Ozonioterapia

Ozonioterapia: confira o que é necessário para colocá-la em prática!

A ozonioterapia é um método utilizado desde o século XIX em diversos países do mundo. Na Alemanha, por exemplo, era utilizada inicialmente para combater a ação de bactérias e germes na pele das pessoas.

Também foi utilizado na 1ª Guerra Mundial no tratamento das feridas em soldados do país. A técnica evoluiu ao longo dos anos e passou a ser usada nos Estados Unidos, China, Rússia, Cuba, Portugal, Espanha, entre outros países ao redor do globo terrestre.

No Brasil, a técnica ainda está se popularizando e, assim como tudo que é novo, a ozonioterapia está em fase de regulamentação em alguns conselhos de classe profissional – que são as instituições responsáveis por definir as regras para o exercício da profissão regulamentada.

Ou seja, os conselhos regulamentam o uso da técnica, permitem que ela seja aplicada e colocam regras para isso. 

Ao longo dos meses, cada vez mais conselhos regularizam a ozonioterapia no Brasil. 

Em junho de 2020, esse método foi regulamentado pelo Conselho Federal de Biomedicina por meio da Resolução Nº 321 para diversos fins, como no uso da ozonioterapia para a estética.

De acordo com essa regulamentação, médicos, enfermeiros, veterinários, fisioterapeutas, dentistas, farmacêuticos e biomédicos podem utilizar este método de diversas formas.

Na estética, a ozonioterapia faz bastante sucesso. É utilizada para tratamentos capilares, tratamentos de pele e até mesmo auxilia para emagrecimento saudável.

Entenda como essa técnica é utilizada no mundo da beleza

Como vimos, é regulamentada e segura. É um método 100% natural, sem efeitos colaterais e com poucas contra indicações. A seguir, entenda como a ozonioterapia funciona no mundo da estética.

Se você é um profissional da área, essa pode ser uma oportunidade para se destacar no mercado e oferecer um método novo, revolucionário e extremamente vantajoso.

No caso de pessoas físicas que desejam tratar cabelos, pele ou tenham interesse de experimentar a ozonioterapia, este conteúdo pode ajudá-los a conhecer melhor essa técnica, saber como funciona e quais benefícios trará para sua vida. Acompanhe!

O que é a ozonioterapia?

A ozonioterapia é um método que utiliza o gás ozônio em prol da saúde, bem-estar e beleza das pessoas. Isso porque esse componente tem propriedades antisépticas, analgésicas, anti-inflamatório e muito mais. 

O ozônio é capaz de melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos, ativar enzimas antioxidantes, reduzir os danos nas células, entre outras vantagens importantes.

O componente reduz os radicais livres, estimula a produção de colágeno, melhora quadros de acne, escleroterapia de vasos sanguíneos, controla quadros de melasma, reduz gorduras localizadas, a queda de cabelo, fortalece os fios, entre outras dezenas de benefícios.

Por isso, é usado em diversas áreas médicas e estéticas, tornando-se um grande aliado em inúmeros tratamentos de beleza ao redor do mundo. O ozônio é uma biomolécula composta por 3 átomos de oxigênio.

Sendo assim, é 100% natural, sem efeitos colaterais e com poucas contra indicações, como os pacientes com deficiência relacionada à enzima G6PDA. Ele pode ser aplicado de diferentes formas (como por gás, auto hemoterapia, aplicações por injeções etc.).

Cada tratamento tem suas especificações sobre a quantidade de ozônio e tipo de aplicação. Considerando essas características, fica evidente que tratamentos com ozonioterapia devem ser conduzidos apenas por profissionais.

Quais são os benefícios proporcionados pela ozonioterapia na estética? 

Para procedimentos realizados em cabelos, esse método promove hidratação e renovação dos fios. 

Já na pele o ozônio proporciona hidratação e renovação da derme, funciona como elemento para tratamento de acnes, clareamento de manchas e alguns outros exemplos. 

Vale lembrar também que a ozonioterapia pode ser uma solução para o tratamento de celulites e gorduras localizadas. Nestes casos, o ozônio age na diminuição do inchaço nas células do tecido adiposo, diminui a inflamação e inicia o processo de angiogênese.

Essas intervenções são feitas por meio do contato direto com a pele ou fios, aplicando-se o gás com determinada concentração de ozônio na região tratada.

Como fazer ozonioterapia?

Ozonioterapia se dá por qualquer tratamento que tenha o ozônio como principal agente. Para colocá-los em prática, é simples! Basta ter acesso a um gerador de ozônio medicinal (máquina que produz este componente de forma natural).

Esta fica responsável por unir moléculas de oxigênio em três, formando o ozônio. Então, se você é um profissional e deseja tornar-se especialista na área, a recomendação é que faça cursos de ozonioterapia para entender melhor suas aplicações, quantidade de ozônio necessária para cada caso, entre outros detalhes.

Se é uma pessoa que deseja desfrutar das vantagens do ozônio em sua vida, procure por um profissional responsável, de confiança e que domine a técnica – aí sim, você verá vantagens incomparáveis!