Alimentos que ajudam a emagrecer

Alimentos que ajudam a emagrecer

Nesse artigo você vai conhecer os três tipos de alimentos que ajudam a emagrecer e principalmente se você tem muita dificuldade pela fome que você passa quando tenta fazer dieta.

A maioria desses alimentos que vão ser citados aqui, eles te dão saciedade e afastam sua fome.

Além disso, alguns deles são capazes de aumentar o seu gasto calórico naturalmente, mesmo sem você fazer atividade física.

Para emagrecer você deve gastar mais energia do que você consome, para que o seu corpo comece a utilizar as suas gordurinhas como fonte de energia, para as suas atividades vitais e para suas atividades do dia a dia como fazer as tarefes domesticas e trabalhar ou estudar.

Esse é o conceito de balanço calórico negativo, você emagrece quando está com balanço calórico negativo.

Desse modo, os alimentos que você vai ver aqui, são baixos em quantidades de calorias, com isso você sempre vai está consumindo poucas calorias.

Esses alimentos também te ajudam a aumentar o seu gasto calórico e reduzir a sua fome.

Alimentos ricos em fibras afastam a sua fome e ajudam a emagrecer

O primeiro tipo são alimentos com alta concentração de fibras, ou seja são alimentos que afastam a sua fome.

Quando você come esses alimentos, você não vai sentir tanta fome ao fazer dieta, e não vai sofrer tanto.

Muitas pessoas quando se fala em fazer dieta ou algum processo de emagrecimento, elas pensam logo que vão sofrer passando fome.

Mas, se você incluir alimentos ricos em fibras na sua alimentação, e principalmente pela manhã, você não vai sentir tanta fome assim.

Pois, as fibras têm a propriedade de reter líquidos, ou seja, elas absorvem líquidos e aumentam de volume.

Quando você come algum alimento rico em fibras, como aveia, por exemplo, e essa aveia chega no seu estômago ela absorve os líquidos que estão no seu estômago e preenche um espaço maior dentro do seu estômago e você fica mais saciado.

Alguns exemplos de alimentos que tem alta concentração de fibras são, aveia, alimentos integrais, cereais, feijões e lentilhas.

Alimentos com baixo índice glicêmico

O segundo tipo são alimentos com baixo índice glicêmico, esses alimentos vai impedir que você acumule gordura.

Pois, quando você come alimentos com baixo índice glicêmico, os níveis de açúcar na sua corrente sanguínea vão aumentar gradativamente e não vai ser de uma forma muito rápida.

Quando você come um alimento com alto índice glicêmico, o nível de açúcar no seu sangue vai aumentar rápido, e o seu organismo vai armazenar essa energia que é o açúcar em forma de gordura.

Pois, você não vai utilizar essa energia naquele momento.

Desse modo, para emagrecer você deve sempre evitar comer alimentos que tenham índice glicêmico alto.

Esses alimentos geralmente são doces e têm muito açúcar, como bolos, biscoitos recheado e sorvetes.

E você sempre deve incluir na sua alimentação, alimentos com baixo índice glicêmico que são geralmente os alimentos mais naturais. Como, arroz integral legumes e vegetais.

Alimentos termogênicos

O terceiro tipo são alimentos que aumentam o processo termogênico, que é quando o seu corpo utiliza a sua gordura para gerar calor e manter seu organismo funcionando.

Aumentando o processo termogênico você faz com que seu corpo comece a queimar gordura apenas para manter você vivo.

Mas, esses alimentos aumentam muito pouco esse processo termogênico, assim como também os suplementos termogênicos eles realmente funcionam, mas não é nada milagroso.

Pimenta, café e Canela são alguns exemplos desses alimentos.

Outra coisa muito importante que você deve ter em mente, é que nenhum alimento por si só, é capaz de fazer você emagrecer ou ganhar gordura.

O que faz você emagrecer ou ganhar gordura é realmente o conceito de balanço calórico. Quando você está com balanço calórico negativo, que é quando você gasta mais calorias do que você consome, você emagrece.

E esses alimentos não fazem milagres, eles te ajudam bastante, mas, o mais importante é você ter um baixo consumo de calorias.

Procure sempre ter uma alimentação saudável, consumir mais alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, cereais e aveia.

Evite comer alimentos industrializados, como refrigerantes e biscoitos recheados.

7 alimentos ajudam a emagrecer

Leia abaixo a lista com os principais alimentos que ajudam a emagrecer, e que contém todas essas propriedades que foram citadas acima.

São alimentos com baixo índice glicêmico, ricos em fibras e alimentos que aumentam o processo termogênico.

1- Pera

A pera é um alimento que tem muitas fibras e ajuda a afastar a sua fome, te dá mais saciedade, e além disso, ela por conta do seu açúcar natural vai tirar a vontade que você tem de comer doces.

E esse açúcar natural da pera, é liberado gradativamente na sua corrente sanguínea, desse modo ele não vai ser transformado em gordura.

Você pode comer uma pera 20 minutos antes das suas refeições principais ou então pode substituir a pera por outro lanche que não seja saudável.

Como por exemplo, você pode substituir a pera por um refrigerante, por um sorvete ou bolo doce que você compra na padaria.

2- Canela

A canela é um alimento termogênico e ela serve tanto para dar gosto aos alimentos como também para acelerar o seu metabolismo e sua perda de gordura.

E outra propriedade importante que a canela tem, é que ela reduz a sua resistência à insulina.

3- Berinjela

Os principais benefícios da berinjela, é que ela é baixa em calorias aproximadamente 100 gramas de berinjela contém apenas 24 calorias.

E ela também é rica em fibras o que melhora o funcionamento do intestino, e ajuda a reduzir o seu colesterol ruim.

Além disso, a berinjela é rica em vitaminas e minerais o que melhora a sua saúde de uma forma geral.

Você pode consumir esse legume através de água de berinjela como um chá, e também você pode utilizar em saladas ou então fazer receitas de chips de berinjela.

4- Arroz integral

O arroz integral tem mais fibras do que o arroz branco, e, além disso, ele é rico em vitaminas do complexo B selênio e Zinco.

Desse modo, ele ajuda a melhorar o seu sistema cardiovascular, aumenta a sua memória e melhora também a sua concentração.

5- Aveia

A aveia é considerada um superalimento e ela é importante tanto para quem quer emagrecer como também para quem quer ganhar massa muscular.

Ela é rica em fibras solúveis em água, ou seja, elas aumentam de volume quando estão em meio aquoso e também elas ajudam a controlar a sua glicemia e reduzir o colesterol e te dar mais sociedade.

Uma das melhores formas de você consumir aveia, é no café da manhã junto com algum mingau ou então com frutas cortadas em cubos com iogurte.

6- Chá verde

O chá verde possui propriedades termogênicas e também serve para deixar você mais ativo durante os exercícios.

Pois, esse chá contém cafeína que é uma substância estimulante e catequina, uma proteína que é antioxidante.

O chá verde é muito bom você consumir seguindo a orientação de um nutricionista. Pois, como ele tem substâncias estimulantes, ele pode fazer mal para pessoas que tem problema de arritmia cardíaca e problema de insônia.

Para fazer ele, você vai precisar de uma colher de erva e uma xícara de água quente e você deve deixar descansar por 10 minutos.

7- Leguminosas

As leguminosas como feijão, lentilha e grão-de-bico são muito boas, pois elas são ricas em proteínas e fibras que te dão saciedade.

Muitas pessoas que são vegetarianas consomem bastante esses tipos de alimentos, pois eles são muito riquíssimos em proteínas.

Para você obter os benefícios desses alimentos leguminosos, você pode consumir quatro colheres de sopa por dia, e ainda mais se for junto com arroz integral.

As informações contidas aqui neste artigo são apenas de caráter informativo e não substituem uma consulta com nutricionista.