Lavador de Gases para Laboratório

Lavador de gases para laboratório, como eles funcionam?

Procurando o melhor Lavador de Gases para Laboratório? Nesse conteúdo, vamos abordar tudo sobre o funcionamento dos Lavadores de Gases, desde como ele funciona, até a sua estrutura.

Além disso, você vai entender quais as funcionalidades de um Lavador Top do mercado, tudo que ele pode oferecer para a sua empresa, com o melhor custo-benefício. Vamos lá!

O que é um Lavador de Gases para Laboratório?

Mas afinal, o que é um Lavador de Gases para Laboratório? Embora não seja um equipamento obrigatório no Brasil, ele possui papel fundamental no controle do ar ambiente dentro das capelas e nos laboratórios como um todo.

Principalmente em locais cujo a utilização de ácidos é frequente, os Lavador de Gases para Laboratório vão atuar na limpeza e neutralização desses gases do ar, fazendo com que o mesmo seja liberado sem resquícios de volta ao meio ambiente.  

Como é o funcionamento do Lavador de Gases?

Ok, já entendi, a principal função desse equipamento é controlar a exposição do ambiente quando as soluções químicas são utilizadas. Mas como ele faz isso?

No caso do Lavador de Gases para Capelas fabricados pela Fillkplas, o equipamento é fabricado especificamente para laboratórios. Desse modo, ele consegue atuar de modo mais assertivo no controle do ar ambiente.

Pois, dentro do seu sistema, o Lavador de Gases para Laboratório é conectado diretamente na saída da capela. Com isso, os gases que seriam liberados para o laboratório são direcionados para um sistema de lavagem integrado.

Neste sistema, através de uma solução capaz de neutralizar as propriedades químicas do ácido ou de qualquer outra solução, a lavagem consegue reter todas as impurezas consideradas agressivas ao ser humano e ao ambiente como um todo.

No final do processo, o ar que antes era problemático para a saúde dos envolvidos é liberado novamente ao ambiente totalmente limpo.

Como é a Estrutura Lavador de Gases para Laboratório?

Com a finalidade de comprar o seu Lavador de Gases, é importante que você não pense apenas em como o equipamento funciona, mas também, na sua estrutura, seja nos materiais utilizados, como no seu formato.

Para quem deseja utilizar o equipamento em capelas, por exemplo, é de suma importância que o mesmo seja compacto e principalmente leve.

Desse modo, ao invés de atrapalhar, o sistema do lavador vai funcionar de forma orquestrada com as Capelas Químicas, tornando todo o procedimento prático e funcional.

Materiais Utilizados

Além do seu tamanho, também é muito importante levar em consideração todas as matérias utilizadas em sua fabricação. Dentre as principais utilizações do Lavador de Gases para Laboratório, a limpeza de ácidos presentes no ar é muito frequente.  

Sendo assim, o equipamento precisa ser projetado com materiais anticorrosivos, como é o caso polipropileno soldado, um material totalmente anticorrosivo.

Embora seja soldado, um bom lavador de gases, principalmente para as capelas, deve ser feito de forma modulada e flangeado.

Com isso, além de resistente às substâncias, o equipamento também é fácil de montar e desmontar, fundamental para o transporte e para a manutenção.

Junto com a estrutura do Lavador de Gases, outras partes dele também precisam ser feitas com materiais resistentes à corrosão.

Neste caso, no caso da Fillkplas, eles utilizam o polipropileno tanto na sua estrutura externa, mas também nos desumidificadores e retificadores.

Principais funcionalidades do Lavador de Gases para Laboratório

Com todo esse preparo, os Lavador de Gases para Laboratório, principalmente os voltados para as Capelas, possuem diversos benefícios para o seu laboratório. Veja abaixo, todas as suas funcionalidades:

·         Controle de Odores;

·         Abatimento de Poeiras;

·         Abatimento de valores ácidos e básicos;

·         Vapores de tanques de galvanoplastia;

·         Entre outros.

Conclusão

Em conclusão, como mencionado anteriormente, embora os Lavador de Gases para Laboratório não sejam obrigatórios segundo as normas brasileiras, eles são fundamentais para o bem-estar dos profissionais que atuam no local.

Até porque, para os laboratórios que atuam utilizando substâncias ácidas, a própria lei Europeia obriga que os laboratórios possuem esses equipamentos, principalmente nas saídas das capelas.

Porém, quando se trabalha com ácidos, é essencial que o Lavador de Gases para Laboratório além de funcional, seja resistente às corrosões. Pensando nisso, o ideal é que você compre seus equipamentos de empresas com credibilidade no mercado e com experiência nessa área.