Looks agênero com oxford

Looks agênero com Oxford: saiba como montar

Existem várias combinações, como jeans e camiseta básica, que ficam lindas com o sapato Oxford.

O debate sobre gênero se faz cada vez mais necessário em nossa sociedade, pois diz respeito ao reconhecimento da diferença e sua aceitação em relação aos demais. Isso já tem se refletido, por exemplo, na indústria da moda, quando se criam itens unissex, ou seja, que podem ser usados tanto por homens como por mulheres. 

Uma das peças mais preponderantes nesse universo agênero é o calçado Oxford, peça essencial no guarda-roupa de muita gente. Neste artigo, você terá uma noção maior sobre o conceito “sem gênero”, que vem ganhando cada vez mais espaço nos debates e no mundo da moda.

Moda sem gênero

Ao contrário do que muita gente pode pensar, a noção de moda sem gênero não é algo novo, mas o contrário: é algo que há um bom tempo permeia o imaginário de muitos estilistas no mundo afora.

Em 1920, a estilista Coco Chanel adaptou um modelo de calça para o guarda-roupa, dando mais fluidez e praticidade ao público feminino, principalmente na hora de se vestir. O caminho aberto por Chanel foi seguido por Yves Saint Laurent, que trouxe o smoking também para as mulheres.

Logo, dá para perceber por quantas mudanças a moda já passou até chegar ao ponto de tentar criar novos conceitos e quebrar antigos paradigmas e preconceitos como “menino veste azul e menina veste rosa”. Além disso, peças sem gênero tendem a ser muito mais confortáveis, a exemplo do calçado Oxford. A seguir, confira algumas sugestões de looks para arrasar usando esse tipo de sapato.

Camisa de botão + calça de alfaiataria

Uma combinação atemporal e cheia de estilo é a camisa com botões e a calça de alfaiataria. Esta primeira deve ser abotoada até o colarinho para dar um ar diferenciado ao visual. O calçado Oxford vai aparecer como uma peça final para arrematar a composição, trazendo muito mais elegância e beleza, mesmo para quem segue um estilo mais despojado de vestimenta.

Camiseta básica + jeans reto

Se você está começando a curtir a vibe do look agênero, uma das principais composições possíveis — tanto para homens como para mulheres — é a dupla camiseta básica (preferencialmente branca ou preta e sem estampa) e calça jeans reta. Os sapatos Oxford devem fechar essa composição trazendo um toque de elegância ao visual.

Camisa xadrez de manga comprida + jeans escuro

A queridinha de muitos homens e mulheres vai bem em qualquer época do ano, mas ganha um charme especial nos dias mais frios. Obviamente, estamos falando da camisa xadrez. Para dar um ar diferenciado, você pode fechar os botões até o colarinho.

Além dos sapatos Oxford, que podem aparecer em versões com brilho ou foscas, a depender do seu estilo, você pode optar por um jeans mais escuro para deixar esse visual mais refinado.

Sobreposição com jaqueta de estampa camuflada

Para quem curte usar peças mais pesadas, a jaqueta com estampa camuflada militar é uma opção bem interessante, até porque pode ser usada como sobreposição em dias mais frios. Para criar um look com essa peça, você pode combiná-la facilmente com uma calça mais reta, seja de brim, jeans ou de alfaiataria, além, é claro, de um belo par de sapatos Oxford.

Calça saruel + blusa

Essa composição é para quem prefere apostar na leveza dos tecidos e na fluidez dos movimentos. Uma calça com modelo saruel em malha, por exemplo, traz consigo todas essas características e quebra o ar sério de um sapato estilo Oxford. Para finalizar, vale acrescentar uma camiseta básica mais justa ao corpo, com ou sem manga.