Clientes inadimplentes

Clientes inadimplentes: saiba como lidar com a cobrança

Um negócio para ser bem sucedido depende de bons clientes. Porém, nem sempre os pagamentos são feitos de forma correta. Saiba como lidar com as cobranças.

Todos os comércios e empresas estão sujeitos a inadimplência de clientes, infelizmente é algo comum.

Para fechar as contas finais, um negócio depende do pagamento de seus clientes, afinal é assim que funciona o sistema de compra e venda.

Por isso, é importante saber lidar com esses consumidores que não cumpriram seu dever, o que não é tarefa fácil, já que pode render uma dor de cabeça ao cobrador.

Quer saber dicas de como deixar essa situação mais fácil e realizar a cobrança de clientes inadimplentes? Continue a leitura.

O que é um cliente inadimplente?

Um cliente inadimplente é o consumidor que fechou uma negociação com você, seja na compra de um produto ou na prestação de um serviço e não cumpriu com seu dever financeiro.

Existem muitos motivos que podem levar um consumidor a não pagar suas dívidas, como dificuldades financeiras que vieram a surgir ou até mesmo a insatisfação com a compra.

Independente disso, é de extrema importância que você vá atrás desse cliente e realize uma negociação de pagamento, afinal suas contas dependem disso.

Como cobrar clientes inadimplentes?

Essa é uma tarefa realmente delicada e difícil, algumas pessoas buscam frases para cobrar clientes inadimplentes, mas o segredo está na forma de abordagem.

Veja algumas dicas de como fazer a cobrança, sem piorar a situação:

1- Não tenha receio

Sabemos que cobrar alguém não é fácil, logo vem aquele frio na barriga e desconforto de ter que lidar com essas situações.

O nervosismo existe, porém você precisa lembrar que não é justo que você fique sem a quantia que é sua por direito.

A dica é manter a tranquilidade, não demonstrar insegurança, afinal você é uma empresa e os clientes devem cumprir com suas obrigações.

2- Mostre-se aberto a negociações

(legenda da imagem: Empresa fechando uma negociação.)

É importante que na abordagem você se mostre interessado em saber qual foi a razão para a inadimplência, afinal você não quer perder esse cliente.

Esteja aberto a possibilidades de negociação, às vezes aquele consumidor não tem todo o dinheiro em mãos, mas pode fazer o pagamento aos poucos.

É muito mais benéfico para a sua empresa receber uma parte do valor, do que não receber nada.

3- Mantenha o bom relacionamento

É uma situação complicada ter que cobrar alguém que deveria arcar com suas responsabilidades, porém agir com agressividade não vai ser útil nessas horas.

A dica é manter a educação, falar com tranquilidade e continuar um bom relacionamento com essa pessoa. Caso ela se sinta ofendida ou ameaçada pode piorar a negociação.

Como prevenir clientes inadimplentes?

Melhor do que precisar lidar com a cobrança é não ter clientes devendo, não é? Existem algumas formas de evitar essa situação. Como por exemplo:

1- Avisar quando o pagamento está próximo

Trata-se de uma tarefa simples, tenha o e-mail ou número de seus clientes e trabalhe com um sistema de aviso que o vencimento do pagamento está chegando.

É interessante ter uma equipe especializada para fazer essas ações e tornar mais profissional.

2- Elaborar um sistema de premiação

Premiar bons pagadores é uma tática que costuma funcionar, a dica é criar um sistema de pontos que fornece benefícios aos clientes da empresa que realizam seus pagamentos em dia.

3- Verificar o histórico do cliente

Se for possível, dar uma consultada no histórico de pagamentos desse cliente pode evitar a negociação com clientes que não costumam pagar suas contas.

Essa opção é muito eficaz, mas sabemos que trata-se de uma opção mais viável a negócios e empresas um pouco maiores.

4- Diferenciação de atendimento

Deixe claro que clientes inadimplentes não terão o mesmo atendimento e vantagens que os consumidores responsáveis.

É importante que saibam os riscos de não realizar o pagamento em dia.

5- Tenha outras opções de fechar o caixa

Essa dica não é para propriamente evitar que os clientes sejam devedores, mas para que o seu negócio não sofra com o impacto dos clientes inadimplentes.

É possível encontrar outras formas de negociação de dívidas, como por exemplo a securitização de créditos.

Como saber se vale a pena manter um cliente inadimplente?

Você deve se perguntar: por que manter as relações com um cliente inadimplente se ele não realiza os pagamentos em dia?

Bom, é preciso analisar o cliente para saber se vale a pena investir em uma abordagem mais leve e reconquistá-lo ou partir para uma abordagem mais direta.

Para isso, estude o consumidor e veja qual é o volume e frequência de compra dele com sua empresa. Saiba quantas vezes ele deixou de fazer os pagamentos e quantas vezes pagou na hora certa.

Fazendo essa balança é possível descobrir se aquele cliente é lucrativo para o seu negócio e se vale a pena investir em um bom relacionamento, ou se a estratégia é apenas buscar o dinheiro da dívida e abrir mão de mais negociações.