Qual a quantidade ideal de fios de um jogo de cama

Qual a quantidade ideal de fios de um jogo de cama?

Saiba tudo sobre fiação de tecidos e não tenha mais dúvidas na hora de fazer sua escolha

Ao comprar roupas de cama para a sua casa você já se deparou com a quantidade de fios do tecido e não sabia o que esse número significava? Neste artigo você vai resolver todas as dúvidas sobre a fiação dos tecidos para fazer escolhas acertadas.

O número de fios de um tecido corresponde à quantidade de fios por polegada quadrada do material, ou seja, em um pedaço de 2,54 cm x 2,54 cm do tecido. A quantidade de fios entrelaçados resulta em maciez e durabilidade em todas as peças de um jogo de cama.

Mas é preciso saber que não há uma numeração ideal de fios para um tecido ser de qualidade. A opção por uma quantidade específica de fios de um jogo de lençol depende da finalidade de uso da peça, do seu gosto pessoal e também do quanto está disposto a pagar pelo produto.

Numeração 

Tratando-se de algodão, tecido natural altamente procurado por sua maciez, resistência, durabilidade e propriedade antialérgica, a fiação pode ser de 150 (tipo mais comum), passando pelos mais sofisticados, que vão de 180 a 600 fios, e pode chegar até 1400 fios, em roupas de cama mais raras de encontrar à venda.

150 fios

Um tecido 100% algodão de 150 fios, ou seja, que contém 150 fios entrelaçados em uma polegada quadrada, é suave e agradável ao toque. É o modelo mais fácil de encontrar no mercado e apresenta excelente relação custo-benefício. Por ser de algodão tem uma ótima respirabilidade, ideal para o calor. O tecido também é fácil de lavar, o que o torna bastante funcional para uso diário.

180 fios

Um tecido de algodão com 180 fios entrelaçados em uma polegada quadrada é considerado um percal. O percal, pela quantidade de fios, possui uma trama mais fechada, deixando o tecido mais denso, apesar de ser fino. Ele é bastante resistente e durável, mas também oferece maciez e conforto.

200 fios

Uma peça com 200 fios, sendo também 100% algodão, já é considerada mais nobre. Pela quantidade de fios aplicados, ela oferece mais suavidade e apresenta um toque acetinado, proporcionando mais conforto, beleza e brilho. Essa é uma peça também bastante durável. Contudo, todas essas características fazem com que ela tenha um preço mais elevado no mercado.

300 fios

No mercado, você também encontra peças com 300 fios. Isso significa ainda mais maciez ao toque, resistência e durabilidade. Um tecido altamente entrelaçado como este possui um brilho intenso, por ser bastante acetinado. É um produto que promove muito aconchego, sendo considerado nobre. Pela qualidade oferecida, tem um preço acentuado.

400 fios

Um jogo de cama de 400 fios é bastante nobre e elegante, ainda mais se for confeccionado em algodão egípcio. Esse tipo de algodão é mais raro de encontrar, o que torna o produto exclusivo e especial.

Ele se caracteriza pela colheita manual, enquanto outros tipos de algodão são extraídos com a utilização de máquinas próprias. A ausência de maquinário faz com que a fibra do algodão seja preservada, produzindo um fio mais macio e brilhante.

600 fios

Se você procura sofisticação, um produto de  alta qualidade e que provoque extremo conforto, adquira peças de algodão com 600 fios. Com essa trama, as peças são consideradas de luxo, e dessa forma são encontradas no mercado com preços bastante elevados. Um produto de 600 fios é altamente resistente e durável, mas também arejado e macio ao toque. 

1000 fios ou mais

Peças com 1000 fios ou mais são bastante raras e significam um enxoval de luxo, com altíssima qualidade. Jogos de cama nesse perfil costumam ultrapassar os R$1.000, por sua delicadeza, resistência e maciez extrema.