tecnicas vendas

Técnicas de Vendas: Os segredos de como conquistar clientes

Vender é um processo cada vez mais personalizado…

A fim de obter-se melhores resultados, surgem técnicas por meio das quais é possível identificar as necessidades ou desejos do consumidor, favorecer a tomada de decisão e garantir a satisfação dessas necessidades e desejos.

Confira abaixo sobre a contextualização de Técnicas de Vendas e como conquistar um cliente usando algumas dessas estratégias:

O que são Técnicas de Vendas?

As técnicas de venda são as ferramentas utilizadas para persuadir o cliente a comprar o seu produto entre tantas outras possibilidades. Veja como conquistar um cliente com elas.

Nesse sentido, o elemento mais importante durante o processo de venda, é o próprio vendedor e a consideração que ele tem por aquilo que o cliente precisa. 

Uma considerável porcentagem da responsabilidade do sucesso será do vendedor, por isso a importância de utilizar as técnicas mais adequadas.

Normalmente, as estratégias destinadas ao comércio são baseadas em psicologia e sociologia. 

Além disso, é necessário que o vendedor crie sua estratégia – que pode e deve integrar outros conhecimentos – e seja hábil no manuseio dessas técnicas, o que só se consegue com uma preparação constante e motivação pessoal.

Como conquistar novos clientes?

Para conquistar novos clientes, devemos primeiro entrar em contato com ele. Para isso, temos que recorrer aos canais de comunicação (e-mail, telefone e outros) e tentar marcar um momento ideal para explicar o produto que estamos oferecendo. 

Uma das principais formas de atrair clientes através da internet continua sendo o e-mail.

Uma das melhores estratégias para conquistar novos clientes e atrair leads qualificados para o seu negócio é por meio do Cold Mail.

Mas não é sair, disparando uma quantidade “infinita” de -emails. É necessário, antes de mais nada, que sua campanha seja direcionada para seus leads qualificados.

Dessa forma, sua taxa de conversão em vendas será alta, devido a afinidade do seu cliente ideal, com produtos ou serviços prestados pela sua empresa.

Caso seja necessário, confira sobre: O que são leads qualificados e entenda como gerar clientes em potencial para o seu negócio!

Uma vez marcada a consulta com o cliente, devemos apresentar-nos de forma correta e fazer com que o nosso produto chegue da melhor forma possível. 

Sempre com disposição e atitude positiva para explicar o que vendemos e até mesmo marcar uma nova reunião em breve para o cliente pensar na sua decisão.

Após ter conhecimento sobre a importância dos canais de comunicação, finalmente, como conquistar um cliente?

Confira abaixo algumas das melhore estratégias para atrair clientes:

5 Dicas para atrair novos clientes

Já sabemos a importância de conquistar o cliente, agora veremos algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

Contudo, antes de prosseguir lembre-se que não existem mágicas no marketing, o que temos são estratégias que, quando combinadas corretamente e usadas adequadamente, podem favorecer as conversões.

Fale a mesma língua do cliente

Um erro comum é explicar as coisas usando termos técnicos com os quais a maioria das pessoas não está familiarizada. 

Isso faz com que o cliente em potencial se sinta desconfortável por não entender em que consiste a solução proposta. 

O conselho aqui é apresentar soluções específicas e, acima de tudo, definir qual o propósito de cada uma.

Abra espaço para as redes sociais

Esta terceira estratégia pode parecer muito óbvia para as empresas que já nasceram no mundo digital ou que conseguiram fazer a migração facilmente.

No entanto, ainda existem muitos negócios que nem sequer ensaiaram sua entrada ao digital.

A grande questão é que sociedade hoje em dia é digital. Já estávamos em um processo de revolução digital; com a pandemia, esse processo de adiantou.

Ignorar isso é condenar-se a desaparecer!

Por isso, considere as possibilidades do seu negócio estar nas redes sociais. 

As redes permitem estar em contato com os seus clientes, mas, além disso, oferecem a real possibilidade de chegar a mais pessoas ao abrir a possibilidade de um novo rumo de negócios.

Neste caso, nas estratégias de vendas, o fundamental é saber quais as redes sociais mais propícias para a sua empresa.

Use as qualidades do seu produto para despertar o interesse

Uma das estratégias de vendas mais eficazes é usar os benefícios de um produto para despertar desejos. 

Em resumo, aprenda a vender os benefícios, não os produtos. A maioria dos executivos e empresas vende seus produtos e serviços com foco nas características. 

Cartões de fidelidade podem ajudar

Uma das estratégias de vendas mais comuns e bem-sucedidas é a implantação de cartões de fidelidade para clientes. 

Ofereça promoções especiais para quem já fez negócio com você.

Desta forma, sua empresa poderá converter clientes ocasionais em pessoas mais próximas.

De fato, a fidelização é algo importante, e é a prova de que a venda não termina quando o cliente confirma a compra, mas continua através da construção de laços. 

Lembre-se, estamos construindo a resposta à pergunta: como conquistar um cliente? 

A solução para a questão não se encerra com a venda, mas vai ao seguinte passo que é: como manter os clientes na empresa?

E como fidelizar clientes?

Acabamos de ver algumas dicas de como conquistar um cliente. Embora tenhamos feito o possível para simplificar essas estratégias, você deve saber que conseguir novos clientes é um processo muitas vezes complexo e custoso. 

É por isso que você deve tentar considerar algumas estratégias que visam manter o cliente depois da primeira compra.

De fato, já há algum tempo sabemos que a venda não termina com a efetivação da compra. Pelo contrário, o processo de compra continua com a pós-venda e busca fidelizar o cliente.

Para ajudar nesse processo, apresentamos a seguir algumas dicas para manter os clientes na empresa.

Construa relacionamentos com seus clientes

Desenvolver e manter um bom relacionamento com seus clientes é importante para fidelizar. 

Como em qualquer relacionamento humano, seus clientes provavelmente se lembram mais e confiam mais em quem tem um bom relacionamento com eles. 

Naturalmente, alguns setores têm uma chance maior de criar um relacionamento duradouro com o cliente do que outros; no entanto, cada processo de interação deve ser maximizado, não importa quão breve seja. 

Além disso, devem ser abertos todos os canais possíveis para que seu cliente sinta que pode recorrer a você sempre que precisar.

Assim como se cria uma relação pessoal com um cabeleireiro, ou às vezes que alguém volta a um restaurante pelo bom atendimento recebido, cada cliente espera ser tratado da melhor maneira e, eventualmente, um tratamento mais amigável e familiar possa lhe proporcionar confiança.

Lembre-se, o tema aqui é como conquistar um cliente, não apenas fazer uma venda.

Embora nem em todos os casos seja possível constituir uma relação tão próxima como a relação pessoal que se pode criar com um barbeiro, o mais importante é fazer com que o seu cliente sinta que se preocupa com ele. 

Forneça informações assertivas

Ter informações claras sobre seus produtos e serviços é uma ferramenta muito útil não só para atrair novos clientes, mas para manter e ampliar seu relacionamento com os que já possui. 

Um cliente que já tem um contrato com sua empresa ou que teve uma boa experiência de compra tem maior probabilidade de buscar mais informações sobre os outros produtos ou serviços que você oferece. 

Procure disponibilizar informações relevantes em seu blog e considere até mesmo outros meios, como vídeos com informações, etc. 

Por fim, quanto mais o cliente aprender sobre seus produtos e serviços, e quanto mais você se esforçar para educá-lo, mais ele vai pensar na sua marca quando precisar comprar um novo produto ou contratar um serviço.

Abra-se ao mundo digital

Embora já tenhamos falado sobre a importância de os negócios estarem presentes no mundo digital, vale a pena reforçar a ideia.

Vender online tornou-se uma necessidade para empresas que buscam expandir seu crescimento. 

A indústria do comércio eletrônico no país se fortalece a cada ano, e no Brasil deu um salto nos últimos anos.

As principais vantagens de vender online são:

  • Sua empresa está aberta 24 horas e você pode vender o dia todo, todos os dias do ano.
  • Você pode alcançar públicos de diferentes cidades, pois não há limites geográficos que impeçam suas vendas.
  • Os custos de um negócio online tendem a ser menores, pois não exigem um espaço para oferecer os produtos.

Conclusão

Para qualquer negócio, ter uma técnica de vendas é essencial para conseguir persuadir o potencial cliente a adquirir nossos produtos. 

Muitos empresários se perguntam continuamente como conquistar um cliente. A resposta, em resumo, está na busca por entender o que necessita o cliente e oferecer soluções reais para seu problema.

As técnicas de venda que apresentamos neste material são as ferramentas que, se integradas ao processo de vendas da sua empresa, podem ajudar a persuadir o cliente a comprar o seu produto.

Contudo, lembre-se: a pergunta é como conquistar um cliente e não apenas como fechar uma venda. Faça tudo que esteja ao alcance para que o cliente saia satisfeito e você ganhará não apenas uma conversão, mas um representante que falará de sua marca para outras pessoas.