escritórios modernos

Saiba como ter escritórios modernos para sua empresa

O ambiente de trabalho precisa se adaptar às tendências do mercado. Por isso, conheça o conceito dos escritórios modernos e como montar o seu.

Os escritórios modernos estão cada vez mais sendo utilizados pelas empresas, e quem quer ter um negócio que segue as tendências e inovações, precisa ficar atento a essa nova forma de trabalho, uma delas é o Coworking em Belo Horizonte, que é um conceito utilizado no mundo todo e ganha adeptos no país. 

Engana-se quem pensa que um escritório é apenas o local de trabalho de uma empresa, ele pode influenciar muito mais aspectos do negócio e até ser decisivo para o seu sucesso. Atualmente, as empresas investem em espaços mais abertos, arrojados e que permitam o compartilhamento de boas práticas. 

Quer saber melhor como funciona e como ter escritórios modernos para sua empresa? Então, acompanhe a leitura do post.

Como é um escritório moderno?

O escritório antigo limitava muito o dia a dia dos profissionais, e como todos os mercados e áreas passam por inovações e mudanças, não seria diferente com isso. Os escritórios modernos são um novo conceito na forma do local de trabalho de uma empresa.

Nos escritórios modernos a ganho na interação entre a equipe, pois não há tantas divisórias, um conceito que é aplicado nos coworkings, por exemplo, onde até a mesa de trabalho pode ser dividida, mas sem perder o conforto e privacidade, já que os espaços são bem delimitados. 

As mesas costumam ter formato diferenciado, geralmente mais arredondado e de tamanho maior, ideal para acomodar muitos profissionais e otimizar os espaços.  Outro diferencial fica nas paredes de vidros ou móveis que permitem fácil visualização e adequação dos ambientes. 

Como decorar o escritório da empresa?

A decoração do escritório da empresa vai depender de diversos fatores, como espaço disponível, número de funcionários, estilo da decoração. Entretanto, algumas dicas podem ser aproveitadas conforme seu orçamento e ideia para o espaço.

Dicas de como decorar o escritório da empresa:

  • Utilize cores sóbrias, deixa o ambiente mais espaço e clean
  • Prefira instalar o escritório mais perto das luzes naturais, além de gastar menos energia
  • Deixe o escritório dentro da paleta de cores off-white, muito elegante e utilizada atualmente
  • Aproveite as paredes e instale prateleiras e outros móveis que ajudem a otimizar os espaços
  • Utilize algum móvel ou ponto do escritório e coloque uma cor diferente para deixar o espaço mais moderno e destacado
  • Coloque tapetes para deixar o escritório mais aconchegante e requintado
  • Use vidros para deixar os ambientes mais modernos, iluminados e leves
  • Deixe luminárias nas mesas para serem utilizadas sempre quando a luz natural ou artificial do escritório não for suficiente
  • Utilize armários e prateleiras para deixar o dia a dia de trabalho mais funcional

Como montar um escritório moderno?

Para montar escritórios modernos não há necessidade de gastar muito, sendo necessário apenas ficar atento a algumas regras para ter um espaço mais atual. 

Para ter um dos escritórios modernos, é necessário utilizar algumas tendências, como mesa de cavalete, móvel fácil de fazer e em conta, mobiliários que possuem mais de uma utilidade, que podem funcionar tanto como gaveteiro e prateleiras, por exemplo. 

Como decorar escritório residencial?

Se você pensa em escritórios modernos para trabalhar home office, o conceito deve ser diferente, afinal, o espaço e as necessidades são bem diferentes de um escritório corporativo. 

Lembre-se que a escolha do mobiliário e espaço que será instalado o escritório influenciará no conforto e produtividade durante as atividades laborais. 

Dicas para montar seu escritório residencial:

Utilize móveis com mais funcionalidades: um móvel multifuncional permite otimizar espaços, sendo ideal para ambientes pequenos, mas que precisam de prateleiras e gavetas para guardar documentos e equipamentos.

Contrate uma internet de boa qualidade: não faz parte da decoração do espaço, mas é imprescindível para trabalhar home office, em sua maioria depende da internet, contrate um bom serviço para não ficar improdutivo devido a falhas na conexão e outros problemas que uma internet de baixa qualidade geralmente apresenta.

Prefira mesas e cadeiras ergonômicas: a ergonomia é muito importante para trabalhar com conforto, evitar danos à saúde e lesões. As indicadas são as que estão de acordo com o estabelecido pelos requisitos da Norma Regulamentadora NR17.

Use cores neutras: as cores neutras garantem um visual mais moderno, sóbrio e ideal para o home office, as cores predominantes podem ser cinza, preto e branco para um visual mais industrial, muito utilizado neste momento. 

Priorize a iluminação natural: a iluminação artificial, além de custar caro ao bolso, também causa maior cansaço no fim do dia. Por isso, instale seus equipamentos de home office perto de janelas e portas com boa iluminação.

Coworking: escritórios modernos que ganham adeptos

O coworking ou também conhecido como trabalho colaborativo é ideal para quem quer ter escritórios modernos, seja um profissional autônomo ou até mesmo para empresas que precisam de infraestrutura completa para abrigar seus colaboradores e atender seus clientes. 

Os ambientes possuem toda a infraestrutura necessária para começar a trabalhar, somente sendo necessário o seu material de trabalho, computador e o que mais precisar. 

As estações de trabalho são salas conjuntas que profissionais de diversas áreas e empresas podem dividir, assim como os autônomos. Para utilizar esses espaços, é possível escolher planos semanais, mensais e até diários. Uma ótima opção para os que precisam viajar a trabalho ou os que precisam de maior liberdade para exercer suas atividades laborais. 

Outra vantagem do coworking, é que há opção de salas por inteiro, assim é possível aproveitar as comodidades de um coworking, mas ainda ter maior privacidade. 

Além disso, o coworking é sinônimo de escritórios modernos, sendo ideais para empresas que precisam otimizar seu tempo e custos, pois no serviço já inclui diversas comodidades, como acesso a internet, uso dos espaços comuns, banheiros, áreas de lazer e descompressão, alguns oferecem salas de reunião e treinamentos, entre outras comodidades.

Os coworkings possuem outros serviços a disposição ao utilizar esses escritórios modernos, endereço fiscal e postal, garagem, estoque, serviços de portaria e limpeza são alguns deles. Se quiser fazer refeições no local, também é possível na copa, equipada com eletrodomésticos necessários para preparar uma refeição. 

Agora que você já conhece as opções de escritórios modernos, não deixe de verificar os que melhor fazem sentido para sua empresa e inove o seu local de trabalho.