Google Ads

Google Ads: O que é, quais os tipos de anúncio e o que você precisa para começar!

Se você está começando no mercado de marketing digital imagina que, dentre muitas ferramentas existentes, alguma deve ser indispensável para suas estratégias. E, dentre essas indispensáveis está o Google Ads, ferramenta que ajudará sua empresa, não importa o tamanho, a se posicionar na internet.

Preparamos abaixo um conteúdo para fazer você conhecer melhor o que ela te oferece e porque te ajudará a criar campanhas de sucesso.

O que é o Google Ads?

Ferramenta de pesquisas do gigante das buscas, o Google, ela oferece a você a oportunidade de investir nos famosos links patrocinados e conectar sua empresa ou negócio com o consumidor, de forma simples e precisa.

Sabe quando você entra no Google para buscar algo e nos resultados aparecem alguns com o nome “link patrocinado”. Então, esses são pagos e gerenciados pela ferramenta Google Ads.

Mas, se o seu objetivo é aumentar suas vendas, conhecer apenas o significado da ferramenta não será o suficiente. Por isso vamos mostrar como ela funciona.

Tipos de anúncios

Conheça os tipos de anúncios disponíveis na plataforma: 

Anúncio de busca

Esse é o tipo mais comum de acharmos nas buscas do Google. Eles aparecem logo no início da busca do usuário, antes do resultado orgânico, e são identificados com uma marcação de  “anúncio”.

Alguns fatores são considerados pelo Google para a escolha do anúncio que aparecerá primeiro, conforme listamos abaixo:

Segmentação – O anúncio é exibido conforme a região geográfica escolhida;

Palavras-chave – Termo de busca escolhido para o anúncio;

Relevância dos anúncios – O tema do anúncio está de acordo com a palavra-chave escolhida;

Landing Page – a relevância pela qual as páginas de destino dos anúncios tem para os usuários;

Taxas de conversão – o quão relevante os anúncios são para os usuários, indicado pela quantidade de ações dos mesmos nas páginas de destino;

Lance – quem escolheu um Custo por Clique (CPC) maior que a concorrência leva uma vantagem maior; 

Índice de Qualidade: índice que mantém a dependência dos demais fatores listados acima.

Anúncio Display

Esses anúncios são veiculados em posts e aparecem em qualquer lugar da página.

Sua distribuição é baseada em alguns fatores que dizem respeito principalmente ao que for relevante ao usuário. Alguns dos critérios que o Google leva em consideração para a exibição dos displays são: palavra-chave, canais, remarketing e tópico. 

Google Shopping

Tipo de campanha recomendada para o empreendedor que possui uma loja online, ajudando no aumento de tráfego e geração de leads de qualidade.

Anúncio em vídeo

Formato de anúncio que disponibiliza publicidades no YouTube e em outras redes display do Google.

Lembre-se, da mesma forma que você está pensando em anunciar nesse tipo de plataforma o seu concorrente também estará. Por conta disso, separamos algumas informações básicas para que você aprenda a utilizar a plataforma da melhor maneira possível.

Primeiramente saiba que quanto maior o valor investido no CPC maior será a exibição dos seus anúncios. Mas além disso o Google define a sua posição nas buscas de acordo com uma classificação, chamada de Ad Rank.

O Ad Rank é a métrica que o Google utiliza e com base nela determina a ordenação dos anúncios nos resultados de pesquisa. 

O investimento no CPC será somente 1 dos 5 fatores que determinarão os cálculos da classificação do seu anúncio.

Caso você escolha o valor máximo e a forma automática para o Google gerenciar, a plataforma irá escolher um valor que esteja no seu orçamento e assim tentar aumentar o número de cliques.

Além do CPC a ferramenta dispõe de uma outra opção, conhecida como CPM, que você pagará a cada 1000 exibições dos seus anúncios. Essa opção não depende do clique do usuário, mas somente de sua exibição ao mesmo.

Através do Ad Rank e do lance, o Google fará a comparação dos seus anúncios com o da concorrência, exibindo assim apenas o link patrocinado que for mais relevante aos usuários.

Esse cálculo será refeito pelo Google a cada vez que um usuário fizer a procura, dessa forma a plataforma poderá apresentar um novo resultado ao usuário seguinte.

Esperamos que com essas informações e dicas você tenha compreendido melhor como funciona e qual o benefício em utilizar o Google Ads. Aproveite agora mesmo e faça um anúncio!