Serras de Minas Gerais

Serras de Minas Gerais: conheça 4 encantadoras que ficam no estado mineiro

As serras de Minas Gerais ficam espalhadas por todo o estado e apresentam características como vegetação da mata atlântica, clima ameno e paisagens exuberantes.

As serras brasileiras são, sem dúvidas, destinos para lá de impressionantes do nosso país. Apesar do Brasil ser conhecido mundialmente pelas praias paradisíacas, os turistas que moram aqui sabem que existem outros cenários para se visitar, como as serras de Minas Gerais.

 

O estado mineiro, localizado no sudeste brasileiro, possui muitos destinos distribuídos pela sua extensão territorial e permite que os visitantes conheçam diferentes atrações em toda a região. As serras de Minas Gerais são alguns dos pontos turísticos mais procurados e que você deve colocar na sua lista de visita.

Por isso, neste artigo vamos mostrar uma lista com 4 encantadoras serras para você conhecer no estado de Minas Gerais. Aproveite para já pegar uma caneta e um papel para anotar esses lugares e saber quais são as principais atrações que eles possuem!

Se você ficou interessado, continue aqui e acompanhe a leitura.

                   

As serras do Brasil: lugares que fogem do padrão brasileiro

A região serrana que se espalha por todo o Brasil foge do padrão brasileiro. Quando os turistas que moram dentro e fora do país pensam em viajar, certamente destinos como praias são os primeiros lugares a ter em mente.

Porém, existem outros locais espetaculares, que formam um cenário natural exuberante dentro do interior brasileiro. As serras de Minas Gerais são uma mistura de vegetação fechada, parques naturais e um frio para lá de relaxante.

Elas ficam espalhadas pelo estado mineiro e possuem características próprias, como cachoeiras, pequenos vilarejos espalhados em volta e uma cultura local riquíssima, que conta um pouco da história do país.

Quais serras de Minas Gerais você deve conhecer?

Existe uma lista bastante extensa de serras de Minas Gerais para você conhecer, porém separamos aqui as 4 principais, que consideramos mais atrativas principalmente para quem está visitando a região pela primeira vez.

Veja quais são esses destinos e encante-se com as belezas naturais que eles oferecem:

1- Serra de Mantiqueira

Em primeiro lugar temos a famosa Serra da Mantiqueira. Esse é um destino com clima ameno, que se divide entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. As montanhas e rochas formam o cenário da região com a vegetação nativa da mata atlântica.

Esse destino é o que possui mais cachoeiras espalhadas, o que proporciona bons mergulhos para turistas que gostam de desfrutar esse tipo de lazer. É preciso apenas se atentar ao clima, já que toda a sua extensão é mais fria e não permite que o nado seja praticado o tempo todo.

2- Serra da Moeda

Na lista de serras de Minas Gerais, separamos também a famosa Serra da Moeda. Com uma altitude que chega até mesmo a 1.500 metros, o lugar é um excelente destino para quem deseja fazer trilhas e ver durante o dia as nuvens rentes às montanhas.

Para os fãs de esportes radicais como parapente, asa-delta ou afins, a serra é uma ótima opção para saltar e ver a vista deslumbrante. Existem também cachoeiras espalhadas pela região, mas é preciso salientar novamente que o clima ameno pode atrapalhar um pouco o mergulho.

Para quem está na capital Belo Horizonte, a chegada na Serra da Moeda é bem fácil, gastando menos de 30 minutos para chegar ao lugar.

3- Serra da Canastra

A Serra da Canastra é uma das serras de Minas Gerais com um visual diferenciado. Mesmo que se trate de montanhas espalhadas pelo meio da vegetação da mata atlântica, os relevos são menores e o clima é mais propício para mergulhos em cachoeiras e lagoas que se formam pela região.

O lugar é preservado naturalmente por ser berço da nascente do Rio São Francisco, o maior de todo o Brasil. Se você curte fazer trilhas, nadar e desfrutar de um lugar calmo e relaxante, indicamos conhecer e até mesmo acampar pelos diferentes lugares espalhados na Serra da Canastra.

4- Serra de Ibitipoca

Por fim, um destino que tem caído no gosto dos turistas e que muito provavelmente você já ouviu falar é a Serra de Ibitipoca. O lugar também é uma reserva natural, conhecida pelas inúmeras quedas d’água que formam visuais para lá de exuberantes.

O Instituto Estadual de Florestas administra essa região para manter a preservação natural e garante que entretenimentos como andar de bote e caiaque são diversões que fazem parte do turismo mais comum de Ibitipoca. O lugar é ótimo também para tirar lindas fotos e postar nas redes sociais.

Conclusão

Mesmo que o estado mineiro seja conhecido pela culinária e destinos históricos, queremos que os turistas também visitem as serras de Minas Gerais e desfrutem desse lazer único da região. O clima ameno, que predomina boa parte desses lugares, além das vistas exuberantes, formam o turismo perfeito para brasileiros e estrangeiros.

O Brasil é um país riquíssimo naturalmente e que possui muitos lugares para se conhecer espalhados por toda a sua extensão. Focar somente em Minas Gerais é uma opção interessante, mas você deve também listar outras regiões e desfrutar dos cenários que nosso país oferece.

Aproveite essa oportunidade, pois quase nenhuma outra nação possui tantos destinos para se conhecer dentro de um único território. Valorize o turismo nacional e conheça Minas Gerais e outros estados brasileiros.