Precisa de um novo jogo de jantar

Precisa de um novo jogo de jantar? Veja o que considerar na compra

Com tantos modelos à venda, o ideal é verificar quem irá utilizar e com que frequência, para acertar na escolha

Existem muitos tipos de aparelhos de jantar disponíveis. Podem ser feitos de materiais mais delicados, como a porcelana, ou ter composição simples para o dia a dia, como a faiança. 

Também há jogos de jantar voltados para famílias grandes, com filhos, ou para os recém-casados. Então, ao fazer a compra você terá bastantes considerações a fazer.

Até porque, independentemente do material escolhido e do uso dado para as peças, todos os aparelhos de jantar são essenciais e devem estar dentro das preferências dos moradores. Veja o que considerar ao comprar um novo conjunto.

Analise qual será o uso

Como este jogo de jantar será utilizado? O objetivo é ter itens exclusivos para ocasiões especiais ou é algo mais voltado para o dia a dia da família? A frequência e o contexto dos usos são dois dos principais fatores a se observar.

No entanto, lembre-se também de incluir outras situações. Se tem filhos, por exemplo, o ideal é apostar num material mais resistente, com custo-benefício mais atrativo.

Prefira os que contêm as peças básicas

As peças básicas são os pratos fundos, rasos e de sobremesa, somados com as xícaras de chá e seus pires. Caso já possua outros aparelhos de jantar e este seja complementar, vale a pena apostar no mais básico possível. A ideia também é válida para famílias pequenas.

Agora, se mais pessoas na casa vão utilizar as peças, o melhor é investir em um modelo que tenha as peças básicas, mas inclua mais itens.

Observe o design e as cores

Hoje existem variadas opções de cores e estilos dos pratos, copos e xícaras. Então, não precisa se contentar com o básico (o branco sem detalhes).

Antes de escolher, pense em seus gostos pessoais e, se houver mais pessoas na casa, vale considerar as preferências de todos.

Para dar um toque mais rústico, aposte na faiança; se deseja um jogo de jantar mais elegante, a porcelana será perfeita para cumprir a função.

Pense no jogo de jantar como parte da decoração

A decoração da cozinha ou sala não envolve apenas os móveis e demais objetos. Os aparelhos de jantar também precisam combinar com tudo. Inclusive, seguir esta ideia facilita na hora de selecionar os modelos preferidos.

Assim, observe a cor da toalha da mesa, paredes da cozinha, dos jogos americanos e tudo o mais. Com esses detalhes, defina qual estilo e cores ornam com o aparelho de jantar.

Escolha entre cerâmica ou porcelana

A cerâmica e a porcelana são os dois materiais mais conhecidos para estes itens. A primeira tem um toque mais rústico e oferece mais resistência, enquanto a segunda é elegante e delicada.

Peças em cerâmica são perfeitas para o dia a dia e para casas com crianças. Por outro lado, as de porcelana são ótimas para as ocasiões especiais.

Considere a qualidade do material

Para analisar a qualidade, vale buscar por comentários sobre a marca e também a composição das peças. Além disso, fazer uma boa compra não significa pagar caro ou apostar em algo luxuoso (a não ser que este seja o seu desejo).

Vale verificar a resistência, observar se o material risca ou mancha com facilidade e agregar o fator uso, considerando também quem utilizará o jogo.

Não se esqueça do custo-benefício

O mais comum, ao comprar um jogo de jantar, é apostar imediatamente nos mais baratos. Essa situação é recorrente no caso dos itens voltados para uso diário. Apesar disso, é legal lembrar da relação custo-benefício.

Por isso, antes de comprar, consulte a matéria-prima e o acabamento do material. Faiança e cerâmica, por exemplo, são indicadas para quem precisa de algo menos delicado. Já a porcelana pode ser uma ótima substituta dos jogos de vidro.