Quais os principais modelos de sofá para sala

Quais os principais modelos de sofá para sala?

O móvel precisa ser do tamanho certo para o seu ambiente. Conforto deve ir antes de beleza, mas ela também importa.

O sofá é um dos móveis mais utilizados e marcantes em uma casa. É nele que costumamos nos aconchegar para ler ou ver TV, e também onde confraternizamos com nossa família e amigos. O problema é que são tantas opções — sofá de canto, modulado, reclinável, cama —  que muita gente tem dificuldade para escolher.

O mercado está atento às mais diversas demandas dos consumidores e sabe que o sofá perfeito para cada sala depende de uma série de fatores. Por isso, para saber qual é o melhor modelo para você, precisa pensar em todos eles, sobre os quais vamos falar daqui a pouco.

No entanto, os principais definidores de qual modelo de sofá você precisa são: o tamanho do seu ambiente e utilidade do móvel. Os principais modelos disponíveis no mercado têm a ver justamente com isso:

  • Sofá-cama: como o nome diz, essa é uma boa ideia se você precisa de um móvel versátil, que também acomode as suas visitas em algumas ocasiões. Ele é perfeito para casas pequenas e também fica bem em cômodos menores, pois dobrado pode ser bem compacto;
  • Sofá modulado: esse é um modelo perfeito para quem gosta de ter a opção de mudar a decoração conforme a necessidade. Esse tipo de sofá é feito em módulos, que podem ser dispostos como a pessoa quiser. Por isso, é ótimo para qualquer tamanho de espaço, basta escolher a quantidade de peças.
  • Sofá de canto: esse tipo de sofá se acomoda no canto da parede, formando um “L”. Também fica bem em todo tamanho de sala, sendo ótimo para aproveitar o espaço, o que pode ser uma boa ideia para as pequenas. No entanto, nas grandes, também fica bem como uma opção a mais de assento;
  • Sofá reclinável: esse tipo de sofá é ideal para quem gosta de ler ou ver TV na sala com muito conforto. Ser reclinável faz com que ele seja ótimo para tirar um cochilo depois do almoço ou maratonar aquela série. Para ficar melhor ainda, só se ele também for retrátil, que é o próximo da lista;
  • Sofá retrátil: esse é um tipo de sofá muito popular porque garante tanto o conforto quanto a circulação no espaço. Em geral, ele aumenta de tamanho para acomodar as pernas e pode diminuir quando não estiver sendo usado ou quando você quiser apenas ficar sentado da forma convencional.

O que você precisa considerar antes de escolher?

Para começar, você precisa avaliar o tamanho da sua sala. Muitos modelos são confortáveis, mas também robustos, o que precisa ser considerado se você tem um espaço pequeno. É muito importante medir o local onde pretende colocar o seu sofá, considerando dimensões e profundidade, antes de fechar um negócio.

Quase todos os modelos têm opções quanto ao número de pessoas que ele pode acomodar, de um a quatro lugares ou mais. Essa escolha depende do tamanho da sua família, mas também do seu espaço. Um sofá de muitos lugares é o sonho de muita gente, mas pode virar pesadelo se não deixar espaço para circulação.

Também é essencial investir em um móvel que tenha a ver com a decoração e que vá deixar a sua sala bonita e aconchegante. O material do qual ele é feito, o acabamento, as cores e o estilo influenciam nisso. Existem opções confortáveis em todas elas, basta fazer uma boa pesquisa.

O seu orçamento é outro fator que precisa ser considerado, visto que os preços de sofá podem variar bastante. Em geral, a dica é pesquisar dentro da faixa que pode pagar, mas não escolher o mais barato daquela categoria. Observar o conforto e a qualidade é fundamental para garantir que vai fazer um bom negócio.