Quais itens preventivos da COVID-19 as empresas devem ter

Quais itens preventivos da COVID-19 as empresas devem ter?

Objetos essenciais auxiliam as empresas na responsabilidade de manter a segurança dos funcionários e clientes; confira os principais

A prevenção à disseminação da COVID-19 é uma responsabilidade de todos nós, tanto na esfera individual quanto na coletiva. Essas noções, aliás, podem mesmo ser questionadas nessa situação tão específica, uma vez que nossas ações poderão ter consequências à vida de outras pessoas.

Exatamente por isso, as empresas devem estar preparadas para oferecer o mais elevado nível de segurança aos seus clientes, colaboradores e gestores através da aplicação dos protocolos de segurança, limpeza e higiene, comprovadamente métodos efetivos de prevenção e combate à crise atual.

Além do distanciamento social, do oferecimento de teletrabalho quando este se fizer possível e da segurança salarial oferecida, é essencial que os comércios tenham alguns itens preventivos em seus estabelecimentos para que a saúde de todos seja preservada.

Em nossa lista apresentamos os principais deles. O essencial, entretanto, é que você certifique quais, além dos de uso geral, devem ser implementados para o seu tipo de negócio específico.

Dispenser de álcool em gel e detergente

Item básico para qualquer estabelecimento comercial, o dispenser de álcool em gel é essencial não somente para empresas, sendo sua obrigatoriedade sendo estendida a serviços públicos como bibliotecas, delegacias e museus. Isso porque uma das medidas mais importantes no combate ao novo coronavírus é a higienização das mãos.

Em casa, é claro, é possível que se faça isso de maneira mais simples, usando a pia e a torneira de nosso lavabo ou banheiro. Fora dela, entretanto, faz-se essencial que se forneça essa possibilidade a todos, desde os funcionários até os clientes, passando, é claro, pelos gestores.

O mais comum é que dispensers com detergente ou sabonete líquido estejam ao lado das pias de uso público do local. Já os com álcool em gel deverão estar distribuídos ao longo do espaço, considerando-se, sempre, as suas dimensões. Dessa forma, quanto maior a empresa, mais dispensers devem ser instalados no local.

Termômetro

Para estabelecimentos de grande porte com visitação de clientes em larga escala, tais quais os supermercados, é exigido que a temperatura corporal seja medida antes de se entrar nas instalações do estabelecimento como forma de controlar um potencial contágio massivo do vírus.

Apesar de haver casos de pessoas assintomáticas, que não vão apresentar qualquer sinal no corpo, bem como a existência de outras doenças além da COVID-19 que vão apresentar alteração na temperatura, essa é uma medida efetiva, que oferece maior segurança à empresa, aos funcionários e aos clientes.

Mas a verdade é que o termômetro pode ser utilizado em comércio de qualquer tamanho da mesma maneira, especialmente naqueles em que há contato físico direto entre o funcionário e o cliente, tais como os salões de beleza e as clínicas de estética.

O tipo de termômetro mais indicado é o digital, uma vez que ele não exige o contato entre a pessoa que está tendo a temperatura medida e o dispositivo.

Máscaras para os funcionários

O uso cotidiano da máscara é relativamente recente para a maioria de nós. Essencial para profissionais da saúde e alguns setores da indústria onde existe grande contato com microrganismos e micropartículas sólidas, passou a ser um protocolo básico para qualquer pessoa que está fora de casa, especialmente no trabalho.

Por essa razão, algumas de suas dinâmicas de funcionamento ainda estão sendo compreendidas. De toda forma, é cada vez mais comum que as empresas forneçam a máscara correta para os funcionários, vez que pode se considerar o item como parte do uniforme.

Em algumas empresas, a compra do uniforme é de responsabilidade do funcionário e, nessas situações, pode se considerar que a máscara também o seja. De toda forma, tal qual se faz com o uniforme, é responsabilidade da empresa orientar os colaboradores sobre o modelo ideal a ser comprado e até mesmo indicar fornecedores que oferecem o produto, bem como sua fiscalização posterior.

Produtos de higiene e limpeza 

A manutenção da limpeza dos estabelecimentos passou a ser ainda mais importante que antes. Assim, ter produtos necessários para proporcionar a sua realização de maneira efetiva também é de responsabilidade do empresário.

Aqui, vale analisar cada caso. Se seu estabelecimento tem muito vidro e piso de madeira, por exemplo, o ideal é que você busque por produtos destinados especialmente à limpeza destes materiais. O mesmo pensamento, é claro, deverá também ser aplicado a outras superfícies, como os azulejos e os metais.

É importante ressaltar que cada vez mais é possível encontrar produtos com características antivirais, o que é uma vantagem extra na prevenção contra a COVID-19. Nesses casos, leia o rótulo e busque por aqueles que têm essa qualidade testada em laboratório, geralmente indicada no verso da embalagem.