Nutricionista online

Nutricionista online: 5 coisas que você precisa saber

Nutricionista online, quem conseguiria imaginar, há alguns anos que seria possível consultar uma nutricionista online, sem precisar sair do conforto do lar, você pode estar em Valinhos SP e consultar uma nutricionista em Porto Alegre, muito bom, não é mesmo?

Não é segredo que o mundo está mudando com agilidade. Uma das maiores mudanças envolve a tecnologia e, no que se diz respeito a profissões, muitas estão se modernizando a cada dia. Especialmente no período de quarentena! É o caso do trabalho dos nutricionistas.

Agora você não precisa mais sair de casa para consultar um nutricionista. Você pode ser atendido no sofá de sua casa.

São várias as profissões e os cursos que têm migrado para o ambiente digital, o que facilitou a vida de muitos. Os graduandos do curso de Nutrição Online vivem essas mudanças na pele.

Quando formarem e entrarem no mercado de trabalho, terão uma vantagem extra diante dos outros profissionais que estudaram em universidades físicas.

Isso porque já estarão familiarizados com os meios digitais e poderão programar suas consultas com maior facilidade, caso as regras de atendimento permaneçam as mesmas.

Aqui você vai encontrar as maiores vantagens para profissionais e pacientes de nutricionistas que atendem online. Vamos conferir?

1. Nutricionistas podem atender pacientes online?

O atendimento de nutricionistas online é cada vez mais comum. Isso foi dado após a autorização do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).

Se você escolher ser atendido online, a consulta pode ser feita de diferentes maneiras, como, por exemplo, por chamada de vídeo, seja esta pelo zoom, meet ou outras ferramentas.

A verdade é que a consulta ocorrerá nos mesmos padrões da consulta física. Ou seja, a primeira parte é a anamnese, quando o paciente conta ao profissional sobre seus hábitos alimentares e práticas físicas. Caso o paciente tenha feito algum exame de sangue no período de 6 meses, ele pode encaminhá-lo por e-mail ao nutricionista.

Na segunda parte da consulta, o profissional monta um plano de alimentação para o seu cliente, de acordo com suas características e necessidades. É como se nada estivesse diferente! Mas será mesmo que essa nova mudança traz tantos benefícios quando parece?

2. Benefícios de consultar um nutricionista online

Existem algumas vantagens em consultar nutricionistas online, sejam estas vantagens para o profissional ou para o cliente. A verdade é que as consultas digitais são mais acessíveis, visto que, para consultar, você não precisa ter todo o trabalho com a locomoção. Além de conseguir economizar uma nota!

Desse modo, você pode consultar com aquele tão sonhado profissional que mora a quilômetros de distância!

Nada o impede, certo? Já pensou marcar uma consulta com aquele nutricionista que é apaixonado pela profissão e que tem os melhores conselhos para o seu perfil? Essa pode ser sua oportunidade. E sem precisar dar um passo sequer para fora de casa.

Os profissionais de nutrição também ganharam uma ótima oportunidade: atender mais pessoas no conforto de sua casa. Reduzindo, assim, gastos inevitáveis que teria todos os dias em seu escritório.

Você, profissional da área da saúde, imagine atuar como nutricionista online? Montar um pequeno escritório em casa e atender quantos clientes puder, sempre mantendo a qualidade? Uma ótima chance, não?

Certamente é! Claro que não se pode garantir que a autorização para tais consultas durem para sempre, mas, enquanto for possível, por que não arriscar nesse novo campo? Você pode se surpreender com a facilidade!

Muitos nutricionistas gostaram e hoje torcem para que as permissões sejam mantidas. Aliás, não só profissionais de nutrição! São inúmeros profissionais integrando ao ciberespaço. Por que não testar as novas possibilidades, hein?

Consulta física VS Online

Mas será que os benefícios se resumem apenas à uma logística de localização? Ou existe alguma vantagem superior na consulta digital que supera a qualidade da consulta física?

É uma boa pergunta. E a resposta é não. Não existe uma vantagem superior em termos de qualidade que faça com que o atendimento online se destaque.

E isso se dá pelo fato de que a telemedicina, embora honrosa, ainda está em seu processo de aprofundamento.

No caso da nutrição, as consultas digitais perdem para as físicas, visto que, ao optar pelo atendimento à distância, alguns aspectos importantes do processo são deixados de lado.

Veremos mais sobre isso a seguir!

3. Pontos negativos do atendimento digital

É claro que nem tudo é um mar de rosas. Assim como a possibilidade de consultas digitais vieram para facilitar, alguns malefícios sempre estão incluídos no pacote. É o caso de não ser possível realizar uma avaliação física 100% eficiente, caso você, leitor, seja um profissional da área.

Monitorar o peso do paciente é de suma importância, e, por mais que o paciente possa dar tal informação ao profissional, ele não deve realizar suas demais medidas. Não é confiável e nada profissional.

Além de que outros aspectos corporais podem passar despercebidos, como a cor das mucosas, indicando anemia.

Mas não se preocupe, a avaliação física é, de fato, importante, mas não é um grande dilema quando o assunto é a Nutrição Comportamental.

Esse aspecto não vai abordar simplesmente o que se come, mas como se come e que métodos podem ser usados para encarar a alimentação de uma maneira saudável, não necessariamente focando na perda de peso em si.

O aconselhamento para paciente com distúrbios alimentares entra nessa equação. Você pode explorar esse dilema com os seus pacientes, assim, além de ajudar pessoas, terá um rendimento extra na qualidade de trabalho e experiência profissional.

3. Nutricionista online: uma nova tendência

A previsão é que este tipo de serviço continue a proceder nos meios digitais. Depois da quarentena, muitos profissionais adaptaram seu modo de trabalho para o mundo online, e que surpresa foi notar que certas coisas eram muito mais práticas!

Entre reuniões, documentos compartilhados, e-mails, mensagens de texto… Tudo passou a ser mais usado! E quem não sabia precisou aprender. Ou, pelo menos, contratar quem fizesse todo o trabalho digital.

Seja como for, quem optou por atuar como nutricionista online saiu ganhando, sendo capaz de atender o dobro de pacientes em menos tempo.

Como dito anteriormente, a tendência é que esse tipo de atendimento continue, mesmo depois das ondas de casos do Covid-19.

E você? Já pensou em consultar seu nutricionista online?