Como saber se estou ovulando

Como saber se estou ovulando?

Como saber se estou ovulando? Tem essa dúvida? Saiba que não está só, essa é uma dúvida frequente no mundo feminino.

A ovulação é um processo feminino de liberação dos óvulos, o que representa o período fértil da mulher, ou seja, é o momento em que ela pode engravidar.

Saber quando e como você está ovulando é o primeiro passo para uma fecundação bem sucedida, então, se você está pensando em engravidar, tente entender o funcionamento do seu próprio corpo!

Se você quiser saber mais sobre o período de ovulação e como ele funciona, leia o texto a seguir em que explicaremos os sintomas mais comuns desse período e claro, como reconhecê-lo,

Após a leitura deste texto você não terá mais a dúvida “como saber se estou ovulando”. Confira as dicas que preparamos!

Como saber se estou ovulando através do ciclo menstrual

Para identificar corretamente o período ovulatório, é necessário saber as características e especificidades do seu ciclo.

Primeiro é preciso notar se é regular (todo ciclo tem a mesma quantidade de dias) ou se ele é irregular (ciclo com quantidade de dias diferentes), pois se irregular é mais difícil de reconhecer.

Entretanto, com o ciclo regular fica mais fácil entender as partes do processo.

É preciso começar pelo básico: saiba quando começa e quando termina sua menstruação, geralmente o tempo varia de 28 a 30 dias entre o começo e o final.

Sabendo disso, a primeira parte desse ciclo (antes da mulher ovular) é baseada no espessamento do útero para abrigar o feto de forma eficiente e correta, de acordo com o aumento do hormônio LH.

Nesse momento é desenvolvido o endométrio, um tecido de sustentação uterino.

Depois do nível do LH se estabilizar, significa que a ovulação está em processo, na qual o óvulo liberado tem 24 horas de vida.

Depois, quando não fecundado, os hormônios começam a diminuir e consequentemente o endométrio é descamado depois de 14 dias, quando a menstruação acontece.

Como saber se estou ovulando observando as mudanças no muco cervical

Se você tem a dúvida como saber se estou ovulando, saiba que ter corrimentos e mucos é um processo normal na vida da mulher, contudo, ele atinge aspectos diferentes quando a mulher está grávida.

Em primeira análise, o muco se encontra em maior volume, menos elástico e pegajoso, depois é possível perceber a falta de cheiro e de cor.

Para ter certeza de que há de fato uma mudança no seu muco, um teste é pegá-lo com dois dedos e cuidadosamente afastar eles se o muco se esticar junto, isso significa que a mulher está ovulando e pronta para engravidar!

Como saber se estou ovulando observando as dores e sangramentos

Muito parecido com a menstruação, o período ovulatório apresenta dores extremas nos ovários como se fossem cólicas, chamadas de Mittelschmerz. Contudo essas dores são mais específicas, podendo sentir as dores uma de cada lado.

Mas também, durante esse período pode ter a possibilidade de pequenos sangramentos, geralmente manchas, mas em quantidades minúsculas. Apesar de muitos alertarem para o sangramento fora da menstruação, esse é um caso de normalidade.

Pedir ao médico realização de ultrassons

Se você está tentando engravidar, mas não consegue identificar seu período fértil, o ultrassom endovaginal pode ajudar.

O ultrassom endovaginal é uma das formas mais eficientes de responder a pergunta frequente, como saber se estou ovulando? Por isso, faça o ultrassom endovaginal.

Nele o médico pode ver o desenvolvimento do útero, do seu espessamento e do folículo ovariano, dessa forma quando o útero ganha a largura máxima, o médico avisará que é a hora perfeita para a fecundação.

Mas lembre-se: é necessário fazer esse exame mais de uma vez no mês, assim o médico pode comparar todos os exames feitos e pode decidir uma hora específica, eficiente e correta para a mulher

Entender o funcionamento dos anticoncepcionais

Muitas mulheres, para prevenir uma gravidez indesejada, utilizam as famosas pílulas e quando o momento chega, muitas largam sem nem mesmo considerar as consequências.

Alguns métodos contraceptivos devem ser retirados de formas específicas para ajudar no período fértil.

Nas pílulas existem algumas categorias, as pílulas sem interrupções podem ser paradas a qualquer momento, mas geralmente o período fértil vem depois da primeira menstruação.

Já as pílulas com estrogênio e progesterona devem ser interrompidas 7 dias antes da nova cartela, contudo é necessário ter um acompanhamento psicológico, pois elas costumam atrasar a menstruação, então tome cuidado para não se desgastar emocionalmente.

Já os anticoncepcionais injetáveis podem valer por 1 a 3 meses, mas depois de interrompido, a ovulação demora um tempo para ocorrer, devido ao nível massivo de hormônio no organismo.

O implante hormonal, diferente das injeções, quando retirados corretamente com o médico, facilita a volta do período ovulatório.

Outros métodos como o DIU não previnem o período fértil, mas sim o encontro do espermatozoide com o óvulo.

De qualquer forma, conhecer o método escolhido e saber como tirá-lo, é fundamental para decidir a melhor hora para engravidar.

Atente-se aos sinais do corpo

O período da ovulação é um período em que nosso organismo atinge o pico das concentrações hormonais, por isso o corpo começa a mostrar sinais físicos e mentais.

Geralmente a mulher tem uma mudança no apetite e nos seus hábitos alimentares, sem contar a maior sensibilidade nas mamas. A mulher ainda pode presenciar alterações de humor, tanto positivamente quanto negativamente, e aumento de confiança.

Os hormônios afetam diretamente áreas psicológicas da mulher, como um período de TPM, mas um pouco mais sutil. Os aspectos físicos ditos também são comuns, mas geralmente mais imperceptíveis.

Use testes de farmácia

Assim como existe um teste de gravidez, existe um teste de ovulação. Nesse teste, altamente sensível e eficaz, é necessário urinar a primeira urina da manhã.

Por mais viável que pareça esse teste, na verdade ele pode ser tornar um custo muito alto, isso porque é necessário repeti-lo várias vezes até acertar o dia, e esses testes não são muito baratos.

Geralmente eles apontam o período fértil um dia antes de começar, o problema é que se você não tem ideia desse seu período, os testes provavelmente serão feitos em quantidades enormes.

Preste atenção a sua libido

Um dos sintomas marcantes do período fértil é o aumento do desejo sexual, primeiro porque os níveis de hormônios estão altos e concentrados no nosso organismo.

Segundo, é uma reação natural do corpo, pois os mecanismos femininos estão prontos para a fecundação, o útero está espesso o suficiente, os ovários estão prestes a soltar o óvulo e assim, a libido é aumentada.

Como saber se estou ovulando por meio da temperatura corporal

Geralmente durante esse período, o nosso corpo tende a esquentar de 0,5 a 1 grau, devido a concentração do hormônio LH.

É necessário checar sua temperatura todos os dias para reconhecer quando ela subir, mas não tente confirmar sua fertilidade por esse sintoma, pois ele pode ser mudado por diferentes aspectos, desde uma infecção até a prática de exercícios.

Como calcular sua próxima ovulação

Os sintomas são bons indicadores, mas prever o próximo período fértil é mais eficiente para quem quer engravidar ou evitar. Se o seu ciclo é regular a primeira coisa a se fazer é calcular 14 dias de trás para a frente desde a sua última menstruação.

Feito isso, você já sabe seu dia de ovular (1 a 2 dias), mas geralmente o período fértil se encontra dois dias antes e depois da ovulação, portanto, geralmente o período cobre um tempo de aproximadamente 6 dias.

Caso seu ciclo seja irregular, pegue todos os dias da ovulação até a primeira menstruação e tente fazer a média deles.

Claro que não terá um resultado correto, mas é uma previsão em que você pode prestar atenção durante a semana da média dos dias.

Neste texto respondemos a dúvida frequente, como saber se estou ovulando. A ovulação é o momento fértil da mulher, na qual ela está apta para engravidar.

Assim como a menstruação têm seus sintomas, esse período também tem, como o aumento da temperatura, mudanças no corrimento e até alterações de humor.

Se você gostou de aprender um pouco sobre o tema, então não deixe de continuar acompanhando outros textos do nosso site!

E não deixe de enviar este texto com as amigas, vai que neste momento elas estão se perguntando, como saber se estou ovulando?

E se você tiver outra resposta que não mencionamos no texto para a pergunta como saber se estou ovulando, deixe aqui nos comentários?