D-pantenol conheça a substância fortalecedora dos cabelos

D-pantenol: conheça a substância fortalecedora dos cabelos

Saiba tudo sobre a substância utilizada para melhorar a saúde da pele e fortalecer os fios

Para o cabelo ficar sedoso, forte e macio, é necessário hidratá-lo com uma certa frequência. Para isso, há diversos produtos no mercado de cosméticos que funcionam muito bem e que têm resultados ainda melhores quando combinados com outros ingredientes.

Uma das substâncias que vêm chamando bastante atenção nos últimos tempos é o D-pantenol, um suplemento em cápsulas que apresenta resultados rápidos. Saiba mais sobre o componente.

O que é de fato o D-pantenol?

Também conhecido como pró-vitamina B5, dexpantenol ou pantenol, trata-se de vitamina produzida tanto na pele quanto no cabelo, bastante utilizada pela indústria cosmética.

Inclusive, é possível encontrá-lo facilmente ao ler embalagens de cosméticos, como condicionadores, shampoos, máscaras, leave-in e outros produtos de beleza.

Basicamente, o componente é um tipo de álcool hidrossolúvel, rico em vitamina B5. Uma substância bem semelhante ao ácido pantotênico, que é outra vitamina importante para a saúde da pele e dos fios.

O D-pantenol é indicado para hidratação e cicatrização após queimaduras, tatuagem, e ferimentos, além de deixar os fios do cabelo mais macios e sem frizz.

Como é sua ação nos fios?

Quando aplicado no cabelo, o D-pantenol ativa o ácido pantotênico, responsável pelo bom funcionamento das enzimas e por equilibrar e repor os níveis de lipídios e proteínas do couro cabeludo.

Devido a suas substâncias microscópicas, a vitamina consegue penetrar moderadamente por meio da haste capilar, chegando aos fios e atingindo a raiz do cabelo.

Dessa forma, um visual mais saudável, sedoso e hidratado é proporcionado de forma quase instantânea. Por isso, o produto é indicado para a restauração do cabelo, possibilitando uma proteção maior aos fios, além de evitar a queda e a quebra.

Além disso, de acordo com especialistas, quando a substância é utilizada por um longo período de tempo, os resultados são ainda mais consistentes.

Logo, graças à ação profunda, o componente é indicado para quem possui cabelos danificados devido ao uso de procedimentos químicos, tingidos ou com frequentes quebras.

Quais os benefícios do D-pantenol para o cabelo?

O custo do D-pantenol é bem acessível e oferece vários benefícios para os cabelos, especialmente quando utilizado corretamente e combinado a outros produtos também eficazes para a nutrição dos cabelos.

Veja, a seguir, os benefícios proporcionados pelo D-pantenol para os fios:

  • Proporciona mais beleza e vitalidade para os fios;
  • Ajuda no crescimento capilar;
  • Oferece hidratação profunda e duradoura;
  • Promove ação anti-inflamatória;
  • Aperfeiçoa a maciez e textura do cabelo;
  • Impede a formação de pontas duplas;
  • Revigora os fios quebradiços e danificados;
  • Assegura um alto brilho para o cabelo;
  • Deixa os fios mais homogêneos e com mais elasticidade.

Como administrar o D-pantenol corretamente?

Como já mencionamos anteriormente, devido a todos os benefícios que ele apresenta, o D-pantenol pode facilmente ser encontrado em vários produtos de beleza. Apesar disso, caso você seja adepta ao cronograma capilar, é possível investir em produtos específicos para cada etapa da sua rotina de cuidados.

A lavagem é a primeira delas e pode ser feita com condicionadores e shampoos que apresentem o componente em suas composições. Dessa maneira, você conseguirá manter os fios hidratados por um período maior e não terá problemas com o ressecamento que, várias vezes, surge logo após o banho.

Já no estágio de hidratação, o D-pantenol pode ser encontrado em máscaras, que são indicadas para manter a maciez, o brilho e proteger as madeixas contra as temidas pontas duplas.

Por fim, capriche bastante na finalização do processo. Há alguns finalizadores que possuem o D-pantenol em suas fórmulas e ajudam a manter o efeito da hidratação por mais tempo.