link de Afiliado

Como Divulgar link de Afiliado – Garantido em 4 Etapas

Como divulgar link de afiliado adequadamente é uma das dúvidas de quem está começando a trabalhar na internet. Então, veja como fazer!

O marketing de afiliados é, sem dúvida, uma das melhores opções para quem deseja ganhar dinheiro trabalhando em casa. Contudo, a maioria dos iniciantes sentem dificuldade em realizar a primeira venda como afiliado. É necessário aprender como vender na internet e entender a fundo como funcionam as vendas através de links de afiliados.  

Por certo, você já ouviu dizer que é possível ganhar dinheiro na internet sendo afiliado e que podemos começar sem ter dinheiro para investir. Tudo isso é verdade, mas preciso ser sincero: para ser um afiliado de sucesso você terá que aprender como divulgar link de afiliado. Mas, porque isso é tão importante?

Bem! A priori, devemos pensar no marketing de afiliados como um negócio de vendas, só que, focado em espaços virtuais. Sendo assim, quem deseja vender produtos precisa divulgar os mesmos. Já ouviu falar que “a propaganda é a alma do negócio”? É isso!

Muitas outras práticas estão envolvidas na jornada de compra e venda na internet, por exemplo: escolha de produtos de qualidade, criação de um ambiente de vendas organizado e seguro, etc. No entanto, nada disso surtirá efeito se o afiliado não fizer com que seus produtos sejam vistos pelo público-alvo. Significa que uma marca grande como a Adidas, mesmo tendo calçados de qualidade, não venderia bem se não investisse em divulgação.

Logo, o sucesso das suas vendas e da sua carreira depende diretamente de como você fará a divulgação dos seus links de afiliados. A seguir confira tudo o que precisa saber para divulgar de forma adequada e aumentar as vendas.

O Que é um Link de Afiliado e Como Usar o Certo?

Antes de aprender como divulgar link de afiliado você precisa saber do que se trata, então vamos lá.

O link de afiliado é uma forma de divulgação que nos permite realizar vendas online. Então, é através dele que as plataformas de afiliados conseguem identificar quem fez cada venda.

Desse modo, para gerar vendas e obter comissões, os afiliados precisam usar seus próprios links de divulgação e fazer isso de forma correta. Vale ressaltar que não é permitido o afiliado comprar através do seu próprio link.

Mas, como saber qual o seu link? Essa parece uma pergunta boba, mas muitos iniciantes cometem o erro de divulgar o link errado e deixam de ganhar dinheiro. Por exemplo, no caso de afiliado Hotmart, muita gente divulga links que contém o nome do produto, mas o correto é aquele que começa com “go”.

Como existem muitos programas de afiliados e cada empresa possui suas próprias diretrizes, o ideal é que os afiliados leiam com atenção as informações dos mesmos.

Como Divulgar Link De Afiliado – Ferramentas Para Encurtar Links 

Antes de falarmos sobre como divulgar link de afiliado, precisamos falar sobre o encurtamento do mesmo. Caso ainda não tenha observado, vai observar… O link de afiliado vem cheio de códigos e fica esteticamente ruim para divulgação. Isso porque as pessoas tendem a pensar que serão encaminhadas para algum vírus. Enfim, esse emaranhado de códigos não é algo que gera confiança.

Por isso, antes de fazer sua divulgação seria interessante encurtar e ditar seu link para que o ele ganhe um visual mais atrativo e profissional. Então, aqui vão algumas dicas de ferramentas apropriadas.

  • Linktree: com essa ferramenta de encurtamento conseguimos fazer a divulgação de vários links em um mesmo lugar. Por isso, recomendo seu uso para quem trabalha no Instagram, já que essa rede social só permite inserir um link na bio do perfil.
  • Biy.Li: este é um dos encurtadores mais simples de usar. Com ele, podemos editar o link e ainda verificar quantos o mesmo teve. Além disso, é possível saber de onde vieram os clicks.
  • Pretty Link: este é um plugin exclusivo do WordPress e a maior vantagem é encurtar o link com o nome do domínio. 

Agora que você já sabe como tornar seu link mais atrativo e com aparência segura, vamos entender como compartilhar link de afiliado.

Como Compartilhar Link De Afiliado E Aumentar as Vendas 

Agora, veremos o passo a passo para fazer divulgação de link de afiliado e, em seguida, onde compartilhá-los.

  1. Divulgação Pessoal

Sem dúvida, essa é a maneira mais simples de fazer esse tipo de divulgação sem precisar gastar. Por isso, indico esse caminho para os afiliados iniciantes, que ainda não realizaram a primeira ou venda ou está precisando aumentá-las.

Como o próprio nome já demonstra, trata-se de trabalhar com seus contatos pessoais. Sabe aquela lista de e-mails de conhecidos que possui? Então, estas pessoas podem comprar o produto que você divulga. O mesmo também vale para sua lista do WhatsApp, etc.

Vale ressaltar que nesse modelo de divulgação de link de afiliado tudo é feito de forma informal e o mais leve possível. Afinal, estamos indicando um produto ou serviço. 

A dica de ouro é fazer uma pesquisa sobre nichos de mercado em alta e pesquisar por produtos que realmente agreguem valor à vida destas pessoas. Assim você não precisará ser o chato da indicação e as vendas virão naturalmente.

Por fim, devemos realizar a indicação ou a abordagem pensando em ajudar a pessoa a resolver seu problema. Não precisa parecer um vendedor aflito por vendas.

  1. Perfil Nas Redes Sociais

Estamos falando sobre criar perfil pessoal nas redes sociais e usar as postagens para divulgar o link de afiliados nesses ambientes. Em resumo, isso vale para todas as redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin e outras. Inclusive, se você tem o objetivo de se tornar um afiliado autoridade, essa é, sem dúvida, a melhor opção.

As redes sociais nos permitem criar uma comunidade e desenvolver relacionamento próximo e sólido com o público. Por isso, são ambientes ideais para marketing de afiliados. A seguir, vou apresentar o passo a passo de como fazer essa divulgação nestes canais. 

  1. Divulgando Link de Afiliado no Youtube

Uma das principais estratégias de marketing digital hoje é o vídeo e se você não tem problema algum em aparecer, pode fazer os seus.

Com toda a certeza, os artigos de blog são a melhor forma de atrair clientes em potencial e, por consequência, aumentar o tráfego orgânico e as vendas. No entanto, existe um público sedento por informação visual e detalhada.

Os vídeos, por sua vez, têm a capacidade de transmitir informações sobre produtos, serviços e assuntos que os textos não têm. Isso porque algumas pessoas conseguem absorver melhor o conteúdo visual. Dessa forma, podemos obter sucesso com uma estratégia de divulgação de link de afiliado através dessa ferramenta. 

Agora vamos falar sobre um ambiente onde os afiliados podem criar vídeos e divulgar seus links de graça. Por certo, você sabe que a principal plataforma de vídeos hoje é o YouTube e você pode criar um canal sem precisar gastar nada.

  1. Google Ads

Por último, mas não menos importante, todo afiliado deve divulgar no Google Ads. Afinal, esta é a ferramenta que possui maior alcance em toda a internet.

Vale ressaltar que neste canal não é apenas criar um anúncio, precisamos pensar em um texto objetivo, otimizado com palavras-chave e que atraia o público. Ainda assim, saiba que estará competindo por espaço no Google, afinal, seus concorrentes também divulgam nesse espaço.

Divulgando Link de Afiliado Nos Principais Canais Online

Agora, vejamos como fazer divulgação dos links de afiliados em cada canal digital.

Instagram

O Instagram é uma rede social ainda em crescimento e que já nos oferece ferramentas eficientes para gerir negócios. Então, quem deseja aumentar as vendas deve criar um perfil na mesma. Aqui podemos criar perfil pessoal ou uma conta de empresa. Para o afiliado autoridade a segunda opção é a melhor.

Nessa mídia, a melhor forma de inserir o link de afiliado é colocando-o na biografia do perfil. Desse modo, é necessário postar imagens relacionadas ao nicho e enriquecê-las com hashtags e textos relevantes.

A tática é induzir seus seguidores a visitarem sua bio e clicarem no seu link. Outra forma é colocando os links nos stories, mas para usar essa técnica é preciso ter pelo menos 10 mil seguidores.

Facebook

O Facebook é a principal rede social para divulgar produtos e serviços, então, vale analisar cada possibilidade e trabalhar. Temos a opção de criar uma página somente para o negócio, um grupo ou ainda divulgar no próprio perfil.

Além disso, é possível usar o Facebook Ads com esse propósito, mas existem algumas regras a seguir. Não use seu link de afiliado diretamente no anúncio, pois a plataforma não é amigável e esse tipo de prática pode banir sua conta. Sendo assim, a dica é inserir link para uma página de captura.

Divulgar Link de Afiliado No YouTube 

No YouTube o ideal é criar vídeos relacionados ao nicho, assim, atrai visitantes. Depois, insira o link na descrição do vídeo ou no primeiro comentário.

Mas sua estratégia só terá efeito se os vídeos forem de qualidade e com conteúdo realmente relevante para o público-alvo. Também é importante manter as postagens com frequência.

Google Ads

Nesse caso, tudo que precisamos para divulgar é um pouco de grana, tendo em vista que estamos diante de uma ação de tráfego pago, ou seja, um link patrocinado.

Ao criar o anúncio, deve-se inserir os links na parte de modelos de acompanhamento redirecionando-o até a página de vendas. 

Espero que tenha ajudado a entender como divulgar link de afiliado. Que tal compartilhar esse post e ajudar outras pessoas?