corrida

Corrida: 9 dicas para começar a prática

Vestir roupas adequadas e começar devagar são dicas fundamentais; veja outras

A corrida é uma das modalidades esportivas que mais ganha adeptos em todo o mundo e os motivos são vários. O exercício tem inúmeros benefícios para a mente e o corpo, como aliviar o estresse e melhorar a saúde cardiovascular. Há quem diga que correr é bom, inclusive, para o humor e a produtividade.

No entanto, antes de comprar peças fitness e se programar para correr a próxima maratona, é necessário entender que você vai começar uma nova prática e que precisa tomar alguns cuidados para não se machucar. Para te ajudar, fizemos uma lista com dicas de ouro para qualquer iniciante.

Use a roupa e o sapato certos

Durante um exercício como a corrida é importante vestir roupas adequadas para a prática, como leggings, tops esportivos e camisetas leves. Vale investir em tecidos desenvolvidos para melhorar a evaporação da transpiração, pois eles vão te deixar muito mais confortável. Nunca corra usando jeans ou qualquer roupa pesada.

O tênis certo também é muito importante, não só para o seu conforto, como para evitar lesões nos pés e joelhos. Escolha um modelo para corrida, com um bom amortecimento de impacto. Nunca corra descalço ou com outros tipos de sapato.

Faça um check-up

Por mais que você esteja saudável e se sentindo bem, é sempre recomendado fazer uma avaliação para se certificar de que está tudo bem antes de começar uma nova prática esportiva. Caso não consiga realizar exames específicos, procure no mínimo  fazer aquele check-up básico.

Mantenha-se hidratado

A hidratação é fundamental durante a prática de qualquer exercício físico, antes, durante e depois dos treinos. Para corridas mais curtas, apenas água é suficiente. Em maratonas mais longas você pode precisar de bebidas isotônicas, que também ajudam a repor eletrólitos e minerais que perdemos com o suor.

Não despreze o alongamento

O alongamento é fundamental para preparar os seus músculos e evitar lesões durante as corridas, especialmente se você é uma pessoa sedentária. Você pode começar com algumas séries simples, que levam apenas alguns minutos.

Comece devagar

Por mais que você esteja empolgado, o seu corpo precisa se acostumar com o exercício. A dica dos profissionais é começar com caminhadas e, aos poucos, ir alternando com alguns minutos de corrida. Se sentir dor, pare. Com o tempo você vai aumentando, tanto a distância quanto a intensidade do exercício.

Alterne os dias

É uma boa ideia começar correndo em dias alternados, para que o seu corpo se recupere completamente antes de ser forçado outra vez. Esse plano ajuda a evitar lesões e, em algumas semanas, já pode ser ajustado para uma rotina diária.

Não desanime

É bem provável que, nos primeiros dias, você se sinta muito cansado e pense em desistir. A dica é não desanimar, pois vai ficar mais fácil quando a corrida virar um hábito para o seu corpo. Quem faz isso rotineiramente garante que o corpo até começa a “pedir” pelos exercícios.

Explore novos lugares

Uma dica de ouro para ajudar a manter sua motivação em continuar os exercícios é não correr todos os dias no mesmo lugar. Você pode ir a parques diferentes ou buscar novas trilhas ou ruas. É importante, no entanto, se certificar de que a superfície é adequada para o seu treino e tênis.

Escute o seu corpo

Sentir um pouco de dor nos primeiros dias é normal e você pode tomar algum relaxante muscular ou fazer uma massagem para aliviar. No entanto, se as dores forem intensas e persistentes, não force. Você pode ter se machucado e continuar correndo pode agravar a lesão.

É importante conhecer o seu corpo e, caso perceba que algo pode não estar bem, procure ajuda médica.