Como usar o Google Ads

Como funciona e como usar o Google Ads

Essa é uma poderosa ferramenta para publicidades do Google e ao utilizar o Google Ads você conseguirá anunciar seu serviço ou produto no buscador mais utilizado por todos! Alcance mais clientes exibindo seus produtos na primeira página das buscas do Google.

Crie uma campanha ou anúncio, gerencie a quantidade de acessos que suas páginas receberão através do navegador ou utilizando o app disponível para Android ou iOS.

Com essa ferramenta você também pode anunciar em um aplicativo ou site parceiro do Google, como o Youtube por exemplo. Para acessá-lo, basta você usar a sua conta Google.

O Google Ads ainda permite que os usuários anunciem em outras plataformas, como aplicativos e sites parceiros do Google e o próprio YouTube. Para ter acesso ao serviço, basta utilizar sua conta do Google. 

Traremos abaixo algumas informações para que conheça melhor como funciona o Google Ads. Boa leitura!

Google Ads: Como ele funciona?

O Ads trabalha no sistema de pré-pagamento, onde você define o limite que deseja pagar por cliques em seus anúncios durante 1 mês, sendo esse valor descontado do seu crédito disponível na conta, que é adicionado por meio de cartões de crédito ou boletos bancários.

Será necessária a criação de uma listagem de palavras-chave que caracteriza o que será oferecido. Dessa forma, se algum usuário buscar por esse termo ele poderá achar o seu serviço ou produto anunciado.

Cada anunciante que utilizar o mesmo termo para a palavra-chave compete com os demais concorrentes e disputam uma espécie de leilão, onde a posição do anúncio na página de busca será determinada de acordo com o valor máximo que for definido pelo CPC (custo por clique) e também pelo índice de qualidade, com base em uma nota que o próprio Google definir para as suas campanhas.

Aquele anunciante que tiver o melhor resultado nessa disputa conseguirá as melhores posições nas páginas de busca por aquele termo. Convém mencionarmos que aquele CPC somente terá seu desconto a partir do momento que um usuário realmente clicar no seu anúncio.

Como eu crio minha conta no Google Ads?

Apesar de ser possível a criação pelo app do celular, aconselhamos que você configure a sua conta do Google Ads através do computador. Assim você terá acesso completo aos recursos que a plataforma oferece.

Um alerta: durante essa etapa não será necessária a configuração da campanha, portanto é permitido pular certas etapas do processo, relacionadas às configurações de anúncios, sendo possível a edição dessas informações a qualquer momento através do app ou site.

Sem mais delongas vamos ao cadastro! Acessando o endereço ads.google.com, você deve efetuar o login com sua conta Google. Na próxima tela, no canto inferior, selecione “Alternar para o modo especialista”. Escolha qual será a meta de sua campanha e onde você deseja veicular seu anúncio. Para anúncios nas páginas de busca do Google clique em “Rede de Pesquisa”. Feito isso informe o site da sua empresa e depois clique em “Continuar”. Para seguirmos, dê um nome a sua campanha e depois informe o valor do orçamento diário. Não se esqueça de clicar em “Salvar e continuar”.

Na parte de “Configurar grupos de anúncios”, desça a tela e clique novamente em “Salvar e continuar”. Continuando, clique em “Criar anúncio” e depois em “Salvar e continuar”. Na parte de faturamento será necessário validar as informações de pagamento, assim como o país para divulgar o produto ou serviço, seu CPF, endereço e etc.

Agora vem a hora de escolher a forma de pagamento. Caso decida pelo boleto bancário será necessário escolher um orçamento de ao menos R$40,00. Esse valor ainda não será debitado e nem haverá a necessidade de pagamento do boleto, mas temos de passar por esse processo para finalizarmos a criação da conta. Clique em “Explorar sua campanha” e finalmente poderá acessar sua conta do Google Ads.

Que recursos eu tenho no Google Ads?

Com essa ferramenta você poderá criar uma campanha ou anúncio, gerenciar os lances CPC, visualizar seu orçamento e status das campanhas, atualizar a palavra-chave e verificar toda estatística da sua campanha.

Como eu crio um anúncio?

Você pode anunciar utilizando o app do Google Ads. Acesse o aplicativo e clique em “Mais”. Agora aperte em “Anúncio”, clique no ícone “+” e escolha “Anúncio de texto”. Preencha agora as informações relacionadas ao anúncio e por fim clique em “Salvar”.

Seu anúncio ficará disponível apenas no caso de você ter adicionado um cartão de crédito ou pago o boleto, além dele precisar passar por análise do Google para validar se está de acordo com a política de publicidade.