Óleo de argan

Óleo de argan: 7 benefícios deste produto para seu fios

Conheça todos os benefícios que o óleo de argan traz para o seu cabelo

Quem fez ou faz algum tipo de tratamento para o cabelo já deve ter ouvido falar do óleo de argan, um produto totalmente natural que, além de beneficiar os fios, também proporciona melhorias para a pele devido ao seu poder hidratante.

Esse extrato está presente na fórmula de diversos produtos, como shampoo e condicionador. Portanto, em algum momento da vida, ainda que sem saber, você provavelmente já o utilizou. 

Neste artigo, você vai saber mais sobre a origem, a produção, a fama e os benefícios do óleo de argan. Confira!

Como o óleo de argan é feito?

O óleo de argan é extraído dos frutos de uma planta chamada Argania Spinosa, que vive até 200 anos e é encontrada somente no sul do Marrocos. Seu processo de produção é 100% manual, sendo uma tradição passada de mãe para filha durante séculos.

As sementes da Argania são retiradas e ficam expostas ao sol até secarem. Após isso, são prensadas em um moinho de pedra e queimadas até a extração do óleo.

Essa substância é uma das preferidas no que diz respeito ao mercado de estética e beleza, uma vez que o óleo de argan possui propriedades que trazem benefícios para a saúde da pele, da estrutura capilar e das unhas. 

Como o óleo de argan ficou famoso?

Os marroquinos utilizam o óleo de argan há séculos para cuidar da beleza capilar e da saúde da pele. No entanto, apenas nos últimos anos a substância ganhou notoriedade, após as indústrias cosméticas de todo o mundo descobrirem seus benefícios para tratamento não só dos cabelos, mas também das unhas e da pele.

Por ser rico em vitamina E e ácidos graxos, o óleo de argan é um hidratante natural poderoso e possui propriedades antioxidantes que auxiliam na melhora do processo de elasticidade dos fios, renovando a estrutura capilar e, quando aplicado diretamente na pele, ajuda a retardar o envelhecimento.

Quais os benefícios do óleo de argan para os fios?

Não é à toa que os povos indígenas do Norte da África chamavam a Argania Spinosa de árvore da vida. Por ter um efeito reparador na fibra dos cabelos, o óleo de argan consegue deixar os fios mais macios, brilhosos e saudáveis, além de reduzir a queda.

A substância é uma ótima aliada para acabar com o frizz, pois nutre melhor os cabelos mais quebradiços e secos. Além disso, ele tem o poder de fechar as escamas do couro cabeludo, garantindo uma hidratação mais duradoura.

O óleo de argan também é um ótimo antioxidante, consegue minimizar as pontas duplas, protege os fios contra os raios solares e pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo, especialmente os que fazem uso de químicas.

O produto é perfeito para nutrir, restaurar e hidratar a estrutura capilar, visto que possui 80% de gorduras insaturadas e o triplo de vitamina E em comparação a qualquer outro tipo de óleo vegetal.

Confira alguns dos benefícios do seu uso para os cabelos, tanto para cuidados rotineiros quanto para aplicações pontuais:

  • Fecha a cutícula capilar, proporcionando mais brilho, maciez e balanço natural aos fios;
  • Diminui o volume e elimina o frizz;
  • Fortalece e hidrata profundamente a fibra capilar;
  • Possui propriedades hidrofóbicas e, mesmo em dias chuvosos, repele a água e evita o frizz;
  • Acelera a secagem dos fios quando utilizado antes da escova;
  • Previne as pontas duplas quando usado como finalizador;
  • Revitaliza os fios com reflexos e luzes.

Como você pôde observar ao longo do texto, o óleo de argan é uma substância que traz muitos benefícios para os cabelos, tanto a curto quanto a longo prazo. Por esse motivo, é fundamental que você o inclua na sua rotina de cuidados capilares.