jogo de cama ideal para combinar com a decoração

Saiba escolher o jogo de cama ideal para combinar com a decoração

O conjunto de cama faz toda a diferença na decoração do quarto. Veja como alcançar um resultado criativo e harmonioso escolhendo as peças adequadas

A decoração do quarto costuma estar atrelada aos acessórios, como abajur, mesa de cabeceira, luminárias, espelhos e até alguns quadros temáticos. Entretanto, a roupa de cama, cortinas e outros artigos têxteis também são fundamentais para alcançar um resultado satisfatório.

O jogo de cama, por exemplo, é indispensável na rotina porque garante uma noite de sono agradável. Além dessa funcionalidade, as peças contribuem para que a decoração seja personalizada e esteja em harmonia com os outros acessórios do quarto.

A seguir, veja como escolher uma roupa de cama que combine com a decoração do quarto.

Decoração tradicional

Os quartos que seguem uma decoração tradicional precisam de jogos de cama que mantenham a harmonia entre os elementos. Por isso, lençóis e edredons lisos são escolhas certeiras. Azul, vinho e nude são tons neutros e clássicos que combinam com esse tipo de decoração.

As estampas são boas escolhas para quem quer variar as peças e deixar os conjuntos lisos dentro do armário por um tempo. Estampas listradas, florais e xadrez são clássicos que combinam perfeitamente com decorações tradicionais. Para garantir a harmonia, opte por tons mais discretos.

Decoração moderna

Tons alegres, acessórios com design diferenciado e objetos em acrílico ou ferro criam uma atmosfera moderna. Quem segue esse estilo precisa de um jogo de cama que siga a mesma paleta dos itens do quarto.

As estampas geométricas são excelentes escolhas para manter o ambiente com um ar contemporâneo. Opte por uma mistura de cores, como cinza, amarelo, vermelho e azul, para as roupas de cama. No entanto, se a decoração tiver papel de parede ou cortinas estampadas, lençóis e colchas lisas podem ser a melhor escolha.

Decoração boho

A decoração boho está fazendo sucesso, unindo estilo e conforto em um mesmo ambiente. Por isso, a escolha da roupa de cama é muito importante para quem segue esse estilo de decoração. Tons terrosos, beges e nudes garantem refinamento e harmonia entre os objetos.

Estampas florais e étnicas também são excelentes escolhas, principalmente quando a decoração do quarto já possui muitos itens de tons neutros. Portanto, vale investir em peças diferenciadas e com cores vivas.

Decoração minimalista 

A decoração minimalista é marcada pela presença de tons neutros — cinza, preto e branco — e itens decorativos com design diferenciado. Em geral, pessoas que seguem esse estilo compram menos acessórios, mas apostam em peças que fazem diferença no ambiente.

Os jogos de cama costumam ser discretos e tons de cinza são os preferidos. Para inovar, é possível apostar em diferentes texturas, adicionando uma manta de tricô no pé da cama, por exemplo. Estampas clássicas, como listras e xadrez, são boas opções para inovar na decoração sem sair do estilo minimalista.

Dicas extras de decoração

Investir em um bom jogo de cama significa escolher peças confortáveis e que combinem com a sua decoração. A qualidade do tecido faz toda a diferença no conforto, então lembre-se de verificar o número de fios e qual fibra é utilizada na composição da roupa de cama.

Além do tradicional edredom, você pode adquirir algumas colchas. Elas são atemporais e apresentam alta durabilidade. Os modelos de piquê nunca saem de moda, por exemplo. 

As mantas também ajudam a compor a decoração, trazendo mais texturas ao ambiente. A manta bege é um excelente curinga: ela pode ser combinada com azul, verde, vinho e outros tons terrosos. Existem diversos modelos disponíveis, com diferentes tecidos e com tramas abertas ou mais fechadas.

Por fim, saiba que as almofadas e travesseiros também são grandes aliados da decoração. É possível manter os tons neutros no jogo de cama e optar por capas de almofadas estampadas ou o contrário. Assim, é mais fácil alternar os tons e texturas, alcançando um resultado mais interessante.