Manutenção predial

Manutenção predial – como funciona e os serviços ofertados

Manutenção predial é um procedimento importante para que um prédio esteja em ordem, seguro e atendendo todas as normas de segurança; confira neste artigo tudo sobre este processo.

Através da manutenção predial será possível prevenir diversas falhas e possíveis problemas em seu prédio; você negligenciar a manutenção predial em condomínios por exemplo poderá resultar em um crime de responsabilidade civil para o responsável (sindico ou dono do imóvel), uma vez em que estará colocando a vida dos habitantes deste prédio/condomínio em risco.

Deste modo, contar com o serviço de manutenção predial é imprescindível para seu condomínio, é ele quem manterá a segurança e integridade de todos os moradores; confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre este processo.

O que é manutenção predial

A manutenção predial pode ser definida como um conjunto de atividades que serão responsáveis por aumentar a segurança e manter seu prédio/condomínio em ordem, garantindo maior bem estar e habitabilidade para o local.

Este processo pode ser dividido em três tipos: manutenção predial preventiva, manutenção predial corretiva e manutenção predial preditiva

Tipos de manutenção predial

Manutenção predial preventiva:

Neste modelo de manutenção será priorizada uma visita periódica para revisar e realizar manutenções nos serviços essenciais de um prédio, dentre eles: elevadores, limpeza da caixa d’água, checar as redes elétricas, verificar a validade de diferentes componentes, entre outros.

Este tipo de manutenção é uma das mais indicadas uma vez em que suas visitas periódicas se “antecipam” de certa forma aos problemas e consegue minimizar ou até mesmo evitar por completo alguma possível falha.

Manutenção predial corretiva:

Aqui se enquadram aqueles problemas inesperados como infiltrações, vazamentos, rachaduras e panes no funcionamento dos elevadores é a manutenção corretiva que será responsável por resolve-las, normalmente ela é necessária quando a manutenção preventiva acaba por não conseguir identificar alguns destaques e falhas antecipadamente.

Por se tratar de uma manutenção emergencial haverá chances de que ocorra uma mudança na rotina do edifício, esteja preparado para alguns atrasos e contratempos neste dia.

Corretiva e manutenção predial preditiva:

A manutenção preditiva é muito similar à manutenção preventiva, a diferença é de que na primeira o fator a se considerar para marcar a manutenção é o tempo entre uma visita e outra; na manutenção preditiva o fator é a qualidade/funcionamento dos equipamentos.

Lei de manutenção predial

É obrigatório que o prédio possua e mantenha um plano de gestão e manutenção segundo a lei a NBR 5674 – Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão da manutenção.

Uma das obrigatoriedades dessa lei inclui:

  • Preservar e manter as características originais do condomínio/prédio;
  • Evitar a perca e realizar manutenções em desgastes do sistema, elementos e componentes do prédio.

Serviços de manutenção predial

Os serviços de manutenção predial prestam intervenções nos seguintes níveis de falhas:

Critica:

Falhas críticas são todas aquelas que podem causar danos à saúde tanto dos moradores quanto ao meio ambiente; também se enquadram a grandes falhas ou quedas de desempenho que possam paralisar ou atrasar o dia a dia normal de um condomínio, o mal funcionamento de um elevador ou o vazamento de gás são considerados falhas críticas.

Regular:

Falhas regulares são consideradas aquelas falhas em algum sistema do condomínio, mas que não afetam ou prejudicam diretamente na vida das pessoas.

Mínima:

Pequenos detalhes como o desgaste da pintura se enquadram nos danos mínimos; são problemas considerados tão mínimos que não irão comprometer o dia a dia dos moradores em nenhum ponto.

Contar com uma serralheria em Curitiba que seja especialista em manutenção predial irá garantir que você mantenha seu prédio ou condomínio em ordem, aumentando a vida útil de todos os componentes e melhorando a qualidade de vida dos moradores do mesmo;realizar manutenções com frequência em seu imóvel irá garantir uma maior vida útil para o edifício, valorizando todas as suas funcionalidades e atestando a segurança do local para todos que ali habitam.