cupons de desconto

Como usar cupons de desconto?

Cupons de desconto ou códigos promocionais podem garantir bons descontos; veja respostas para as principais dúvidas sobre o assunto

Quem tem o costume de fazer compras pela internet provavelmente já viu que cada vez mais sites têm oferecido cupons de desconto como atrativo para os consumidores. No entanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre a finalidade e o melhor momento para usar essas opções.

Antes de utilizar um cupom de desconto, no entanto, é importante entender o que ele é e quais são os objetivos por trás desse tipo de oferta. Para quem ainda não tem experiência, esse pode ser um desafio. Para te ajudar, fizemos uma lista com as principais perguntas e respostas sobre o assunto.

O que é um cupom de desconto?

De forma geral, o cupom de desconto é um código especial que o cliente pode usar para pagar menos em determinadas compras em uma loja, geralmente pela internet. Em alguns casos, também é possível levar o código e usar para compras na loja física.

De maneira geral, o código deve ser digitado (ou copiado e colado) na hora de finalizar a compra e o cliente recebe um desconto no valor final do produto ou em algum serviço, como é o caso dos cupons de frete grátis.

Qual a vantagem para o consumidor? E para o lojista?

Para o consumidor a vantagem é óbvia: pagar menos. Para o lojista, os objetivos costumam ser atrair e/ou fidelizar clientes. Uma estratégia comum é disponibilizar cupons para quem indica e traz novos clientes para aquela loja ou serviço.

Se bem utilizada, essa ferramenta pode ser vantajosa tanto para um quanto para o outro, mas é importante avaliar bem cada oportunidade para garantir que aquele é mesmo um bom negócio.

Por que eu não consigo usar?

A maioria dos cupons de desconto é pensado com alguma limitação, pois a intenção é justamente induzir o consumidor a fazer o que o lojista quer: conhecer aquela loja, comprar determinados produtos ou em datas específicas. 

É comum encontrar cupons que servem apenas para a primeira compra, para algumas marcas ou que só podem ser usados se o consumidor atingir um valor mínimo. 

Se você não está conseguindo usar, volte e leia o regulamento: é provável que você não esteja atendendo a algum pré-requisito. O cupom também pode ter expirado, fator que vamos explicar na próxima pergunta.

“Cupom expirado”, o que quer dizer?

Para fazer qualquer promoção, o lojista precisa estipular um limite que garanta que ele não terá prejuízo. No caso dos cupons de desconto, as lojas costumam estipular a quantidade de produtos que podem vender mais barato ou de dias em que aquela promoção vai vigorar. Depois disso, o prazo expira e o código para de funcionar.

Nem sempre as lojas divulgam a informação de quando os cupons expiram, mas a maioria coloca esse dado em algum lugar — geralmente naquelas letrinhas pequenininhas que não temos o hábito de ler, mas é só procurar que está lá.

E os sites especializados em cupons de desconto?

Existem na rede alguns sites especializados em cupons de várias lojas e pesquisar neles pode ser um bom jeito de encontrar boas ofertas, identificando um lugar que possui um cupom para aquilo que você está precisando.

Essas plataformas geralmente ganham alguma porcentagem para anunciar os cupons dos estabelecimentos que, por sua vez, utilizam da visibilidade que esses sites têm para atrair clientes.

Nem sempre esses sites testam os cupons que disponibilizam. Por isso, antes de se empolgar com algum código que encontrou nesses buscadores, teste.

É seguro?

A resposta a essa pergunta depende mais do site que você está utilizando do que dos cupons de desconto em si. Antes de fazer qualquer compra online é importante verificar a reputação daquele site.

Se é a primeira vez, faça pelo menos uma busca no Google e leia as avaliações de outros clientes que compraram naquela loja.