Praias catarinenses

Praias catarinenses que não podem ficar de fora de seu roteiro de viagem

O litoral catarinense possui mais de 500 quilômetros de extensão e abriga algumas das praias mais bonitas do país. São opções para todos os gostos e estilos de viagem, desde famílias com crianças até os mais aventureiros. No entanto, é importante fazer algumas pesquisas antes de escolher o destino ideal para evitar chegar em uma praia que não tem o seu perfil, certo? Então, pensando nisso, no post de hoje vamos falar sobre algumas praias que não podem ficar de fora de seu roteiro de viagens. Assim, você pode conhecer melhor cada uma delas e escolher seu próximo destino.

Praia Brava, Itajaí

A Praia Brava está localizada em Itajaí e faz divisa com a Praia dos Amores de Balneário Camboriú, sendo aquela que mais cresce e valoriza a região. Isso não é para menos, visto que possui águas normalmente agitadas e também momentos de calmaria. Durante muito tempo ela teve seu potencial ignorado, mas a partir da década de 90 ela passou por uma grande transformação. Hoje em dia ela é sinônimo de qualidade de vida e muitas pessoas procuram uma imobiliária em Itajaí a fim de encontrar o imóvel ideal nessa região.

Outro aspecto importante é sua ampla possibilidade de prática esportiva, sendo ideal para esportes como surf, kite-surf e windsurf. Além disso, beach tênis, futvôlei, vôlei e frescobol são outros esportes frequentemente praticados por ali.

Portanto, a Praia Brava é diversificaa, agradando a todos os gostos e públicos, além de oferecer as mais variadas opções de lazer. 

Ilha do Campeche, Florianópolis

Essa é considerada uma das melhores praias do Brasil, possuindo águas cristalinas, tranquilas e perfeitas para quem busca relaxar. Mas, além de ser reconhecida por sua beleza, ela também é patrimônio arqueológico, visto que possui inscrições rupestres de grande valor. Para acessar a ilha é preciso ir até a Praia da Armação ou Campeche para pegar uma pequena embarcação que faz a travessia até o local. Vale lembrar também que ela faz parte de uma unidade de preservação e por isso tem número de visitantes diários limitado. 

Guarda do Embaú, Palhoça

Em Palhoça, cidade localizada a apenas 46 km de Florianópolis, está a Guarda do Embaú. Para chegar até ela é necessário atravessar o Rio Madre, que é divisa geográfica entre os municípios de Paulo Lopes e Palhoça. Esse Balneário está localizado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e abriga aproximadamente mil habitantes, que se dividem entre comerciantes, artesãos, pescadores e surfistas. Sua beleza é arrebatadora e mesmo tornando-se famosa recentemente, mantém o estilo alternativo, sendo ideal para quem prefere maior contato com a natureza. 

Praia do Estaleiro, Porto Belo

Com águas transparentes e azuis, a Praia do Estaleiro tem uma beleza diferenciada e abrigada por costões. Como consequência ela possui boa visibilidade, sendo muito indicada para mergulho livre com snorkel. Ela é uma praia bem pequena, mas tem um ponto de apoio, que além de petiscos e cerveja, também aluga guarda-sol e cadeiras. O mais recomendado é caso visitar a Praia do Estaleiro na alta temporada, sair de casa cedo para evitar o trânsito intenso e comum da época. 

Praia do Luz, Imbituba

Próxima a Praia do Rosa, que foi eleita como uma das mais bonitas do mundo pelo jornal britânico The Guardian, está a Praia do Luz que é igualmente bela e com mais tranquilidade. O estacionamento é gratuito e a faixa de areia é larga e extensa. Com uma vista deslumbrante do mar azul, você pode subir um morro que fica logo na entrada da praia para admirar a paisagem, a Ilha do Batuta e toda a extensão da Praia do Luz até a Barra de Ibirapuera. 

Praia da Saudade, São Francisco do Sul

Localizada no litoral norte de Santa Catarina, a cidade de São Francisco do Sul abriga as melhores praias próximas a Joinville e Curitiba. Mas, se você tem base em Florianópolis, é importante saber que é o destino mais distante, podendo atrasar o roteiro que planejou pelo litoral. A Praia da Saudade ou Prainha é uma das mais bonitas da região, com areias escuras, águas limpas e mar agitado. Ela conta com boa infraestrutura na orla, sendo ideal para descansar sem preocupações. 

Praia de Bombas, Bombinhas 

A apenas 15 quilômetros de distância de Balneário Camboriú, a região de Bombinhas é conhecida por ser o paraíso dos mergulhadores que fazem mergulho livre com snorkel a partir da praia ou dos costões. Urbanizada e de fácil acesso, a Praia de Bombas é a mais famosa de Bombinhas e a partir dela você pode conhecer ainda outras duas praias paradisíacas que ficam ali do lado: Lagoinha e Sepultura. Surf, pesca artesanal, caminhada na orla e happy hour são ainda outras opções de lazer nesse lugar incrível e point da temporada. 

Então, agora que você sabe quais são as praias imperdíveis de Santa Catarina, já pode começar a planejar sua próxima viagem.