benefícios do limão

Conheça os benefícios do limão e sua importância para saúde

Popular e acessível, a fruta pode contribuir com diversos aspectos para o bom funcionamento do organismo.

O limão faz parte do dia a dia de muitas famílias, sendo uma das frutas mais comuns da culinária brasileira. O sabor ácido característico pode não agradar a todos, mas algo que não há como negar são os inúmeros benefícios que o limão pode trazer para a saúde.

Tudo isso graças a uma composição rica em vitamina C e outros nutrientes importantes. Assim, pode ficar tranquilo na hora de tomar preparos com a fruta, como a limonada tradicional, a limonada rosa, o suco detox e muitos outros. Saiba mais sobre essa fruta tão versátil e entenda como ela pode ajudar sua saúde.

Composição do limão

Quando se pensa em vitamina C, logo a imagem de uma laranja vem à cabeça. Mas você sabia que o limão também é muito rico nesse nutriente, ficando no top 10 das frutas com maiores quantidades de vitamina C?

E não é apenas pela presença de vitamina C que o limão se destaca. Outros elementos da sua composição mostram o quanto a fruta pode ser benéfica para a saúde como um todo. 

Veja alguns elementos da composição do limão tahiti (1 unidade), de acordo com a base de dados de sua tabela nutricional:

  • Vitamina C: 57,4mg
  • Cálcio: 76,5mg
  • Fósforo: 35,6mg
  • Magnésio: 14,6mg
  • Ferro: 0,3mg
  • Potássio: 192,4mg

Esses são apenas alguns, mas já deu para ver o quanto o limão é rico em diversos nutrientes.

Benefícios do limão para a saúde

Com tantos nutrientes, é de se esperar que a fruta traga diversos benefícios para a saúde. São vários os sistemas e órgãos que podem ganhar um aliado, mas para realmente sentir os pontos positivos, é preciso que o consumo seja constante, inserido no cardápio com regularidade. Conheça alguns benefícios do limão para a saúde!

Aumenta a imunidade

A vitamina C é um dos principais elementos que ajudam a regular a saúde do sistema imunológico. Por isso, o limão é uma ótima opção para quem quer melhorar a imunidade e manter o corpo mais protegido contra doenças, principalmente as virais na época do inverno. 

Melhora a digestão

Além de conter pectina, uma fibra solúvel que ajuda na formação do bolo fecal na hora da digestão, o suco de limão também contribui com a produção das enzimas digestivas e da bile. Esses dois elementos são primordiais na hora da digestão, principalmente de gorduras, que podem causar incômodos como azia.

Tem propriedades antissépticas

Você já deve ter ouvido falar ou mesmo já ter tomado um chá com mel e limão quando está gripado. O suco de limão tem poder antisséptico, sendo indicado para proteger a região da boca e da garganta quando um vírus ou bactéria está se instalando no organismo.

Previne anemia

Para que o organismo consiga absorver o ferro, é preciso também da ação da vitamina C. Por isso, o limão é um aliado na prevenção da anemia, pois pode aumentar as taxas de ferro absorvidas pelo corpo. Mesmo sem a possibilidade da doença, é importante manter os níveis da vitamina e do ferro em dia. 

Previne as pedras nos rins

Além das propriedades diuréticas, ou seja, que estimulam a produção da urina e, consequentemente, aumentam o número de idas ao banheiro, o ácido cítrico presente no limão também deixa a urina menos ácida. Com isso, diminuem as chances do surgimento de pedras nos rins.

O limão é realmente uma fruta versátil e muito benéfica, mas também vale lembrar que nenhum alimento, sozinho, faz milagres. O ideal é que o limão seja inserido em uma rotina alimentar diversificada, considerando também outros alimentos e preparações ricos em nutrientes. Afinal, manter a saúde é um processo complexo, que precisa de atenção diariamente.