Como funciona o check-in on-line

Como funciona o check-in online em viagens?

Procedimento adotado por companhias aéreas e hotéis tem o intuito de facilitar a vida dos viajantes.

Quem já viajou de avião sabe da possibilidade de enfrentar uma dor de cabeça no momento de fazer o check-in antes de embarcar. As filas e os imprevistos, como a falta de um documento ou ter problemas para emitir o cartão de embarque, podem fazer com que o viajante perca o voo.

Assim, antes de aproveitar uma boa promoção de viagem em alguma agência ou site, você deve se inteirar sobre como evitar esse tipo de problema. O check-in online foi a solução encontrada para tornar a vida do turista mais fácil. Não sabe do que se trata? Saiba tudo neste artigo.

O que é o check-in online?

As companhias aéreas adotaram o procedimento do check-in online com o objetivo de facilitar a vida dos passageiros. Ao invés de os dados de embarque serem checados presencialmente, o viajante precisa apenas acessar o site da companhia (ou até seu aplicativo para celular), preencher os dados solicitados e imprimir o cartão de embarque gerado.

Isso é fundamental porque não é a passagem aérea que você compra em agências de viagens ou pela Internet que garantirá a sua presença no voo. Para isso, você precisa do cartão de embarque, que é emitido pelo check-in depois de suas informações terem sido confirmadas.

Benefícios

A maior vantagem de optar por esse procedimento é a facilidade e a agilidade para garantir o embarque. Com isso, o viajante pode economizar tempo e não precisa se preocupar com imprevistos, tais como possível trânsito, atraso ao fazer o check-out no hotel, problemas no sistema ou fila para chegar ao balcão de atendimento da companhia. Dessa forma, não há riscos de perder o voo e ter que gastar mais dinheiro para a aquisição de uma nova passagem.

E para despachar as malas?

O processo também se torna mais ágil no momento de despachar as malas de viagem. Para isso, é preciso ir até o balcão da companhia, como se fosse realizar o check-in presencial. No entanto, há empresas que disponibilizam balcões exclusivos para despacho, garantindo ganho de tempo e filas menores e mais rápidas. Caso esteja sem bagagem ou somente com bagagem de mão, você precisa apenas do cartão de embarque para conseguir entrar no voo.

Como é feito o check-in online?

Cada companhia tem seu próprio procedimento, mas o funcionamento é essencialmente o mesmo entre elas. Primeiro, é necessário acessar o site da companhia e selecionar a aba de “Check-in”. Nela, você deve digitar o código de reserva do voo, seus dados pessoais e as cidades de partida e chegada.

Também é necessário preencher os campos com outras informações, como e-mail e número de celular. Assim, o cartão de embarque é enviado para o seu e-mail ou é disponibilizado no próprio site, onde você pode baixá-lo. Com isso, basta imprimi-lo e levá-lo no dia da viagem. Você também pode apresentá-lo usando o seu celular.

Fique atento se a empresa pela qual você está viajando determina o comparecimento no guichê para a impressão do cartão. Também esteja ciente que nem todas as companhias e aeroportos disponibilizam o serviço. Por fim, é importante saber qual o tempo de antecedência em relação ao horário de partida do voo que as companhias determinam para realizar esse procedimento: cada uma terá seu próprio regulamento, mas, em geral, ele é de 72 horas.

E o check-in online para hotéis?A lógica e as vantagens são as mesmas da viagem aérea. Ele é feito no site ou aplicativo do hotel, no qual é disponibilizado um formulário online para que os hóspedes preencham com suas informações pessoais e dados da reserva. Com isso, não é necessário preencher um check-in presencial ao chegar no local, evitando filas e gastando mais tempo que o necessário. Basta validar sua estadia na recepção do hotel e o seu quarto será liberado.