Personagenns Marvel

5 Personagens que a Marvel trocaram o gênero nos cinemas

A Marvel conseguiu se estabelecer também nos cinemas, após décadas de sucesso com a chegada de muitos heróis e arcos épicos nas HQs, assim como adaptações em desenhos animados e games. No começo do século 21, a Marvel (através de diversos estúdios) foi peça fundamental para a consolidação do gênero de super-heróis.

Filmes como X-Men e o Homem-Aranha de Tobey Maguire, foram sucessos importantes para que Hollywood começasse a investir ainda mais no gênero, que se tornou numa verdadeira febre com a chegada dos Batman de Christopher Nolan e a estreia do Homem de Ferro, que eventualmente nos levou até os Vingadores.

Hoje em dia, é comum que tanto a Marvel e DC abracem ainda mais o lado cartunesco e visuais coloridos inspirados nas HQs de seus personagens. Mas se você acompanha o gênero desde então, sabe que nem sempre foi assim.

Numa época onde os efeitos especiais não estavam de ponta, e o gênero precisava conquistar o grande público que não conhecia muito dos heróis, muita mudança foi feita. Seja no visual dos personagens, os uniformes, suas histórias e até tudo de certos personagens.

E outra mudança que é bem frequente, é a mudança de etnia. Afinal, um filme com elenco majoritariamente branco não se encaixa com a realidade de hoje. É por isso que, por exemplo, o Nick Fury dos filmes dos Vingadores passou a ser um homem negro, interpretado brilhantemente pelo incrível Samuel L. Jackson.

Que se tornou hoje, para muitos, a versão definitiva do grande chefão da SHIELD. Além disso, outra mudança que vem se tornando mais frequente, é a troca de gênero. Com a crescente das personagens femininas em papéis de protagonismo, os elencos precisam de mais diversidade, e para reparar excessos do material original, muitos personagens masculinos são adaptados como mulheres nos cinemas.

Por isso, separamos hoje 5 personagens que são homens nas HQs, mas são mulheres nos filmes da Marvel. Temos certeza que muitos podem te surpreender! Confira:

1. Capitão Marvel

Uma das grandes mudanças feitas nos cinemas, foi a adaptação em cima do personagem Mar-Vell, conhecido como Capitão Marvel nas HQs.

Em Capitã Marvel, grande sucesso de 2019, o herói que serviu como mentor e inspiração para Carol Danvers, a Capitã Marvel, foi foco da grande reviravolta do filme.

Já que a atriz Annette Benning interpretou uma nova versão do famoso personagem. Aqui, na forma da Mar-Vell, que se disfarça na Terra como a Dra. Wendy Lawson, em referência ao nome do herói nas HQs: Walter Lawson.

2. O Ancião

Em uma grande reviravolta, e talvez a escolha de elenco mais genial da Marvel Studios, Doutor Estranho trouxe uma adaptação ousada para o cânone do Mago Supremo.

O grande mestre de Stephen Strange nas HQs, é um homem asiático chamado de Ancião. No filme, a perfeita Tilda Swinton deu vida à Anciã. O filme até faz uma brincadeira com isso, com Strange presumindo que um dos monges de Kamar Taj, um homem asiático, fosse o tal ‘Ser Ancião’.

A brincadeira faz muito mais sentido em inglês, já que o nome do personagem – Ancient One – é uma palavra que serve para ambos sexos.

Apesar de algumas críticas quando a atriz foi anunciada no papel, seu desempenho foi tão incrível, e tão memorável, que muitos nem lembram de como é o personagem nas HQs.

3. Fantasma

Seguindo essa ideia de re-imaginar personagens que não são tão populares entre o grande público, a Marvel repetiu a mudança em Homem-Formiga e a Vespa, em sua principal vilã: a Fantasma.

A personagem que consegue ficar intangível e atravessar qualquer coisa, é um homem nas HQs, e tem uma história de origem bem diferente. Já que não sabemos seu nome verdadeiro, apenas que ele criou a tecnologia inovadora de intangibilidade, que fora roubada pela empresa onde trabalhava.

Ele decide injetar a tecnologia em si mesmo, e assim desenvolve seus poderes, podendo se vingar dos executivos da empresa. No filme, ela se chama Ava, e filha de Elihas Starr, que nos quadrinhos é conhecido como o Cabeça-de-Ovo.

Ela ganha seus poderes após um experimento com tecnologia quântica feita pelo pai, e anos depois passa a trabalhar para a S.H.I.E.L.D.

4. Apátrida

Mais uma grande mudança da Marvel, e uma das mais recentes! Em Falcão e o Soldado Invernal, série que teve seu último episódio lançado recentemente no Disney+. Além do surgimento de personagens importantes das HQs como John Walker (Capitão América/Agente Americano), vimos Sam Wilson assumindo o manto e escudo de Capitão América.

A série também trouxe um elemento bem importante das HQs, na forma do grupo revolucionário chamado de ‘Apátridas’. Sua líder, é a jovem Super Soldado chamada Karli Morgenthau, interpretada pela atriz Erin Kellyman.

Só que nos quadrinhos, a personagem é um homem chamado Karl Morgenthau, e não trata-se de um grupo, mas apenas UM homem usando o nome Apátrida.

Ele também não possui poderes especiais, apenas a mesma ideologia contra a opressão das divisões de países e territórios.

5. Muitas mudanças em Eternos

Eternos, filme dirigido pela vencedora do Oscar Chloe Zhao, ainda será lançado. O longa está previsto para chegar aos cinemas em novembro de 2021, após 1 ano de adiamento.

Mas quem são os Eternos? Trata-se de uma equipe de seres celestiais super-desenvolvidos e geneticamente modificados criados por seres ainda maiores, há milhares de anos.

No MCU, a equipe contará com grandes nomes, como Angelina Jolie, Kit Harington e RIchard Madden (ambos de Game of Thrones).

Além disso, o filme terá algumas mudanças em sua equipe, que nas HQs é formada majoritariamente por homens, e todos pessoas brancas. Nos cinemas, os personagens Ajak, Makkari e Sprite tiveram seus gêneros trocados e viraram mulheres.

Inclusive, Ajak será interpretada pela incrível Salma Hayek, que será a líder do grupo. Os Eternos não são tão conhecidos pelo povão, então é legal conhecer mais sobre suas histórias antes do filme ser lançado.

  1. Os 9 melhores sites para assistir filmes em 2021
  2. Os 7 melhores sites para baixar filmes em 2021
  3. Como descobrir o nome de um filme: 5 dicas para você
  4. MODOK: 5 coisas para saber sobre a nova estrela
  5. Melhores filmes Netflix: TOP 5 filmes de tirar o fôlego