Turismo rural no Brasil

Turismo rural no Brasil: conheça a modalidade

Se você está pensando em embarcar em novas modalidades de turismo e sair um pouco do padrão, talvez o turismo rural seja o ideal! Veja como é praticado no Brasil e também as suas vantagens.

Você com certeza já ouviu falar das distintas modalidades de turismo, como arqueológico, sustentável, natural, e muito mais. Mas, você já ouviu falar no turismo rural no Brasil? Esse nome, de início, pode parecer um pouco estranho, mas está ganhando cada vez mais notoriedade.

Para introduzir bem esse assunto, é preciso introduzir um dado relevante: você sabia que 80% dos habitantes brasileiros residem em cidades? É cada vez mais comum que as pessoas migrem para espaços urbanos, abandonando a “vida de interior” e embarcando nas possibilidades que as cidades grandes oferecem.

O turismo rural vai contra essa maré, oferecendo diversas opções e destinos. Como é o caso do parque na Bahia de todos os Santos, Acolhida na Colônia em Santa Catarina, Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves (RS), Circuito das Frutas em São Paulo, Vale do Café no Rio de Janeiro, e por aí segue.

Essa também é uma forma de oferecer recursos para moradores de áreas menores, que também possuem uma renda limitada. Ou seja, a sociedade em volta dessas áreas rurais acaba ganhando com esse tipo de turismo. Movimentando o espaço e aquecendo a economia.

Se o assunto ainda está um pouco vago para você, neste artigo esclarecemos um pouco mais sobre o Turismo Rural, suas peculiaridades e também como fazer. Se você possui interesse pelo assunto, basta seguir com a leitura para conferir ainda mais! Vamos lá?

Afinal, o que é o Turismo Rural no Brasil?

Segundo o Ministério do Turismo, essa modalidade pode ser definida como “o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.

A ideia, então, não é apenas visitar os locais, mas aproveitar do melhor (e de forma responsável) de tudo o que possa oferecer. Por exemplo: ficar hospedado em um hotel-fazenda, realizar refeições de agricultores locais, incentivar a compra de produtos orgânicos e fabricados regionalmente, entre outros.

No Brasil, a modalidade de turismo começou a ter maior relevância a partir da década de 1980, mais especificamente no município de Lages, localizado no interior do estado de Santa Catarina.

Como embarcar no turismo rural?

Se você leu o artigo até aqui e está se perguntando como fazer para aproveitar essa modalidade, acredite, não é tão complicado. Primeiramente, procure por referências de pessoas físicas e/ou jurídicas que praticam o turismo rural nas cidades mais afastadas pelo Brasil.

Você também pode procurar sites e aplicativos especializados em turismo. O mais legal é que você já saberá qual a reputação do lugar pretendido, as possibilidades de entretenimento e descobertas. O mais importante é estar aberto ao turismo rural.

Quais os preparativos?

Ao embarcar nessa aventura, tenha certeza que você se integrará com a comunidade e que terá disposição para aplicar práticas regionais, seja alimentícia, de costumes, danças, músicas e outras formas culturais.

O Brasil é um país gigante. Apesar de sua área urbana estar em crescimento acelerado, muitos ainda preferem viver nos interiores e ter hábitos rurais. Dessa forma, é preciso apoiar o turismo rural no Brasil, pois estaremos fortalecendo as vivências dessas regiões.

Faça uma vasta pesquisa antes de partir para a viagem e prepare-se para viver uma experiência incrível. Essa é uma excelente forma de sair da rotina e vivenciar a rotina do campo. Qual será seu próximo destino?