mentiroso

3 dicas para desmascarar um mentiroso

A mentira faz parte do nosso cotidiano e muitas vezes nos ajuda a viver melhor e mais harmonicamente em sociedade. Quem diz que nunca mente, certamente, está mentindo. Existem estudos que comprovam que um adulto solta ao menos três mentiras a cada dez minutos.

Seja por orgulho ou por vergonha, ou mesmo para evitar o impacto que a verdade nua e crua causaria, costumamos utilizar pequenas mentiras no nosso dia a dia para não magoar ou irritar as pessoas do nosso convívio. No entanto, muitas vezes a mentira pode ser levada para um lado mais nocivo, que pode causar prejuízos à vida de terceiros, e para tanto, nada melhor do que desmascarar o mentiroso para podermos resolver algum problema.

Acredite: não é preciso ser nenhum grande detetive particular para conseguir identificar mentiras e arrancar a máscara de alguém que esteja tentando nos enganar. Existem técnicas e dicas para identificar mentiras, e este artigo trará 3 delas. Vamos lá?

Expressões faciais

Especialistas em descobrir mentiras aconselham as pessoas a prestarem atenção a certas microexpressões faciais difíceis de esconder. É possível, por exemplo, descobrir um mentiroso através da coloração avermelhada que surge em suas bochechas ou uma coloração de fogo se a ansiedade tomar conta da pessoa. 

Além disso, o mentiroso pode:

  • Abrir as narinas;
  • Morder os lábios;
  • Piscar com mais frequência;
  • Respirar profundamente.

Estes são sinais de que o cérebro está trabalhando além do que deveria. Outro ponto importante a ser salientado é que o mentiroso costuma ter dificuldade de sorrir. 

Sorrisos sinceros costumam movimentar todos os músculos da face, como lábios, olhos e sobrancelhas, enquanto um sorriso falso move unicamente os lábios.

Fuga

O mentiroso está sempre ansioso em escapar da conversa em que ele precisa mentir. E o corpo, acredite, não mente. Mesmo sem perceber, mentirosos costumam apontar seus pés na direção de uma porta que pode conduzi-los para fora daquele ambiente.

Além disso, a pessoa que mente também reduz seus movimentos ao mínimo e muitas vezes coloca as mãos atrás das costas, como se estivesse ocultando algo.

O modo de falar

Mentirosos costumam falar pouco e mínimo extremamente necessário. Muitas vezes, também gostam de se justificar nas poucas palavras que soltam. Para ganhar tempo, os mentirosos costumam utilizar vários detalhes e repetir a pergunta que acaba de ser feita. Também não é incomum que falem vagarosamente para terem tempo de inventarem uma resposta crível.

Assim que a mentira é formulada com perfeição na mente do mentiroso, ele costuma acelerar o discurso e aumentar a velocidade da fala. Ele também costuma ficar de olho nas reações da pessoa enganada, tentando se certificar se a mentira foi engolida.

Mentirosos também podem usar expressões como “sinceramente” ou “para dizer a verdade”. E, em geral, eles costumam evitar palavras de exclusão como “mas”, “ou” e “exceto”, visto que, possuem dificuldade em processar pensamentos mais complexos.

Outro ponto que você pode utilizar a seu favor na hora de tentar pegar um mentiroso no flagra é observar se ele está utilizando menos pronomes pessoais como “eu” e “meu”. Pessoas que mentem tendem a querer se distanciar o máximo possível de suas histórias mentirosas.