Quais cuidados ter com a pele no inverno

Quais cuidados devemos ter com a pele durante o inverno?

A época mais fria do ano costuma ressecar a nossa pele, exigindo alguns cuidados mais intensos. 

A rotina de cuidados com a pele tem ganhado cada vez mais espaço no mundo dos cosméticos. Nos últimos anos, a quantidade e diversidade de ingredientes utilizados tem aumentado consideravelmente. Um exemplo disso são os alfa hidroxiácidos — compostos químicos que podem ser sintéticos ou naturais e acarretam inúmeros benefícios para a nossa pele, como melhor hidratação e iluminação, além de esfoliação e renovação celular.

Os cuidados com essa parte do corpo são importantes durante todo o ano. Nas estações mais frias, especialmente no inverno, esses cuidados devem ser redobrados com a utilização de AHAs para a pele, cremes hidratantes e higienização profunda, já que a pele costuma ficar mais ressecada nessa época do ano.

Beba muita água 

As células da nossa pele ficam mais secas no inverno porque elas encolhem, o que faz surgir aquela textura seca e escamosa. O primeiro passo para garantir uma boa hidratação é ingerir bastante água. Os cremes hidratantes são essenciais para ajudar nisso, mas uma hidratação mais profunda do organismo ocorre de dentro para fora.

Além de garantir que o corpo esteja hidratado, esse cuidado também é importante para que a pele produza sua proteção natural. Uma forma simples de assegurar a hidratação adequada da pele é levar uma garrafa de água na bolsa para qualquer lugar que você for. Mesmo que você não esteja com muita sede, fazer isso pode te ajudar a lembrar de beber água com regularidade ao longo do dia.

Além da água, é importante caprichar na nutrição, consumindo alimentos benéficos para a pele. O principal tipo de nutriente para isso são as isoflavonas, que  evitam o ressecamento e conferem mais elasticidade à pele. Esses nutrientes são facilmente encontrados em alimentos como a soja, framboesa, amora, leite e derivados, couve e doces como o chocolate amargo. O selênio também é essencial nesse processo, estando presente em nozes, amêndoas e castanhas.

Use filtro solar

Mesmo que a incidência de luz solar seja levemente menor nessa estação, segue sendo necessário aplicar filtro solar sobre a pele, já que o sol não desaparece e seus raios podem ser agressivos. É verdade que, nessa época, acabamos usando mais peças de roupa (e mais grossas) para nos proteger do frio, o que acaba resguardando a nossa pele dos raios solares. Contudo, o nosso rosto permanece desprotegido e exige aplicação de protetor solar. Qualquer parte do corpo que fique descoberta precisa desse mesmo cuidado.

Evite banhos muito quentes

No inverno, a tendência é tomar banho quentes para dar conforto térmico para o nosso corpo. Porém, é preciso não exagerar no aquecimento, já que água muito quente pode causar queimaduras na pele e retirar sua proteção natural, o que intensifica o ressecamento que já ocorre frequentemente nessa época do ano. É recomendado que o banho seja em temperatura morna e agradável para você. Além disso, é importante usar bons sabonetes hidratantes para nutrir a sua pele e reduzir as agressões. 

Use bons produtos

Além de manter os cuidados sobre ingestão de água e alimentação, é essencial ter bons produtos na hora de realizar as rotinas de skincare. Além de bons sabonetes para garantir uma boa higienização da sua pele, é importante investir em hidratantes labiais (já que os lábios costumam ressecar muito nessa época do ano), cremes hidratantes para o corpo, mãos e face.

É importante lembrar que as esfoliações devem ser feitas com cuidado, pois podem provocar alergias e aumentar o ressecamento. Também é necessário escolher boas máscaras capilares e óleos corporais (para garantir aquele acabamento cuidadoso com a pele logo após o banho).