tecnologia Outlast da NASA

O que é a tecnologia Outlast da NASA e como ela melhora seu desempenho no esporte?

Mecanismo consegue manter a temperatura ideal do corpo, independentemente da variação

A tecnologia Outlast da NASA chegou à indústria têxtil com bastante força. Estando em constante evolução, hoje em dia as marcas estão apostando na moda tech para se diferenciar no mercado. As roupas tecnológicas femininas e masculinas ajudam a resolver problemas do dia a dia, como a transpiração e a proliferação de bactérias.  

Já existem marcas que estão investindo somente em tecnologia para desenvolver roupas básicas que resolvam dificuldades cotidianas. Há peças inteligentes que conseguem, por exemplo, medir a pressão arterial, controlar a temperatura do corpo, combater a celulite, reduzir a transpiração, evitar a proliferação de bactérias e muito mais. 

Dentre as tecnologias mais interessantes do mercado está a Outlast, criada originalmente pela NASA e vem sendo aprimorada por diversas empresas no mercado. 

O que é a tecnologia Outlast da NASA? 

Desenvolvida pela NASA, a tecnologia é composta por PCMs (materiais que trocam de fase) para absorver, armazenar e liberar calor para que a pessoa tenha o conforto térmico ideal. As primeiras roupas com a tecnologia foram criadas para astronautas, por conta das condições de seus trabalhos. 

Podemos comparar a tecnologia Outlast ao gelo imerso em uma bebida. Conforme passa do estado sólido para o líquido, ele absorve o calor do líquido e resfria a bebida, conservando a temperatura apropriada por mais tempo. Por isso que a bebida não esquenta tão rápido se ela está num cooler com gelo, por exemplo.

No uso da tecnologia em camisas, a Outlast está aplicada em microcápsulas envoltas e protegidas em um invólucro de polímero, sendo capazes de mudar de fase. Assim, as thermocules, como as microcápsulas são chamadas, são incorporadas em tecidos e fibras para que a roupa consiga absorver e liberar o calor excessivo.

Como funciona a tecnologia Outlast da NASA? 

Primeiro é importante frisar que a tecnologia não funciona como uma espécie de drenagem, que controla a umidade da peça e retira o calor da pele. Ela regula o calor praticamente ao mesmo tempo em que controla a umidade, antes de ela ser produzida.

Dessa forma, a pessoa que está usando uma roupa com a tecnologia não sente as mudanças de fase, porque elas acontecem naturalmente para manter a temperatura ideal do corpo. 

A nossa pele é exposta a variações de temperatura que afetam o microclima do corpo. Quando isso acontece, a pele fica super aquecida e libera o excesso de calor por meio da transpiração, que ajuda a resfriar a pele. Isso não só causa a transpiração, mas também aumenta a temperatura e até a pressão arterial. 

Com uma roupa desenvolvida com a tecnologia Outlast, esse calor excessivo é absorvido pela peça, que o armazena nas thermocules. Assim a temperatura do seu corpo não aumenta, sempre mantendo um nível ideal para as suas atividades. 

O inverso também acontece: com o calor armazenado na roupa, em dias frios, quando a temperatura diminui, o calor é liberado de volta ao corpo, também ajudando a manter a temperatura ideal. Dessa maneira, sua pele está em conforto constante, o que ajuda a aumentar o seu bem-estar no dia a dia.

Quais são os principais benefícios da tecnologia Outlast da NASA para quem pratica esportes? 

Seja você um atleta ou um praticante de esportes comum, você sabe o que é transpirar em excesso e sentir muito mais calor ou frio do que o normal ao fazer uma atividade física. 

Nesse ponto, utilizar roupas com tecnologia Outlast traz a possibilidade de regulação térmica, equilibrando a sua temperatura corporal. Isto é, aquecendo seu corpo no frio e esfriando-o no calor. 

Conseguir estar sempre na temperatura adequada durante a prática de esportes é essencial para o desempenho da atividade e para o bem-estar durante o exercício. Dessa maneira, você se sente muito mais à vontade para praticar atividades físicas de alto rendimento e aprimorar a sua performance.