cuidados de higiene e saúde no aeroporto

Quais cuidados de higiene e saúde os viajantes devem ter no aeroporto?

Vai precisar pegar um voo durante a pandemia? Confira os cuidados de higiene necessários. Não deixe de cumprir nenhum!

A pandemia do Coronavírus fez e está fazendo com que os nossos cuidados de higiene estejam redobrados. Por mais que a recomendação nº 1 seja ficar em casa, sabemos que muitos precisam viajar e se locomover — seja para trabalho ou motivos pessoais. Nesses casos, qualquer cuidado é necessário.

Uma boa dica é sempre levar produtos de higiene com você para onde for. Por exemplo: álcool em gel para passar logo após tocar em superfícies ou em outras pessoas, um sabonete para uso pessoal no momento de ir ao banheiro, lenço umedecido caso também precise limpar alguma superfície, e por aí segue.

O mais importante é estar higienizado e de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde. Ter a higiene em dia e sempre alerta faz com que a propagação do vírus seja ainda menor. Ou seja: é pelo trabalho coletivo que vamos vencer de uma vez essa imponente questão.

Responda algo: você que precisa ir ao aeroporto com certa frequência, sabe quais são os cuidados necessários antes, durante e depois de embarcar? As próprias companhias aéreas emitem vários avisos, informando os passageiros sobre como se proteger. É importante estar informado e repassar às pessoas que você conhece.

Pensando nisso, apresentamos neste artigo os principais cuidados de higiene e saúde para quem frequenta os aeroportos. Ao seguir todos, você estará se protegendo, protegendo os outros passageiros e também quem está trabalhando pelas companhias. Confira:

1. Higienize constantemente as mãos

Sobre esse primeiro cuidado nós estamos cansados de saber, mas sempre vale a pena reforçar. Ainda precisamos tocar em objetos e documentos. Para que a nossa mão esteja sempre limpa, o uso constante de álcool em gel se torna necessário, pois ele destrói o vírus causador da temida doença.

2. Evite aglomerações

Essa segunda dica também é de extrema importância. As companhias aéreas estão fazendo o possível para que os tripulantes não estejam aglomerados, principalmente durante o check-in. Siga todas as recomendações dos profissionais e não se aglomere. Se preciso, aguarde um pouco mais para evitar confusões.

3. Tente não tocar os profissionais

Os profissionais das companhias não pararam de trabalhar, pois seus serviços são tidos como essenciais. Todos eles precisam utilizar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) como máscaras, luvas e vestuário especial. Nós, enquanto viajantes, podemos fazer a nossa parte, evitando ao máximo contato físico e solicitando apenas o que for extremamente necessário.

4. Utilize sempre a máscara

A máscara pode ser um incômodo para alguns, mas a verdade é que ela se tornou um equipamento obrigatório e extremamente necessário. Quando estamos de máscaras, as nossas gotículas não ultrapassam o pano, o que impede a contaminação por terceiros. Mesmo se você já tiver se recuperado do vírus ou tomado a vacina, mantenha a máscara pelo bem de todos.

5. Ao desembarcar, aguarde a chamada sentado

Ao terminar a viagem, o comandante avisa quando os passageiros poderão sair. É importante esperar esse chamado e não se apressar para sair o mais rápido possível. Essa organização faz com que aglomerações sejam evitadas. Dessa forma, espere no seu assento a chamada e levante apenas quando necessário.

6. Utilize os banheiros quando for extremamente necessário

Os banheiros do aeroporto são limpos a cada hora e contêm produtos de higiene básicos, como sabão e álcool em gel. No entanto, utilize apenas em casos extremamente urgentes. Dessa forma, o local não fica aglomerado e você, enquanto viajante, não entrará em contato desnecessário com outras pessoas.