Nutrição esportiva

Nutrição esportiva: o que é e como ela pode turbinar o seu shape

Nutrição esportiva, conheça a importância e o papel que ela desempenha na vida de um atleta.   

A nutrição esportiva, como o próprio nome sugere, é a área da nutrição que estuda a relação entre a alimentação e a prática de esportes.

Apesar de ser essencial para os atletas de alto rendimento, qualquer pessoa que tem o hábito de praticar atividades físicas pode se beneficiar dela.

Isso porque essa área tem como principal objetivo melhorar a performance do atleta, adaptando sua alimentação de acordo com suas necessidades de ganhos. Ou seja: se o atleta precisa ganhar massa muscular, por exemplo, o nutricionista prescreverá uma dieta com alimentos ideais para isso.

Ademais, como o excesso de esforço físico provoca alterações fisiológicas e desgastes nutricionais no atleta, também torna-se necessário compensar esses nutrientes perdidos através de uma alimentação adequada.

Quais os benefícios da nutrição esportiva?

A nutrição esportiva é extremamente importante para a saúde em diversos aspectos, tendo como principais benefícios:

  • Prevenir o desgaste natural das cartilagens e ossos;
  • Otimizar a recuperação pós exercício;
  • Oferecer equilíbrio metabólico;
  • Fornecer quantidade de energia necessária;
  • Potencializar os mecanismos moleculares envolvidos com o desempenho;
  • Contribuir para ajustar a quantidade de nutrientes ao esporte ou exercício que o atleta pratica (e também aos seus objetivos);
  • Evitar que as vitaminas ou minerais do corpo se desajustem em razão de uma nova atividade inserida na rotina;
  • Acelerar a recuperação muscular e ajudar a eliminar gorduras do corpo.

Para quem a nutrição esportiva é indicada?

O acompanhamento nutricional com um nutricionista esportivo é indispensável para a maioria dos atletas, incluindo corredores, fisiculturistas, tenistas, jogadores de futebol, nadadores, entre outros.

Todavia, como dito anteriormente, qualquer praticante de atividade física não só pode – como também deve – se consultar com um nutricionista esportivo.

Essa consulta é fundamental para todos que pretendem adequar a alimentação tanto no pré-treino como no pós-treino, assim como corrigir possíveis deficiências nutricionais e excesso de peso, que podem causar impactos negativos no desempenho.

Cuidados necessários

Um cuidado importante acerca da nutrição esportiva é a questão da individualidade, pois cada pessoa necessita de uma ingestão de nutrientes diferente, já que cada um possui características biológicas específicas.

Isso significa que não adianta você seguir uma dieta que viu na internet ou repetir uma dieta que funcionou com um amigo, pois a dieta deve ser individualizada de acordo com os nutrientes que o seu organismo necessita.

Além do mais, uma restrição alimentar muito rígida e sem a orientação de um nutricionista esportivo pode acabar causando efeitos negativos e prejudicar a imunidade, o ganho de massa magra e as funções de outros sistemas do corpo.

Como garantir uma boa nutrição esportiva?

A primeira coisa a ser feita é marcar uma consulta com um profissional da área. Durante a consulta, o nutricionista irá analisar quais tipos de alimentos precisam ser ingeridos, assim como sua ordem e frequência.

Portanto, ao término da consulta, o nutricionista esportivo já deve entregar ao paciente uma dieta totalmente personalizada de acordo com o seu organismo, e que deve ser seguida rigorosamente. Em alguns casos, uma bateria de exames pode ser necessária antes da indicação da dieta. 

Mas afinal, o que o especialista leva em consideração na consulta?

Para que o profissional possa elaborar uma dieta adequada, é importante que o paciente forneça o máximo possível de informações durante a consulta.

Em razão disso, é comum que, durante a consulta, o especialista realize uma espécie de entrevista para obter as informações necessárias.

Normalmente, as perguntas feitas incluem: histórico de doenças, horário de treinamento físico, alimentação atual e pregressa, assim como informações acerca do tubo digestório.

No entanto, o histórico alimentar é considerado a informação mais importante na consulta, pois é a partir dessas informações que será iniciado o processo de prescrição do plano alimentar.

Acredito que ficou claro a importância da nutrição esportiva na vida de um atleta, sem uma boa nutrição não tem energia e sem energia um atleta não rende.