Lavador de gases para laboratório, qual sua utilidade

Lavador de gases para laboratório, qual sua utilidade?

Atualmente, o Lavador de Gases para Laboratório é um equipamento fundamental para o controle da poluição do ar. Entretanto, embora seja fundamental, muitas empresas acabam deixando isso de lado.

Dessa forma, ao invés de comprar o equipamento de uma empresa com credibilidade no mercado, optam por um genérico que a médio e longo prazo, costumam apresentar problemas.

Neste breve conteúdo, você vai entender melhor o que é um Lavador de Gases para Laboratório, para que utilizar e como escolher o melhor para a sua empresa.

O que é um Lavador de Gases?

Em resumo, a principal função do Lavador de Gases é controlar a poluição do ambiente. Com isso, quando profissionais estão trabalhando dentro de uma capela, o Lavador atua controlando a exposição do usuário e das capelas vizinhas quanto às soluções químicas.

Ou seja, o Lavador de Gases para Laboratório tem papel essencial não só no controle da exposição, mas também na limpeza e até mesmo na neutralização dessas soluções assim que saem para fora do ambiente.

Através dele, é possível diminuir a contaminação dos gases assim que saem da capela.

Para quem serve um Lavador de Gases para Laboratório

Como mencionado anteriormente, o Lavador de Gases para Laboratório atua na limpeza e na neutralização dos gases, diminuindo assim a contaminação dos mesmos no ambiente.

Porém, antes de adquirir um, primeiro é importante entender como um lavador de gases realmente funciona.

De modo geral, o lavador é conectado à saída da capela, neste momento, os gases desprendidos durante todo o trabalho vão direto para o sistema de lavagem.

Neste sistema, utilizando uma solução neutralizante, vai reter todas as substâncias que são consideradas agressivas do ar. Após o processo de lavagem, o ar agora limpo é liberado novamente para o ambiente.

Em outras palavras, ele atua com o objetivo semelhante a um purificador de ar, porém, faz isso especificamente com gases e outras impurezas.

Onde pode ser utilizado?

Os Lavador de Gases para Capelas conseguem atuar em diversas etapas do processo de um laboratório, pois, dependendo da qualidade do equipamento, ele tem a capacidade e funcionar em várias frentes, como, por exemplo:

·         Controle e Redução de Odores;

·         Abatimento de vapores ácidos

·         Abatimento de vapores básicos;

·         Eliminação de poeiras;

·         Abatimento de fumos de máquinas de estampagem.

É obrigatório o uso de Lavador de Gases?

Não! Porém, é importante atuar de forma consciente. No Brasil, não existe uma lei que diga que é obrigatório o uso de Lavador de Gases em laboratórios ou mais especificamente dentro de capelas.

Entretanto, segundo a lei utilizada nos países europeus, é recomendado que sejam utilizados os Lavadores de Gases em alguns tipos de capelas, são elas:

·         Capelas de ataque Ácido;

·         Capelas para Ácido Perclórico.

Ou seja, se na capela é feito o uso de ácido de forma demasiada, a utilização do lavador de gases não é obrigatória, mas muito recomendada nessas ocasiões.

Pensando nisso, é importante que o responsável coloque na balança se um lavador será útil dentro do laboratório ou não. Pois, além da segurança das pessoas, também existe o controle de poluição do ambiente.

Os Lavadores de Gases para Laboratório são resistentes à corrosão?

Sim! Levando em conta a atividade que realizam diariamente, empresas com credibilidade desenvolvem os lavadores com materiais altamente resistentes à corrosão.

O Lavador de Gases para Capelas fabricados pela Fillkplas, por exemplo, por ser produzido exclusivamente para ser utilizado em laboratório, possui sua estrutura construída em polipropileno soldado.

Além disso, por ser construído de forma modular e flangeado, além de anticorrosivo, é facilmente montado e desmontado para futuras manutenções preventivas.

Como é feita a compra do Lavador de Gases?

Antes de mais nada, para adquirir os lavadores, primeiro é importante encontrar uma empresa com credibilidade no mercado.

Assim que encontrar a empresa correta, o projeto deve ser entregue à empresa, pois, em muitos casos, os lavadores são construídos exclusivamente para o projeto.

Conclusão

Em conclusão, embora não sejam obrigatórios segundo as leis brasileiras, o lavador de gases tem papel fundamental no controle e neutralização dos gases no ambiente.

Por ser tão importante, é de suma importância que o responsável pela compra do lavador de Gases para Laboratório procure por empresas com credibilidade no mercado no projeto e produção dos lavadores.