prática, por exemplo, você pode andar por uma rodovia próxima e não encontrar absolutamente ninguém (só garanta que você está usando todos os equipamentos de segurança adequados para ser visto pelas pessoas e não correr riscos).

Além disso, o ciclismo pode ser feito em parques e ruas urbanas, locais também sem grande risco de contaminação. Você não precisa ir a uma quadra ou ambiente específico para se exercitar.

Dá até para chamar alguns amigos para um passeio de bicicleta e matar a saudade deles, desde que todo mundo esteja com distância adequada, claro.

5. Pode ser feito com equipamentos de segurança

Por fim, é importante lembrar que o ciclismo tem certos equipamentos de segurança que podem ser usados para aumentar a sua proteção, como capacetes, joelheiras, cotoveleiras e muito mais.

Esses equipamentos ajudam a proteger o ciclista em caso de algum acidente ou algo do tipo que possa ocorrer (ou não). Isso é muito importante porque há, de fato, um bom nível de acidentes envolvendo ciclistas. Portanto, se proteger é vital para evitar que esses acidentes sejam muito graves e reduzir o único risco real que há na prática esportiva da pedalada.

Pronto! Agora você já viu por que o ciclismo é um dos esportes mais seguros em época de pandemia. Como deu para notar, pedalar é uma opção muito segura nessa pandemia do novo coronavírus e uma ótima opção para você se exercitar e combater o sedentarismo mesmo nessa época de distanciamento social e proteção contra um vírus que pode causar a morte.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que seus amigos também vejam os benefícios de pedalar durante a pandemia do novo coronavírus!