Como unir minimalismo e estilo geek na decoração

Como unir minimalismo e estilo geek na decoração?

Alie tendências decorativas e crie o espaço dos sonhos.

O minimalismo tem como filosofia a ideia de que menos é mais, já o estilo geek é um modelo de decoração baseado no universo dos filmes, séries televisivas, quadrinhos, jogos, livros, ciência e tecnologia. 

É possível aliar a simplicidade e praticidade do minimalismo aos elementos da cultura geek, criando um ambiente bonito, estiloso, moderno e funcional. Alguns itens não podem faltar em um cômodo geek minimalista, como mesa de estudos, computador, uma boa e confortável cadeira gamer. Para outras dicas, leia a seguir:

Escolha as referências

O primeiro passo para ter uma decoração em estilo geek com abordagem minimalista é escolher as referências que serão trabalhadas. Filmes? Séries? Jogos? Livros? E entre essas categorias, quais produtos? 

Você pode escolher como tema base, por exemplo, o jogo Super Mario Bros, o universo dos super-heróis, filmes como Star Wars ou a série de livros Senhor dos Anéis. Você também pode mesclar referências, mas é preciso organizá-las com harmonia. Contudo, não é muito interessante ter muitas porque isso dificulta os processos de escolha e adornação. Opte pelos produtos de que você é mais fã e que mais expressam a sua personalidade. 


Crie uma paleta de cores

A partir das referências escolhidas, crie uma paleta de cores. É sempre bom trabalhar com o preto e o branco como base, pois são cores neutras e sóbrias que harmonizam o ambiente e combinam com quaisquer outros tons. 

Mas também você deve apostar em peças coloridas. Escolha cores fortes e vibrantes que representem o produto escolhido. Exemplo: a combinação de cores vermelho, amarelo e preto se sua referência for Harry Potter. Cômodos geeks devem ser ambientes descontraídos e alegres. Use as cores a seu favor para promover um espaço leve e divertido.

Adote móveis multifuncionais

O cômodo deve ter uma pegada geek, mas, se a ideia é que ele seja também minimalista, você deve ter apenas aquilo que é essencial, principalmente em se tratando de móveis.

Se for uma sala, opte por um sofá que seja retrátil ou que tenha outros usos, como sofá-cama. Tenha estantes expositoras para colocar livros, jogos e itens decorativos, como peças de colecionador.

Escolha objetos pela beleza, mas também pela qualidade e durabilidade. A opção por itens que resistam ao tempo é um traço da cultura minimalista. Uma dica é trabalhar bastante com materiais de metal, como ferro e aço.

Trabalhe a iluminação

O ambiente, minimalista e geek, deve ser bem iluminado. Adote lâmpadas em LED, por exemplo. Você pode ter luminárias legais, coloridas, com design inovador ou com formas que remetam a um personagem ou tema do universo da cultura pop.

Decore as paredes

Use as paredes como suas aliadas na decoração. Além de pintura, você pode decorá-la com adesivos ou colocar quadros decorativos e pôsteres. A dica das prateleiras também entram nesse quesito.

Tenha peças minimalistas e acessórios geeks

Ao escolher peças para decorar o seu cômodo geek, você pode optar por objetos que sejam minimalistas, como quadros com desenhos que, com poucas referências de cores e formas, seja possível saber o personagem ou tema de que se trata. Peças versáteis que ajudam a dar um tom geek ao local são almofadas e tapetes, que podem ser bastante coloridos e diversos.

Deixe tudo sempre organizado

Um ambiente geek e também minimalista deve ser muito organizado. Tudo deve ter seu lugar. Por exemplo: um local para guardar ou expor controles e consoles, outro para guardar ou expor jogos e livros, etc. Tenha um ambiente harmônico e equilibrado, portanto não invista em muitas peças decorativas se não tiver como ordená-las.