looks cool e atemporais com clogs

6 looks cool e atemporais com clogs

Tamanco dos anos 1970 retorna às tendências da moda 

Em pleno ano de 2021, marcado pela popularização de estilos que privilegiam o conforto, um tamanco criado na década de 1970 inesperadamente ganhou os corações das fashionistas e virou novamente tendência da moda.

O clog foi um dos sapatos mais utilizados no final da década de 1990 e começo dos anos 2000, sendo inclusive um elemento marcante no estilo 2YK. Apesar do clog não agradar a todos os gostos, é inegável que ele já se tornou queridinho dos looks das mais antenadas da moda. Saiba mais sobre o item e confira dicas de como usá-lo.

 O que é clog?

Em tradução livre do inglês, “clog” significa tamanco. Ele é um calçado feito de madeira e couro inspirado nos folclóricos tamancos holandeses. No passado, esse sapato mantinha algumas características do modelo original, como a parte frontal do sapato e os solados feitos unicamente à base de madeira.

No entanto, com o passar do tempo, a parte de cima passou a ser fabricada com materiais como couro e camurça. Os modelos também incluíram tachas, estampas e diversos outros detalhes que o ajudaram a se tornar sucesso de vendas nos anos 1970 e 1990. 

No ano de 2010, começaram a ser relembrados depois de uma breve aparição no desfile de primavera da Chanel que ocorreu durante a Semana de Moda de Paris. 

Como usar o clog?

Versátil, o calçado combina com shorts, saias, vestidos e calças. Confira algumas composições com o clog. 

1. Short preto

O clog com short preto é uma garantia de look perfeito para as saídas casuais e até para o happy hour com os amigos. Para deixar o visual ainda mais elegante, a dica é usar clogs na mesma cor que a parte inferior. 

Para aquelas que gostam de um estilo mais despojado, as blusas jeans ficam incríveis com a combinação short preto + clogs. Se quiser passar uma imagem mais romântica, aposte nas meias finas.

 2. Saia

A saia é o coringa para aquelas que querem criar looks mais femininos, e, independentemente do estilo, o clog cai bem com todos. Para quem curte um visual romântico, a sugestão é apostar nos modelos de saias coloridas e em tons mais claros. Já para aquelas que buscam composições para festas, uma saia preta justa e meias fumê ficam incríveis com o calçado!

3. Vestido curto 

Não existe segredo ao criar um look vestido curto + clog. A beleza, no entanto, está nos detalhes. Quem gosta de um estilo mais delicado pode apostar em peças rodadas, de tons claros ou estampadas, com clogs em tons mais escuros. Um cinto e um penteado com tranças, faixas de cabelo ou tiaras ajudam a compor o visual. 

Aquelas que curtem uma vibe mais street podem optar por vestidos ou acessórios de tons mais escuros. Peças com cortes mais modernos e ousados também são ótimos elementos. O toque final pode ficar por conta de um chapéu, como o fedora, por exemplo.

4. Vestido longo

Apesar de não aparecerem tanto, os clogs ficam incríveis com vestidos longos. Um truque para dar um up no visual é adicionar uma jaqueta. Caso queira estar em um estilo mais street, a dica é apostar nos modelos de couro ou que se assemelham ao material.

A jaqueta jeans é perfeita para criar algo mais despojado e casual, ficando ótima com vestidos floridos. Já os modelos em lã passam uma imagem mais feminina e delicada, principalmente se combinadas com um vestido estampado.

5. Calça jeans 

A calça jeans é a peça básica de qualquer guarda-roupa. Esse clássico universal combina com praticamente todos os tipos de tecidos, cores e cortes. Com os calçados clogs, não poderia ser diferente.

Ao usar o clog com o jeans, vale muito a pena investir em outra roupa coringa: as blusas e jaquetas listradas. Essa estratégia, inclusive, é muito utilizada pela Duquesa de Cambridge, Kate Middleton. 

Por exemplo, podemos usar uma blusa listrada + calça jeans + clog para criar um look informal para as atividades do dia a dia. Já para sair com os amigos à noite, basta acrescentar um blazer preto ao visual. 

6. Calça preta

A calça preta é uma peça que serve para todos os estilos e, se combinada com um clog, torna-se a base para composições bonitas e diferentes. Por exemplo, se acrescentarmos uma blusa de renda e uma jaqueta branca na combinação calça preta + clog preto, teremos um visual street e elegante até para ir ao trabalho.

Blusas em tons mais leves e com estampas floridas transformam essa mesma dupla em um look romântico perfeito para ir às aulas ou àquele encontro no final de semana. Outra sugestão é combinar a calça preta e o clog com suéteres de malha ou camisetas estampadas, perfeitos para quem quer mudar o visual sem gastar muito.