leitura da Bíblia

Quais os desafios mais comuns durante a leitura da Bíblia? Saiba como solucioná-los para aprofundar a sua fé com facilidade!

Ler a Bíblia é fundamental para a vida dos cristãos. Este livro traz ensinamentos únicos que dão esperança, conforto e sabedoria para toda a vida. Por meio dele, nos aproximamos da Palavra de Deus, da Trindade e de um mundo repleto de bênçãos.

No entanto, por mais importante que seja ter este hábito, é comum encontrarmos cristãos que dizem não conseguir ler a Bíblia. Muitos dizem não ter capacidade de entender o que está sendo dito, outros não entendem como levar as passagens para o seu dia a dia, entre outras reclamações. 

De fato, ler o livro sagrado pode não ser uma tarefa tão simples. Afinal, a Bíblia foi escrita há mais de 1500 anos por cerca de 40 pessoas inspiradas por Deus (2 Timóteo 3:16).

Por mais que estas pessoas tenham sido guiadas por Deus durante a escrita do livro, cada uma delas escreveu o que precisavam de formas diferentes. Elas usaram linguagens e recursos diferentes, como as metáforas.

Muitos deles escreveram na língua hebraica ou grega, o que realmente dificulta a leitura. Outro desafio comum é a barreira cultural entre a época em que o texto foi escrito e a que vivemos hoje.

Os costumes, hábitos, formas de falar e termos utilizados eram distintos dos que estamos acostumados. Além, é claro, da falta de tempo e dificuldade em adicionar a leitura da Bíblia em uma rotina corrida com regularidade. 

Sabemos que não é fácil e muitas vezes nos desanimamos com a leitura, mas este hábito é fundamental para ter uma vida mais próspera, sábia e preenchida com o amor Dele.

Pensando nisso, daremos algumas dicas para amenizar esses desafios e tornar a leitura bíblica mais fácil e prazerosa – o que facilitará a inclusão deste hábito no dia a dia das pessoas.

Se você se identifica e também encontra esses desafios ao tentar ler o livro sagrado, este conteúdo é para você. Compartilhe as dicas com amigos e irmãos para disseminar a palavra do Senhor e mudar a vida do máximo de pessoas possíveis.

Acompanhe. 

Como criar o hábito da leitura da Bíblia

Ler a Bíblia deve ser um hábito diário. Muitos recomendam que seja feito na parte da manhã para inspirar e ensinar o que a pessoa precisa para que seu dia seja melhor. Outros, costumam ler o livro sagrado à noite para refletir nas palavras Dele e estreitar sua relação com Deus.

Independentemente do horário, a leitura só trará benefícios para a sua vida. Para ultrapassar os desafios citados, daremos algumas dicas práticas para começar a aplicá-las o quanto antes.

Assim, conseguirá começar a leitura com mais facilidade, tranquilidade e disposta a compreender (e levar ao coração) cada palavra escrita no livro. A primeira dica é: tornar este hábito em uma prioridade.

Estabeleça um horário e tempo determinado para essa leitura. Exemplo: vou acordar 15 minutos mais cedo e ler a Bíblia por 10 minutos todos os dias pela manhã. 

Com isso, será mais fácil adaptar a sua rotina e encaixar essa leitura tão preciosa. Como vimos, não é preciso passar 2 horas por dia lendo o livro, o importante é começar e manter uma constância.

Agora vamos ao grande desafio: como tornar a leitura mais fácil e entender perfeitamente o que está sendo dito? Hoje em dia, há ferramentas que podem te ajudar. Confira!

Linguagens da Bíblia: qual escolher para ler?

 Como vimos, a linguagem pode ser o grande desafio que impede as pessoas de lerem a Bíblia. Felizmente, hoje em dia há diversas traduções que ajudam bastante a leitura.

Mas é sempre bom frisar que devemos optar por aqueles que sejam fiéis ao que a Bíblia – na sua primeira versão – está dizendo. Somente assim entraremos em contato com a palavra Dele e seus ensinamentos.

As traduções mais vendidas em toda loja cristã são as do autor João Ferreira de Almeida, com a Bíblia linguagens RC (Revista e Corrigida), RA (Revista e Atualizada), ACF (Almeida Corrigida Fiel) e NAA (Nova Almeida Atualizada).

Essas são as linguagens mais tradicionais, as mais utilizadas nas igrejas evangélicas do Brasil. No entanto, existem outras tão boas quanto! É o caso das Bíblias que utilizam as linguagens NVI (Nova Versão Internacional), NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje) e a famosa King James.

A Bíblia NVI, por exemplo, utiliza uma linguagem mais moderna e fácil de ser entendida – sem deixar a fidelidade aos fatos de lado. Esse livro mantém o valor literário da escrita, fidelidade e beleza de estilo da versão original da Bíblia.

A Bíblia NTLH também tem uma linguagem mais simples e fácil de ler. Muitos dizem que esta é a alternativa ideal para jovens, novos convertidos, pessoas que estão tentando começar a ler o livro sagrado e até mesmo crianças.

 A última dica

Temos certeza de que com essas dicas, você conseguirá começar a colocar essa leitura em prática no seu dia a dia. Nossa última sugestão é: tenha calma e paciência – um hábito não se cria do dia para a noite, é preciso insistir.

Tenha em mente que você estará se aproximando do seu propósito, da palavra e amor Dele. Esse será o combustível necessário para iniciar a leitura do livro sagrado o quanto antes.