O que fazer em Lisboa

O que fazer em Lisboa: pontos turísticos e dicas para sua viagem

A capital de Portugal oferece muita cultura, pontos turísticos, belas paisagens e gastronomia. Descubra o que fazer em Lisboa e mais dicas para sua viagem.

Conhecer um pouco dos lugares que pretende visitar é importante para se planejar. E se você pretende fazer uma viagem para Portugal, é recomendado saber quais os pontos turísticos que mais te interessam e que você pode incluir no seu roteiro. Por isso, neste post confira dicas sobre o que fazer em Lisboa e curta mais cada passeio. 

A facilidade de entrada, o mesmo idioma e um país cheio de história e cultura são algumas das razões que  fazem Portugal ser um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros que querem ir ao exterior. 

Quer saber o que fazer em Lisboa? Então, confira neste post dicas dos lugares que você não pode deixar de visitar na capital de Portugal. 

O que não se pode deixar de fazer em Lisboa?

Tem passeios que você não pode deixar de fazer em Lisboa, seja pelo seu valor histórico ou turístico, afinal, como em toda cidade, a capital de Portugal também tem esses pontos que todo turista precisa visitar. 

Alguns dos pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer em Lisboa:

  • Avenida da Liberdade
  • Torre de Belém
  • Miradouro de São Pedro de Alcântara
  • Ponte 25 de Abril
  • Passeio no Tejo
  • Restaurante de fado em Alfama

O que fazer em 4 dias em Lisboa?

Engana-se quem pensa que não tem o que fazer em Lisboa em 4 dias, com um tempo de viagem curta, você também consegue aproveitar os pontos turísticos da capital portuguesa. 

Algumas das opções de o que fazer em Lisboa em 4 dias:

Bairro da Mouraria

O bairro da Mouraria é uma dos imperdíveis de o que fazer em Lisboa, sendo um dos mais tradicionais da capital portuguesa e da freguesia de Santa Maria Maior. No local, os mouros residiam após a capital ser conquistada, sendo expulsos no expulsos no século XV.

O local também é conhecido como berço do fado, música típica portuguesa, já que uma de suas principais cantoras, a primeira fadista chamada Severa. Outro fadista bem conhecido e que residia na Mouraria foi o rei do fado chamado Fernando Maurício.

Atualmente,  o bairro de Mouraria é típico da capital, mas ainda com raízes multiculturais. Ao visitar o local, é possível conhecer bons restaurantes, casas de fado, tabernas, além de estabelecimentos típicos de variados países.

Castelo de São Jorge

Localizado na freguesia de Santa Maria Maior, o Castelo de São Jorge é uma das opções de o que fazer em Lisboa. Para visitar o local, é necessário pagar uma entrada comprada diretamente no castelo. Os preços variam de 5 € a 10 €.

O local era ideal para visualização de invasões que pudessem acontecer, pois o castelo foi construído em uma montanha com vista panorâmica. 

As fortalezas do castelo São Jorge foram construídas ao longo do tempo e por diversos povos, algumas foram reconstruídas desde a sua fundação. 

Terreiro do Paço (Praça do Comércio)

Junto ao rio Tejo e localizada na baixa de Lisboa, antigo Terreiro do Paço, a praça do comércio é um local para visitar em um dos 4 dias na capital portuguesa. 

A praça está cercada por prédios históricos, em 35 mil metros quadrados, uma das maiores da Europa, além de ligar a outros pontos turísticos importantes da cidade, como a rua Augusta e vista para o rio Tejo. 

Se for ao local, não deixe de conferir as exposições que ocorrem no Pátio da Galé, no Cais das Colunas e também as inovações com muita interatividade do Lisbon Story Centre.

Rua Augusta

A rua Augusta também é uma das atrações de o que fazer em Lisboa, o nome é uma homenagem a Augusta do rei D. José I. 

O início da rua Augusta é no belíssimo arco triunfal, passando pela à Praça do Rossio e a do Comércio, outros locais que não se pode deixar de visitar. 

O que fazer em Lisboa em 3 dias no inverno?

Se você pretende visitar Lisboa na temporada de inverno, entre os dias 21 Junho até 20 Setembro, alguns pontos turísticos são imperdíveis. Alguns locais não podem faltar no seu roteiro:

  • Ir a um café e apreciar os pratos típicos com vista para a Torre de Belém
  • Passear pelos bairros Alto e Chiado
  • Visitar os Mosteiro dos Jerônimos
  • Passear de carro por Lisboa e aproveitar para conhecer a gastronomia local

Dicas práticas para sua viagem a Europa

Se você vai viajar para a capital portuguesa, mas precisa de dicas além de o que fazer em Lisboa, confira algumas que selecionamos para você viajar com tranquilidade e segurança para a capital portuguesa e demais países europeus.  

Faça um seguro viagem

O seguro viagem é importante para deixar sua viagem mais tranquila e garantir atendimento médico em caso de imprevistos. Entretanto, não é somente para isso. 

Para entrar na Europa, os turistas brasileiros precisam cumprir o estabelecido no Tratado de Schengen, em que foi estabelecido a necessidade do turismo contratar antes da viagem, um seguro para cobrir eventuais  despesas médicas. 

O valor mínimo do seguro viagem exigido atualmente pelo Tratado de Schengen é de 30 mil euros. 

Além de Portugal, os países que fazem parte do Tratado de Schengen são a Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, República Tcheca e Suécia.

Evite escolher muitos países para visitar

Muitas pessoas que viajam a Lisboa, pretendem conhecer outros países, porém pode ser um erro escolher visitar muitos países na mesma viagem. 

Sem tempo suficiente para curtir cada lugar, com o cansaço pelos deslocamentos e diversos transportes necessários para chegar aos destinos, o barato pode sair caro e a viagem não ser aproveitada como deveria. 

Descubra opções de hospedagem

A hospedagem leva uma grande parte do orçamento da viagem. Por isso, uma recomendação é conhecer opções de hospedagem e verificar a melhor conforme o seu estilo de vida e bolso.

Engana-se quem pensa que viajar pela Europa, a única hospedagem disponível são hóteis. Hoje em dia, as opções para se hospedar são variadas, desde quartos compartilhados em hostels até aluguel de casa por inteiro. 

Agora que você já sabe o que fazer em Lisboa, monte seu roteiro conforme as nossas dicas e curta muito a sua viagem na Europa.