8 opções de bebidas energéticas para tirar seu sono

8 opções de bebidas energéticas para tirar seu sono

Saiba quais bebidas podem ser suas aliadas para manter o corpo acordado.

Você está precisando se manter desperto e atento ao longo do dia? Aqui vai uma lista de bebidas que podem te ajudar nessa missão. Para tornar tudo mais fácil e prático, que tal fazê-las em uma máquina de bebidas em cápsula? Em um piscar de olhos, as mais diversas bebidas — frias ou quentes — ficam prontas para serem consumidas.

Café

O mais querido entre os brasileiros não poderia ficar de fora dessa lista. A bebida afasta a sensação de cansaço e nos deixa mais atentos, concentrados e focados. A causa disso é a ação da cafeína, composto químico que atua diretamente no sistema nervoso central. Ela inibe a ação da adenosina, conhecida como hormônio do sono, responsável por comunicar ao corpo o seu cansaço e necessidade de descanso. Uma xícara média de café contém cerca de 100 mg de cafeína.

Chá preto 

A cafeína também está presente no chá preto, extraído da planta camellia sinensis. Além da cafeína, que já é estimulante, o chá apresenta a substância L-Teanina, que também melhora a performance cognitiva e aumenta o estado de alerta. Dessa forma, o chá, que pode ser consumido quente ou frio, é uma excelente opção para se manter acordado. Seu efeito pode ser notado, em média, 30 minutos após a ingestão.

Chá mate

Muito consumido na América do Sul, o chá mate é outro aliado para quem quer estar desperto. Estudos sobre a erva-mate revelam que ela é composta por diversas propriedades benéficas ao ser humano, como alcaloides (cafeína, teofilina e  teobromina); ácidos fólicos e cafeicos (taninos); vitaminas A, B1, B2, C, e E; sais minerais (alumínio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês e potássio), entre outros. Essa composição faz com que o chá auxilie o aumento da vigília e diminua a sensação de fadiga no corpo.

Bebidas feitas com chocolate

O chocolate é um alimento feito a partir da fermentação e torra do cacau. No chocolate se encontram a cafeína, a teofilina e a teobromina, substâncias estimulantes, com ação no cérebro e também no coração. Então, além de produzir deliciosas bebidas, o chocolate é um excelente alimento para nos deixar atentos e focados.

Suco verde

Alie folhas verdes escuras — como a couve — à água de coco e especiarias estimulantes, como o gengibre, e você terá um suco poderoso, super nutritivo e energético para o dia-a-dia. Essa mistura é excelente para começar a manhã e dar aquele gás para realizar tarefas diárias, especialmente exercícios físicos.

Bebidas feitas com guaraná

Essa fruta da Amazônia é rica em guaranina, uma espécie de cafeína específica da planta. Também apresenta vitaminas do complexo B, flavonoides com ação antioxidante, e outros elementos bioativos semelhantes à cafeína, como a teobromina. Sendo assim, bebidas com base em guaraná, como shakes, energéticos e refrigerantes, são aliados para combater o cansaço, a fadiga e a indisposição.

Bebidas feitas com taurina

As bebidas chamadas comercialmente de energéticos, são geralmente produzidas com taurina. Essa substância é um aminoácido produzido pelo corpo que estimula o metabolismo, aumentando também a resistência física. Ela se alia à cafeína e, juntas, provocam estado de vigília, diminuição da sonolência, alívio da fadiga e aumento da respiração, da frequência cardíaca, da produção de urina e do metabolismo.

Refrigerante à base de cola

Pela presença de açúcares e cafeína, refrigerantes à base de cola podem ser usados para manter o corpo desperto. Uma lata de refrigerante à base de cola tem em média 35 mg de cafeína. Ou seja: ela auxilia no não adormecimento, mas é preciso que seja ingerida em grande quantidade para ter um resultado de fato satisfatório sobre o sono.