principais HQs que inspiraram os filmes da Marvel

As 5 principais HQs que inspiraram os filmes da Marvel

Desde o começo do século, os filmes baseados nos super-heróis da Marvel foram peças fundamentais para que o gênero fosse consolidado como um dos de mais sucesso dos últimos anos. E aos poucos, os filmes de herói foram ficando melhores.

Não apenas nos efeitos especiais, que com certeza permitem muito mais liberdade criativa do que eles tinham no começo dos anos 2000. E, é claro, no orçamento! Com os filmes faturando bilhões na maioria dos casos, os estúdios se sentem mais confiáveis para investir valores ainda mais generosos nessas produções.

Mas algo essencial que sempre esteve nesses filmes, obviamente, é a inspiração em histórias específicas das HQs. É claro que muitas vezes o estúdio, diretores, roteiristas e produtores precisam tomar decisões criativas e mudar algumas coisas das HQs, na hora de trazer a história para as telonas.

Às vezes, essas adaptações dão realmente certo. E outras vezes, resultam em algo tão distante das HQs, e da essência dos personagens, que fica difícil pros fãs defenderem. 

Mas uma boa HQ, e uma boa saga, é essencial para começar a desenvolver a história do filme, mesmo que mudem muitas coisas. Portanto, falaremos aqui de 5 grandes HQs que foram adaptadas nos filmes da Marvel ao longo dos anos.

Homem-Aranha: Nunca Mais!

A pequena saga ‘Homem-Aranha: Nunca Mais’ foi lançada em 3 edições da HQ do herói, começando em julho e terminando em setembro de 1967. 

Na HQ, vemos Peter desistindo de ser o Homem-Aranha graças a toda perseguição que ele enfrenta do público e autoridades, que não o respeitam. Essa história dos anos 60 se tornou um verdadeiro clássico na Marvel, e além de tudo, trouxe a primeira aparição do Rei do Crime nas HQs!

A história foi genialmente adaptada no também clássico Homem-Aranha 2, filme de 2004 estrelado por Tobey Maguire. Só que no filme, Peter começa a perder seus poderes por questões emocionais, mas também pelas dificuldades de balancear a vida pessoal e de herói odiado.

Dias de um Futuro Esquecido

Os X-Men são cheios de histórias e arcos épicos, assim como histórias dramáticas e com um profundo desenvolvimento social e político. Misturando um pouco de tudo isso e ficção científica temos a clássica ‘Dias de um Futuro Esquecido’.

O arco aconteceu durante 2 edições de Os Fabulosos X-Men, da edição #141 até a #142, no começo de 1981. A trama mostra um futuro distópico onde os mutantes são caçados e encarcerados em campos de concentração. Até que uma adulta Kitty Pryde envie sua consciência até o seu corpo mais jovem, no passado, para tentar convencer os X-Men e impedir que um momento importante para esse futuro trágico aconteça.

Uma das histórias mais importantes dos X-Men, foi adaptada na animação dos anos 90 e também no filme de 2014 (X-Men: Dias de um Futuro Esquecido), combinando a continuação de X-Men: O Confronto Final e X-Men: Primeira Classe em um só filme. Foi também o filme de maior bilheteria dos mutantes na Fox!

Velho Logan

Em 2008, o roteirista Mark Millar trouxe uma surpreendente versão do Wolverine em Velho Logan, arco que trouxe outro futuro distópico e extremamente caótico.

Onde a Terra foi conquistada e dividida entre facções comandadas pelos super-vilões, e poucos heróis continuam vivos, enquanto o Caveira Vermelha se proclama o Presidente dos Estados Unidos! 

Precisando pagar o aluguel para a Gangue do Hulk, o Velho Logan aceita uma missão com o Gavião Arqueiro (que agora está cego) para levar um pacote misterioso em uma viagem ao longo do país. Na história, descobrimos em flashbacks que na noite em que os vilões atacaram, o Wolverine matou todos os membros dos X-Men por causa de uma ilusão provocada pelo Mystério.

A base dessa história foi usada no filme Logan, despedida de Hugh Jackman no papel. Não temos um mundo tão caótico, mas é um futuro onde os mutantes não existem mais, e o Wolverine aceita uma missão, só que ao lado de um velho Professor Xavier. No filme, é um surto do Xavier, perdendo o controle dos seus poderes, que mata os X-Men. 

Guerra Civil

Entre 2006 e 2007, tivemos o famoso arco das HQs: ‘Guerra Civil’. A trama segue uma lei aprovada pelo governo dos EUA após um acidente, que obriga que super-heróis se registrem. Caso contrário, seriam considerados criminosos.

O que polariza os heróis que são a favor e os que são contra essa lei, com grupos liderados pelo Homem de Ferro e o Capitão América. A HQ escrita por Mark Millar mexeu com TODO o universo Marvel, envolvendo personagens como Vingadores, X-Men, Quarteto Fantástico, Justiceiro, Doutor Estranho e muitos outros.

Uma versão bem reduzida dessa trama foi adaptada nos cinemas em Capitão América: Guerra Civil. Apesar de não conter a mesma dimensão de milhares de heróis, o filme construiu muito bem a tensão entre as equipes polarizadas e o debate político, assim como a liderança dos grupos pelo Homem de Ferro contra o Capitão América.

Desafio Infinito / Guerra Infinita

Vingadores: Guerra Infinita é um dos principais filmes da história da Marvel, assim como o mais épico. Porém, apesar do título, a trama do filme é baseada em uma outra HQ: Desafio Infinito!

Que é a saga de HQs escrita por Jim Starlin em 1991, que mostra a caçada de Thanos para reunir as Seis Joias do Infinito (ou Gemas) com o intuito de conquista a Lady Morte, personificação física da Morte no universo Marvel.

Fragmentos da história foram adaptados no filme de 2018, com a queda do Surfista Prateado no Sanctum do Doutor Estranho para avisar da chegada de Thanos, que no filme ocorreu com o Hulk. E, é claro, o poderoso Estalo dado por Thanos que elimina metade da vida do universo.

Nas HQs, a Guerra Infinita ocorre DEPOIS do Estalo de Thanos, e se desenrola em cima de Adam Warlock, que roubou a Manopla com as Joias. 

A saga das HQs trazem muitos outros personagens que não estão nos filmes, como o próprio Warlock e até o demônio Mefisto. Bem diferente, né? Mas a essência ainda está lá.

LEITURA RECOMENDADA:

  1. Os 9 melhores sites para assistir filmes em 2021
  2. Os 7 melhores sites para baixar filmes em 2021
  3. Como descobrir o nome de um filme: 5 dicas para você
  4. Melhores filmes Netflix: TOP 5 filmes de tirar o fôlego