diferença entre comunicação empresarial e endomarketing

Você sabe a diferença entre comunicação empresarial e endomarketing?

Diversos são os conceitos importantes dentro dos negócios e conhecer sobre suas possibilidades faz toda a diferença

Um RH estratégico olha para diversos pontos dentro do processo da empresa, mas sem dúvida, motivar, engajar, desenvolver e dar recursos para o crescimento dos profissionais é crucial.

Para isso, diferentes são as estratégias, ferramentas e metodologias utilizadas e conhecer sobre elas, suas diferenças, semelhanças e possibilidades é essencial para traçar caminhos que deem verdadeiros resultados para os negócios.

A comunicação empresarial e o endomarketing são duas dessas estratégias essenciais para o RH e, muitas vezes, confundidos entre si. Você sabe o que são cada um deles? Acompanhe!

A comunicação empresarial

Não basta ter atenção apenas aos clientes e público externo de um negócio, afinal, o que é informado internamente é essencial para o bom andamento da empresa e de seu clima organizacional.

Manter uma comunicação clara e transparente faz muita diferença nas empresas, mais ainda em momentos de crises, em que os funcionários se sentem vulneráveis e com medos da falta de acolhimento do seu local de trabalho.

Sendo assim, a comunicação empresarial é o segmento da comunicação voltado para o público interno das organizações e ela não pode ser deixada de lado de forma nenhuma dentro dos negócios.

As estratégias de comunicação interna envolvem todas as formas de diálogo que a empresa tem com seus colaboradores, podendo utilizar de ferramentas como newsletter, jornais e revistas de circulação interna, TV corporativa, entre outros tantos.

O endomarketing

O endomarketing tem feito cada vez mais sucesso e sendo valorizado nos últimos anos mais do que nunca e essa é uma estratégia voltada para ações internas que visa promover a boa imagem da organização entre os colaboradores.

Portanto, mais do que se comunicar bem, é essencial que os colaboradores sejam bem recebidos, se sintam à vontade em seu ambiente, estejam constantemente motivados, “vistam a camisa da empresa” e se tornem de fato divulgadores da organização para seu ambiente externo.

Vale dizer que apesar do nome, o endomarketing não é uma ação única do time de marketing e é interessante que os times de RH estejam alinhados e envolvidos nessas ações.

Entre as ações mais comuns de endomarketing, é possível destacar benefícios diferenciados, eventos, festas, happy hours, e-mail marketing, vídeos institucionais, manuais técnicos e educativos, palestras, entre outros.

Como alinhar a comunicação interna e o endomarketing?

Agora que você sabe mais sobre as diferenças entre a comunicação interna e o endomarketing pode se perguntar como alinhar as estratégias das duas modalidades, afinal, ambas são cruciais para as empresas, certo?

Embora com focos diferenciados na relação empresa e colaborador e com objetivos distintos, a comunicação interna e o endomarketing possuem um forte ponto em comum: ambas visam a lucratividade da organização a partir da satisfação e motivação dos colaboradores e todas suas ações são direcionadas para o público interno.

O endomarketing exige planejamento de acordo com as necessidades e particularidades das pessoas, afinal, as ações de motivação precisam ter a ver de fato com suas pessoas.

Enquanto isso, a comunicação é uma estratégia mais direta e que deve atingir a todos de forma igualitária, afinal, todos os colaboradores precisam ser impactados da mesma forma sobre as informações do negócio.

É importante ressaltar que a comunicação interna faz parte do endomarketing, mas não é a única estratégia tomada dentro dela. Da mesma forma, o endomarketing é crucial para uma boa estratégia de employer branding, ou seja, faz parte de um cenário ainda maior de estratégias para o RH.

Vale dizer que uma comunicação corporativa e um endomarketing eficaz dá diversos benefícios para as empresas, como:

  • Melhoria do clima organizacional;
  • Fortalecimento da cultura organizacional;
  • Diminuição de ruídos de comunicação;
  • Fortalecimento da marca;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Aumento da produtividade e resultados;
  • Diferencial competitivo;

Mesmo que tenham conceitos e objetivos diferentes, é importante que essas ações caminhem lado a lado e façam parte de uma grande estratégia sobre seu público interno e externo na promoção da marca.

O quanto seu negócio olha para comunicação empresarial e endomarketing? Conhecer seus conceitos e possibilidades é essencial, afinal, olhar para seus colaboradores é ponto crucial para seus resultados!