lugares para conhecer em Santa Catarina

6 lugares para conhecer em Santa Catarina

Com a pandemia do Coronavírus que nos obrigou a passar mais tempo em casa, começamos a pensar ainda mais em viagens para aproveitar quando tudo isso passar, certo? No entanto, com a economia estremecida e o dólar em alta, o mais interessante é conhecer destinos brasileiros, que são igualmente ou até mesmo mais bonitos que os do exterior.

O estado catarinense oferece as mais variadas opções de lazer, encantando a todos os gostos. Mas, com tantas opções sabemos que pode ser difícil escolher o roteiro ideal. Então, pensando nisso, no post de hoje vamos falar sobre x lugares que você precisa conhecer em Santa Catarina. 

1. Praia Brava, Itajaí

A Praia Brava é uma das mais charmosas e badaladas do estado e tornou-se reduto de celebridades que buscam infraestrutura para se divertir e relaxar em seus dias de descanso. Suas águas são cristalinas com ondas agitadas e por isso atraem muitos surfistas para a região.

No entanto, para quem deseja apenas descansar e aproveitar a paisagem, pode estender uma toalha na areia ou alugar uma espreguiçadeira nos diversos bares espalhados por ali. Com ótima estrutura para turistas e moradores, os apartamentos na Praia Brava são cada vez mais procurados por pessoas que buscam qualidade de vida ou boas oportunidades de investimento.

Afinal, a região vem se desenvolvendo e consequentemente valorizando a cada dia que passa. Então, se você busca relaxar em suas férias, mas também deseja investir, não deixe de procurar uma imobiliária na Praia Brava.

2. Pomerode

Bem próxima a Jaraguá do Sul e Blumenau, Pomerode é uma cidade encantadora com pouco mais de 30 mil habitantes. Com influência germânica forte até os dias atuais, o município é ideal para quem deseja aproveitar a culinária alemã, saboreando os diferentes chopes artesanais durante uma refeição no Festival Gastronômico de Pomerode. 

Outro ponto de destaque é que ela é considerada a cidade mais alemã do país e grande parte das casas são no estilo enxaimel, feitas com hastes de madeira perfeitamente encaixados com os espaços preenchidos por tijolos. Sendo assim, foi criada a Rota Enxaimel com cerca de 50 construções em um trajeto de 16 km, sendo que alguns dos imóveis são abertos ao público. 

3. Porto Belo

Porto Belo é ponto de parada de transatlânticos e possui muitas das melhores praias de Santa Catarina. Uma delas é a Ilha de Porto Belo que fica a menos de 900 metros do centro da cidade, com águas calmas e cristalinas, além de natureza intocada cercada pela Mata Atlântica.

Mesmo sendo próxima da cidade, a ilha conseguiu se manter preservada com suas belezas naturais, mas ainda assim oferece boa infraestrutura aos visitantes, como área para praticar esportes, museu, restaurantes, trilhas, lojas e banheiros. 

4. Treze Tílias

Se Pomerode é a cidade mais alemã do Brasil, existe outro município brasileiro com status parecido. Fundado por imigrantes da região do Tirol na Áustria, Treze Tílias é considerada nada mais do que a cidade mais austríaca do país.

O cenário da região lembra Gramado, no Rio Grande do Sul, e a cidade oferece diversas opções de passeios, como a Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Museu Andreas Thaler (um castelinho que conta a vida do fundador da cidade) e o Parque do Imigrante. Além disso, você também pode visitar o parque Linderdorf, os cafés coloniais deliciosos e a Vinícola Kranz. 

5. Vale da Utopia, Palhoça

Se você prefere tranquilidade no litoral precisa conhecer o Vale da Utopia, um lugar paradisíaco localizado em Palhoça, na região da Guarda do Embaú.

O local é extremamente preservado pela comunidade, sendo considerado um espaço de boas energias e ideal para quem busca paz e tranquilidade. O acesso é por meio de uma trilha de curta duração e você pode deixar o carro na Praia de Cima antes de iniciar o percurso. 

6. Serra do Rio do Rastro

Ela fica a 1500 metros de altitude e apenas 50 km do mar, sendo sempre recomendado ter um casaco por perto devido à instabilidade do clima. Se deseja visitar a região, o ideal é escolher um hotel por ali e realizar as atividades a partir do hotel.

O carro chefe é a famosa estrada SC-438, conhecida também como Estrada da Serra do Rio do Rastro que possui 284 curvas entre as cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. Você pode apreciar a vista pelo mirante tanto de dia quanto à noite, além de visitar vinícolas e o cânion das Laranjeiras.

Ele está localizado dentro de uma propriedade privada, sendo necessário pagar uma taxa para visitação. Mas, podemos afirmar que o valor é mínimo pela beleza da região. 

Então, agora que você conhece mais o estado catarinense já pode começar a planejar seu roteiro. Lembre-se que o planejamento é fundamental para que sua viagem seja tranquila e você possa aproveitar ao máximo seus dias de lazer e descanso.