Como tornar seu quarto mais bonito

Como tornar seu quarto mais bonito adicionando só alguns detalhes?

Acessórios, como roupa de cama e objetos decorativos, fazem toda a diferença para mudar a cara do ambiente. 

A beleza de um ambiente é fundamental para deixá-lo aconchegante. Por isso, embora nem todo mundo dê a importância que merece, a decoração deve ser tratada como prioridade em todos os cômodos da casa.

Se estamos falando do quarto, isso é ainda mais importante, pois ele não é apenas onde dormimos, mas também o lugar onde podemos curtir nossa privacidade. E não é preciso gastar muito dinheiro ou trocar todos os móveis. Muitas vezes, detalhes, como um edredom bonito, já ajudam a dar outra cara.

A seguir, fizemos uma lista com algumas dicas de detalhes para deixar o seu quarto não só mais bonito, mas também mais com a sua cara. É só adaptar as ideias à sua realidade e gostos e colocar a mão na massa. A maioria delas você consegue fazer sozinho, com a ajuda de algum familiar ou amigo que tenha bom gosto.

Edredons e roupas de cama

Trocar as peças que você usa na sua cama é uma das formas mais simples para dar outro clima para o ambiente. A dica é escolher roupas de cama, edredons e cobreleitos que tenham a ver com o estilo do seu ambiente. 

Peças coloridas ou com estampas divertidas são ótimas para dar um ar cool. Se você prefere uma decoração mais clássica, aposte em cores únicas e acabamentos elegantes.

Almofadas e travesseiros

Um quarto precisa ser confortável, então nada melhor que ter várias almofadas e travesseiros, não só na cama, como também naquela poltrona ou tapete que você usa para leitura, por exemplo. Eles são ótimos complementos para a dica anterior. Capas fofinhas ou com frases divertidas podem ser legais.

Prateleiras

As prateleiras são ótimas soluções para adicionar elementos a um ambiente, especialmente se você tem pouco espaço. Elas podem servir para guardar objetos de uso pessoal em caixas organizadoras bonitinhas ou para montar uma decoração diferente, com objetos pelos quais você tem estima, por exemplo.

Livros, discos e souvenirs de viagem ficam um charme em cima de prateleiras por todo o quarto. Uma boa ideia também é instalar uma prateleira em cima da cama box, fazendo com que ela funcione como uma espécie de cabeceira. 

Iluminação

A iluminação é outro fator que influencia mais do que as pessoas pensam na composição de um ambiente. Você pode tanto trocar as lâmpadas por tonalidades de luz quente ou amarela, que são mais aconchegantes, como adicionar luminárias e luzinhas decorativas.

Um varal de luz na cabeceira da cama ou apoiado em alguma prateleira fica um charme e ajuda a dar um clima romântico ao seu quarto.

Souvenirs e objetos afetivos

Uma dica de ouro para se sentir bem num ambiente é enchê-lo de objetos que te tragam boas lembranças ao olhar. Podem ser souvenirs que você trouxe de alguma viagem, presentes que ganhou de pessoas especiais, desenhos de artistas que você admira, posters daquele filme ou banda que marcaram sua vida, etc.

Arte nas paredes

Os quadros mudam o clima e a escolha deve depender do estilo que você quer para o seu quarto. Podem ser fotos ou quadros que imitam obras de arte clássicas, mas também podem ter colagens, desenhos e frases que você goste. Os lambe-lambe, por exemplo, são modernos e ficam ótimos em molduras.

Plantas

As decorações com plantas estão em alta em todos os ambientes da casa e, por que não também no quarto? Elas podem ser instaladas no chão, nas prateleiras, no teto, nas paredes, onde preferir. 

Escolha vasos bonitos e prefeitura locais onde elas podem receber um pouco de luz do sol para ficarem sempre bonitas. É importante regar e adubar com regularidade, porque se plantas saudáveis embelezam o ambiente, plantas morrendo fazem o efeito contrário.