Estratégias de marketing

Como Ganhar Dinheiro com Blog

Uma das perguntas mais realizadas pelas pessoas que entram no Marketing Digital agora é: “ainda dá para ganhar dinheiro com blog?”.

A Resposta é sim, sem dúvidas hoje o Blog continua sendo uma ótima maneira de ganhar dinheiro com Marketing Digital e existem diversas formas que você pode fazer isso.

Neste artigo, separamos uma lista com 7 alternativas que você pode estar utilizando para ganhar dinheiro com o Blog.

O Que é um Blog?

Antes de iniciarmos te mostrando as formas de você ganhar dinheiro com blog, vamos te dizer um pouquinho mais sobre o que é um blog.

Os Blogs nada mais são do que Páginas dentro da Internet atualizadas com certa frequência, abordando alguns assuntos relevantes que são pesquisados pelo público.

Como o existem diversos nichos, você acaba tendo um grande mar de possibilidades para o assunto você vai abordar no seu,  neste artigo que você está lendo por exemplo, é relacionado com o nicho de Marketing Digital 

1) Indicar produtos de E-commerce

Indicar produtos de E-commerce é uma ótima maneira de ganhar dinheiro e te permite ter uma grande escala de vendas, você terá apenas que encontrar os produtos certos ligado ao seu público.

Uma das plataformas utilizadas e que possui diversos produtos é o programa de afiliados da Amazon, e o melhor de tudo é que ela permite que você se afilie aos produtos que estão lá dentro.

E para realizar essas vendas não é necessário você montar uma loja virtual, basta você utilizar o seu blog e suas publicações para indicar produtos que estejam relacionados com as dores e desejos do seu público.

O segredo aqui é basicamente esse; você definirá sua persona e baseado nisso escolherá alguns produtos para indicar, e você receberá comissões para cada venda que realizar.

2) Cobrar por Publipost

Alguma vez já ouviu falar em Publipost? Se o seu blog já recebe um tráfego, essa opção pode ser uma ótima ideia e te gerar uma ótima renda.

Funciona assim, uma empresa ou marca, te paga um certo valor (acordado entre as partes), e em troca você publica um artigo fazendo a promoção daquela marca, produto ou serviço.

Nada mais é que um modelo de propaganda, onde uma empresa deseja divulgar sua marca e produto, e você que possui um blog com tráfego, usa esse meio para levar a essa marca a sua audiência.

3) Marketing de Afiliados

O Marketing de Afiliados é uma das formas mais utilizadas hoje em dia, essa modalidade basicamente é a venda de produtos digitais ou produtos físicos de um produtor confiável e você recebe uma comissão por isso.

Nesse caso, primeiramente você precisará se afiliar a um produto que seja ligado com o nicho do seu blog, após isso você escreverá um artigo relevante para a sua audiência que acaba gerando um valor grande.

E dentro dele você vai disponibilizar links deste produto ou até mesmo fazer uma indicação direta dele para resolver a “dor do seu público”, consequentemente você acabará realizando várias vendas e gerando um grande lucro para você.

Vale lembrar que você pode promover tanto um produto digital quanto um produto físico, existem plataformas que disponibilizam a opção de vários produtos que você pode ser afiliado, como a Hotmart, Monetizze, Eduzz.

4) Clube de assinatura

Os Clubes de assinatura tem conquistado grandes públicos nos últimos dias, é uma das formas de você ganhar dinheiro com blog, consiste em você criar uma assinatura de um produto, onde a sua audiência faz a assinatura, e elas recebem algo selecionado por você em casa todo mês.

Então você pode utilizar o seu blog para atrair as pessoas para o seu clube de assinatura, alguns exemplo de assinaturas que você pode ter:

  • Clube de itens colecionáveis
  • Clube de livros
  • Clube da maquiagem
  • Clube de Vinhos
  • Clube de itens Geek

5) Venda seus serviços

Essa estratégia é muito utilizada por especialistas em diversas áreas, e lá dentro do seu conteúdo eles oferecem os seus serviços.

Se você tem alguma especialidade, utilize o Marketing Digital ao seu favor para se promover, basta se colocar à disposição no seu blog e vender os seus serviços para a sua audiência.

Por exemplo, se você é um fisioterapeuta, e aborda um artigo com o tema sobre “fortalecimento muscular do corpo”, pode aproveitar isso para oferecer uma consultoria online ou presencial sobre esse assunto, assim você pode ajudar outras pessoas e ganhar dinheiro com isso.

Aplicando isso, você conseguirá alcançar muitas pessoas e estabelecer uma autoridade no mercado, aumentando e muito a sua clientela.

O melhor de tudo é que essa estratégia pode ser aplicada em todas as áreas, então vários profissionais podem utilizá-la para chegar ao seu público alvo e ajudar essas pessoas.

6) Anúncios do Google Adsense

Essa é uma das maneiras que você pode utilizar para monetizar a sua página diretamente, sem necessariamente vender algo, mas sim com o tráfego do seu blog clicando nos anúncios lá dentro.

Quando você ativa o Google Adsense dentro do seu site, os anúncios podem ser identificados facilmente em qualquer lugar do seu site, tanto dentro do artigo como espalhado pelo site, assim facilitando a sua audiência de clicar em um deles.

O melhor de tudo é que você recebe em dólar os valores ganhos com Adsense, o que acaba sendo bem atrativo com a alta do dólar. 

Então lembre-se, quanto mais cliques nos anúncios, maior será a sua lucratividade, por isso é interessante você disponibilizar anúncios no seu blog ligado ao nicho abordado.

E com o tempo, outras pessoas podem acabar entrando em contato com você para pedir também um espaço dentro do seu blog para anunciarem seus produtos ou serviços… Vale muito a pena, tenha Adsense no seu Blog.

7) Aplique o SEO dentro do seu Blog

Já ouviu falar em SEO? Ou seja, “Search Engine Optimization” significa otimização dos motores de buscas. Resumindo, você vai otimizar o seu site para ele aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de buscas.

Esse método não te gerará renda diretamente, mas ele será fundamental para você aplicar as técnicas anteriores que ensinamos aqui, pois a grande maioria delas necessita que você tenha tráfego no seu blog para gerar uma renda.

Então você terá que utilizar as estratégias de SEO no seu site para colocar ele nas primeiras posições dos mecanismos de buscas. 

Claro que existem métodos pagos para você atrair tráfego, mas se você deseja ter uma renda com o seu blog, não pode deixar o SEO de lado, ele acaba sendo fundamental para o sucesso do seu Blog.

Concluindo

Todas as estratégias que ensinamos aqui tem uma grande possibilidade de escalonamento, mas isso vai depender de você atrair tráfego para o seu blog, então estratégias de SEO e tráfego pago são muito recomendáveis.

Você pode vender tanto produtos, como serviços, consultoria, planos de assinatura, etc. São muitas as possibilidades, o importante é você começar a aplicar.

Espero que tenham gostado do conteúdo deste artigo, e qualquer dúvida pode deixar abaixo.