Alugar carro no boleto

Alugar carro no boleto: afinal, é possível fazer isso no Brasil?

A possibilidade de alugar carro no boleto é impedida pela maioria das locadoras confiáveis, mas há formas de contornar a situação de forma segura.

Alugar carro no boleto é o desejo de muitas pessoas, contudo, a possibilidade de fazer isso é um pouco limitada. Nenhuma das principais locadoras, em nenhuma faixa de preços, como Movida, Unidas e Foco, oferece o serviço de forma direta, e exigem um cartão de crédito.

Entretanto, há meios de contornar a situação e conseguir alugar carro no boleto. Quer saber como? Então, confira neste post e entenda essa questão!

 

Por que não é possível alugar carro no boleto?

As locadoras de carro não permitem a locação de veículos no boleto, pois há necessidade de uma caução. Essa forma de segurança é garantida com um cartão de crédito, que deve estar no nome do titular da locação.

A caução é uma forma de garantir que o pagamento a qualquer dano será realizado. Ela é bem conhecida no mercado imobiliário, mas também é utilizada por empresas de outros setores, como as locadoras de automóveis.

O valor da caução é uma garantia indenizatória para cobrir a falta de pagamento na renovação e possíveis danos ao veículo. Na devolução do carro, caso ele esteja sem nenhuma avaria, o valor da caução é devolvido ao cliente.

O locatário de veículo também fica assegurado com a caução, afinal, em caso de problemas no veículo e imprevistos, esse valor pode ser utilizado.

Por esses motivos, alugar carro no boleto é recusado pelas locadoras, e o cartão de crédito é utilizado para a caução. Assim, o cliente não precisa desembolsar mais dinheiro futuramente ou utilizar formas de pagamento menos práticas, como alugar carro no boleto.

Além disso, o cartão de crédito utilizado deve estar com o mesmo nome do titular da locação. Ou seja, quem aluga o veículo precisa utilizar seu próprio cartão de crédito na hora da locação do carro.

A quantia da caução não é fixa, pois ela pode variar conforme a locadoras de carro e outros fatores, como:

  • Período de locação
  • Modelo do carro
  • Obrigações determinadas pelas locadoras de carro

Lembre-se: confirme sempre o valor da caução nas locadoras de carro antes de fechar o contrato. Geralmente, o valor cobrado na caução fica em torno de um mês do aluguel do modelo.

 

O aluguel em si pode ser pago no boleto, mas não a caução

Como você pode ver, a exigência é que a caução seja paga no cartão de crédito, porém, alugar carro no boleto é possível, somente a garantia obrigatória que não é permitida.

A caução é um dos requisitos no aluguel de carros e faz parte do processo de pré-aprovação, exigência das locadoras para ceder o veículo.

Dessa forma, somente a caução é que não pode ser paga no boleto bancário. O valor referente ao aluguel de carros pode ser pago por essa forma de pagamento, sem problemas.

 

Alugar carro no boleto pode gerar prejuízo que impede prestação do serviço

Alugar carro no boleto pode gerar prejuízos para as locadoras de carro, e se elas tivessem que pagar por todos eles, não poderiam fazer a prestação do serviço.

São diversas as situações que fazem as locadoras de carro não aceitarem alugar carro no boleto, pois podem precisar da caução para diversos imprevistos que podem surgir durante o serviço, como:

  • Danos e avarias diversas ao veículo, seja por imprudência do motorista ou outros imprevistos e acidentes que podem ocorrer.
  • Falta de pagamento na renovação do contrato de locação do veículo.
  • Garantia que, caso seja necessário, o veículo possa ser consertado ou trocado, garantindo a continuidade do serviço.

 

Como alugar carro sem cartão de crédito

Como você pode perceber, alugar carro no boleto pode até ser feito, porém, o grande empecilho é a caução, que é muito importante para garantir que o serviço seja prestado, assegurando a locadora e o cliente.

Assim, para evitar preocupações desnecessárias, o recomendado é que a locação do veículo seja feita no nome de outra pessoa, que possui cartão, e quem não possui pode transferir os valores para ela.

Essa é a melhor maneira de contornar a situação.

Contudo, é preciso atenção ao fazer isso, afinal, a pessoa que contrata o serviço de aluguel de carros assume sua responsabilidade, e qualquer dano ou prejuízo ao veículo será cobrado dela.

Algumas locadoras permitem que outra pessoa seja cadastrada como responsável financeiro, mas cobram taxas adicionais para fazer isso.

 

Requisitos para alugar um carro

O aluguel de carros exige que o cliente cumpra alguns requisitos, como:

Requisitos para brasileiros:

  • Idade mínima de 21 anos
  • Carteira de habilitação (CNH) válida, emitida há pelo menos 2 anos
  • Não possuir restrições no Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Ter cartão de crédito de titularidade
  • Limite no cartão de crédito disponível para o bloqueio da caução

Requisitos para estrangeiros:

  • Idade mínima de 21 anos
  • Carteira de habilitação (CNH) válida, emitida há pelo menos 2 anos
  • Passaporte com a nacionalidade que constar na CNH (exceto para pessoas oriundas de países do Mercosul)

Lembre-se: o cartão de crédito utilizado para locar o veículo precisa estar desbloqueado no momento da contratação do serviço, dentro do prazo de validade e ter o limite de crédito disponível para bloquear o valor referente a caução.

Empresas de aluguel de carros não costumam aceitar cartões pré-pagos para realizar o bloqueio da caução. Então, é necessário ficar atento também a esse requisito.

As locadoras de carro podem ou não aprovar o cartão de crédito do cliente, conforme as exigências, bandeiras aceitas, entre outras especificações.

O não cumprimento dos requisitos exigidos pelas locadoras de carro pode levar ao bloqueio do serviço. Por isso, é essencial que os requisitos para alugar carro sejam mantidos em dia pelo cliente.

Outra dúvida bastante comum na hora do aluguel de carros é referente a quais os tipos de cartão de crédito que as empresas trabalham.

As Principais bandeiras que as locadoras de carro aceitam no país:

  • Amex
  • Elo
  • HiperCard
  • MasterCard
  • Visa
As bandeiras aceitas podem mudar conforme a locadora de veículos consultada.