tecnologia 5G

Como a tecnologia 5G pode impactar em nossas vidas?

O que é e como funciona a Tecnologia 5G? O que a difere das outras tecnologias? No artigo, veremos as respostas para essas e outras perguntas.

Hoje em dia as pessoas já não imaginam mais as suas vidas sem a internet. Ela é importante na comunicação, no entretenimento, no trabalho, ou seja, em todas as áreas da vida. Agora, imagina assistir aquela série maravilhosa e baixar os episódios em poucos minutos. Muito bom, não é? Pois então, é isso que a tecnologia 5G promete.

A 5G é a nova tecnologia que os setores de rede móvel vão trazer aos seus usuários. Mas o que é e como funciona a tecnologia 5G? O que a difere das outras tecnologias? Isso é o que iremos descobrir ao longo deste artigo.

O que é a tecnologia 5G?

O 5G é a próxima geração de tecnologia para a internet móvel. Mas, primeiramente, vamos entender desde o início.

A tecnologia 2G permitiu o envio de e-mails e SMS através do celular. Já com a tecnologia 3G, foi possível enviar fotos e vídeos de um aparelho a outro. E por fim, a atual 4G, que trouxe uma revolução ainda maior. Ela permitiu realizar download de conteúdo, transmissões ao vivo, assistir filmes e séries e ouvir músicas. E tudo isso com uma velocidade maior do que as tecnologias anteriores.

Se a 4G já foi considerada uma revolução de velocidade, agora imagine a 5G. A promessa é que essa tecnologia seja até 20 vezes mais veloz que as redes já existentes. Além disso, promete uma cobertura bem mais ampla e conexões com maior estabilidade.

Portanto, a maior vantagem do 5G comparando a atual 4G, é uma capacidade maior que permite a conexão de mais dispositivos e uma velocidade muito além.

Mas será que realmente todas as promessas vão se cumprir? Será que a rede vai funcionar? Infelizmente a tecnologia 5G ainda não é uma realidade, as ondas magnéticas por onde passam o sinal da internet estão liberadas apenas para o sinal 4G.

Quando a 5G chega ao Brasil?

Mas por qual motivo a 5G ainda não está disponível no Brasil? A questão é simplesmente a regularização. A tecnologia será comprada de empresas estrangeiras que estão desenvolvendo. Portanto, o primeiro passo seria a realização de um leilão das frequências magnéticas onde são distribuídos o sinal da internet. Esta operação já deveria ter ocorrido, mas devido à pandemia do coronavírus foi adiada para o segundo semestre de 2021. Estima-se que o Governo Federal vai angariar cerca de 25 bilhões de reais. 

Apesar deste prazo, há uma falta de acordo sobre as condições de realização do leilão. Sendo assim, pode ser que atrase ainda mais a chegada desta tecnologia ao país.

Porque o 5G será tão importante na vida das pessoas?

Considerando a crise pela qual o mundo inteiro passa, podemos perceber que o mundo se tornou ainda mais digital. A tendência é isso se consolidar cada vez mais. 

Atualmente, muitas pessoas têm trabalhado remotamente, feito reuniões por meio digital, compras online e pasmem, até exercícios físicos e encontro entre os amigos por meio digital.

Para que isso ocorra da melhor forma possível, será necessário cada vez mais um investimento maior em tecnologia. Por isso, usando o 5G será possível que as empresas transmitam esses grandes volumes de dados pelo aparelho celular de maneira mais rápida.

A educação a distância será muito beneficiada. Será muito mais fácil o aprendizado, pois haverá um melhor acesso a todo o material didático.

O entretenimento também será muito beneficiado, visto que em menos de 1 minuto será possível fazer o download de um filme, por exemplo.

Porém, a tecnologia 5G tem sido o tema de uma guerra entre os Estados Unidos e a China. Isso porque, uma empresa chinesa chamada Huawei tem investido muito dinheiro e tempo no desenvolvimento da tecnologia 5G. Essa empresa saiu muito à frente das empresas do setor de outros países. Aí que está o ponto de conflito, os Estados Unidos fizeram acusações de espionagem industrial e roubo de tecnologia por parte da Huawei e os chineses, claro, negaram tudo.

Em retaliação ao avanço do 5G, o governo americano proibiu que empresas americanas fizessem qualquer tipo de comércio com a empresa rival. 

Aí está outro problema. A empresa chinesa utilizou a tecnologia 5G necessita de peças que são produzidas por empresas americanas. Com isso, toda essa guerra tecnológica é também uma guerra comercial e tem atrasado todo o processo.

Tecnologia 5G nos aparelhos celulares 

Atualmente, o que todos os usuários de tecnologia móvel querem saber é quando poderão ter a tecnologia 5G. Além do funcionamento dessa tecnologia, é necessário que o aparelho móvel suporte a mesma. Para isso, os fabricantes de aparelhos celulares terão que trazer ao mercado celulares mais avançados que suportem o 5G.

Percebemos também que a evolução dos smartphones caminham nessa direção, tendo em vista a adaptação a essa nova tecnologia. Várias fabricantes já estão trazendo ao mercado modelos capazes de suportar o 5g.

Apesar de todo esse cheirinho de inovação tecnológica chegando, precisamos lembrar que aqui no país nem tudo é festa. Infelizmente, a cada 4 pessoas, uma não tem acesso à internet no país. Certamente durante a pandemia ficou pior. Foi possível ouvir relatos de muitos professores sobre suas dificuldades de oferecer um conteúdo, pois seus alunos não tinham acesso ou então tinham um acesso deficiente. 

Isso nos mostra que, além de novas tecnologias, é preciso melhorar o acesso e distribuir essa rede de forma igualitária.